Buscar

Av2 de Tópicos Esp. em Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308768054)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nos últimos anos, o Brasil vem acumulando bons resultados em rankings de produção científica. No último levantamento feito pela consultoria Thomson Reuter, entre 2007 e 2011, o País correspondeu a 2,6% da produção científica global. No entanto, esses artigos, que ultrapassam a barreira das 25 mil publicações por ano, não são feitos por cientista e sim por professores. A avaliação foi feita pela neurocientista e professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Suzana Herculano-Houzel. Para ela, o fato de não haver regulamentação da profissão cientista atrasa o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Defina ciência.
		
	
Resposta: Ciência é estudo do conhecimento
	
Gabarito: R. A Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308252752)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os pesquisadores da UNICAMP Flávia Tavares e equipe publicaram na Revista Brasiliera de Otorrinolaringologia (vol. 74, n. 2, 2008) uma pesquisa intitulada "Reabilitação vestibular em um hospital universitário". No trabalho, eles objetivaram traçar o perfil dos pacientes atendidos no Ambulatório de Reabilitação Vestibular do Setor de Otoneurologia de um hospital universitário e verificar os resultados obtidos no período de novembro/2000 a dezembro/2004.
Segundo os autores, foram coletadas informações sobre "idade, sexo, resultado da avaliação audiológica (classificada de acordo com Lloyd e Kaplan), resultado da eletronistagmografia (classificada pelos otorrinolaringologistas responsáveis pelo laudo do exame como normal, periférico, central, misto ou inconclusivo), tempo aproximado decorrido entre o início da queixa de tontura e o encaminhamento à RV, queixas psicoafetivas (ansiedade, depressão e insegurança), estado de saúde geral (hipertensão arterial, problemas de coluna, alterações metabólicas, acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálicos, problemas visuais e outros), resultado da RV (classificado como melhora significativa, melhora parcial, insatisfatório e desistência) e número de sessões da RV".
Os dados foram analisados estatisticamente com o programa computacional SPSS (Statistical Package Social Science), usando os testes teste t de Student, coeficiente de correlação de Spearman, teste Kruskal-Wallis e teste qui-quadrado, e o valor de p considerado foi menor que 5% (p < 0,05).
Com base no exposto, responda:
 
a) Qual é o tipo de desenho de estudo em questão (Transversal? Coorte? Caso-controle? Experimental?);
b) Dentre as variáveis citadas que foram coletadas no estudo, cite 3 delas que são variáveis nominais, ou seja, não assumem valores quantitativos como resultados.
c) Os resultados do referido estudo mostraram que dentre os pacientes que concluíram o tratamento proposto, 37 (60,7%) obtiveram melhora significativa. Responda: qual o valor p os autores encontraram com os testes estatísticos para afirmar esse resultado?
 
		
	
Resposta: a) caso-controle b)
	
Gabarito:
a) Estudo transversal
b) O aluno deve citar, por exemplo, sexo, queixas psicoafetivas, estado de saúde geral, problemas na coluna, problemas visuais.
c) Um valor de p < 0,05.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a) Estudo transversalb) O aluno deve citar, por exemplo, sexo, queixas psicoafetivas, estado de saúde geral, problemas na coluna, problemas visuais.c) Um valor de p < 0,05.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308376011)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para produzir Ciência, precisamos realizar pesquisas, que lançam mão de metodologia científica para alcançar resultados o mais próximo possível da verdade. PORQUE A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades as mais gerais e abrangentes possíveis bem como a aplicação das leis científicas derivadas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico.
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308313150)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as seguintes afirmativas sobre as fases da pesquisa clínica:
I - A Fase I se preocupa mais com a toxicidade do medicamento no homem, ou seja, pesquisa quais seriam os prováveis riscos para o indivíduo;
II - Na Fase II, analise-se a eficácia do medicamento, porém trata-se de um estudo piloto;
III - Na Fase III, temos a chamada "vigilância pós-comercialização"
Assinale a alternativa que possui as afirmativas corretas:
		
	 
	I e II
	
	Apenas II
	
	Apenas I
	 
	I, II e III
	
	II e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308369594)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabe-se que a média é um valor importantíssimo para a estatística, pois nos dá uma noção de tendência central dos dados. O desvio padrão também importante, pois nos dá uma noção da:
		
	
	Tendência normal dos dados.
	 
	Variabilidade dos dados.
	 
	Tendência mediana dos dados.
	
	Tendência anormal dos dados.
	
	Tendência de outliers.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308378293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	         É  o ramo da estatística que objetiva encontrar relações entre as variáveis estudadas. Nela, os métodos estatísticos são usados para se elaborar conclusões, predições e/ou generalizações sobre um conjunto de dados. Estamos conceituando:
		
	
	Bioestatística
	
	Ciência
	
	Epidemiologia
	
	Estatística descritiva
	 
	Estatística inferencial
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308313883)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dr. Jones Smith é um fisioterapeuta que deseja realizar um estudo coorte para verificar a influência do estresse no desenvolvimento de distúrbios osteomioarticulares. Ele sabe que nesse tipo de estudo podemos encontrar desvantagens, dentre as quais podemos citar:
		
	
	Perda de seguimento quase não existe
	 
	Perda de seguimento pode ser grande (voluntários que abandonam a pesquisa)
	
	Ausência de vieses
	
	Difícil planejamento
	
	Não há problemas éticos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308313788)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Setenta por cento dos trabalhadores da empresa Embelizi, que fabrica cosméticos, desenvolveram dores lombares nos últimos 2 anos. Podemos afirmar que:
		
	
	Com certeza existe associação entre a dor lombar e o fato de trabalhar na empresa, porém não necessariamente por haver uma relação de causalidade.
	 
	Pode haver associação entre a dor lombar e o fato de trabalhar na empresa, porém não necessariamente por haver uma relação de causalidade.
	
	Existe causalidade entre o fato de trabalhar na empresa e desenvolver dor lombar.
	 
	Não há associação entre a dor lombar e o fato de trabalhar na empresa.
	
	Existe causalidade entre o fato de desenvolver dor lombar e o uso de cosméticos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308313152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você terminou um trabalho de pesquisa, e pretende publicar em uma revista científica. Para escolher a revista mais adequada para a publicação, o correto é você:
		
	
	Buscar revistas que não são conceituadas na sua área de pesquisaBuscar as revistas com temáticas distantes ao tema do seu trabalho
	
	Se preocupar com o design da revista, qualidade da folha e da capa
	 
	Verificar o corpo editorial da revista, para saber se os revisores são capacitados para uma revisão científica
	
	Buscar revistas que não possuem número de ISSN (indexação)
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308313154)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você definiu seu tema de TCC sobre "Intervenção fisioterapêutica em pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves". Existe uma clínica com piscina aquecida no local, mas você não tem muitos recursos financeiros. Agora, vamos pensar na metodologia. Assinale a alternativa que corresponde a uma real viabilidade para se realizar seu estudo:
		
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamento em 3 meses, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida, laboratório de Biomecânica e Fisiologia do Exercício.
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamento em 2 anos, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida.
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamento em 3 meses, observando a melhora na dor, com um algômetro eletrônico importado, em uma clínica com piscina aquecida.
	 
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia na cidade de São João das Neves e realizar um tratamento em 3 meses, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida.
	
	Pode-se recrutar pacientes com fibromialgia no Brasil, e realizar um tratamento em 3 meses, observando a melhora na dor com uma escala analógica visual, em uma clínica com piscina aquecida.

Outros materiais