Buscar

av 2016 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 
	
	
	Fechar 
	 
		
	
	Disciplina:  PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA
	Avaliação:  CEL0527_AV      Data: 29/11/2016      Critério: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	ADRIANA DE SOUZA CARVALHO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,5      Nota de Partic.: 0     Av. Parcial.: 0 
	
	 1a Questão (Ref.: 253227)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa. 
		
	
Resposta: A pergunta feita ao trbalho foi, Qual a importância da aviação naval para a história do Brasil? Os objetivos gerais e específicos visavam elucidar uma história pouco conhecida pela sociedade, mas de suma importância para a população brasileira, relacionando tais fatos com outros acontecimentos mais conhecidos, lhes dando aporte historiográfico.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 253226)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: O tema do trabalho foi: 100 anos da aviação naval, asas do Brasil no século XX. Para exploração do tema, foram pesquisados autores que vivenciaram ou tiveram contato muito próximo com os fatos históricos e depois escreveram seus livros, autores como Coronel Carvalho, Coronel Daróz, Brigadeiro Gastaldoni, Brigadeiro Magalhães Motta, Almirante Saldanha da Gama e Comandante Tenan. Autores que contam suas experiências e demonstram a importância da Aviação Naval para a história do Brasil.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 253229)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: O trabalho foi descritivo com procedimentos bibliográficos. Foram trabalhados autores que contaram suas experiências e outros conceituados sobre o assunto, o que proporcionou a oportunidde de trabalhar o tema, quase que de dentro dos fatos, dando propriedade para elucidar fatos históricos pouco conhecidos da população, mas que montam a base da nossa identidade nacional.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 253232)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados. 
		
	
Resposta: Com o estudo realizado pode se concluir que ao se contar a história dos 100 anos da Aviação Naval, concomitantemente conta-se a história do Brasil e de sua aviação. O surgimento do avião mexeu com imaginário da população brasileira e a Marinha do Brasil foi a responsável pela sua introdução, operacionalização de seu uso e sua institucionalização. Porém essa marcha histórica foi árdua e cheia de revezes, mas visando sempre o progresso, através de muito esforço e dedicação, acima de tudo.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.
		
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando