Buscar

GESTÃO DE PROJETOS prova 2 colunas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

- O gerenciamento do Escopo atua sobre todos os processos necessários para garantir que o projeto inclua todas as atividades e trabalhos para iniciar e encerrar o projeto.
Por definição, assinale a única alternativa correta para o Escopo do projeto.
R- é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções específicas.
- Um projeto é um empreendimento, uma atividade de planejamento estratégico, tático e operacional finita (ou seja, que contém início, meio e fim). Está presente em todos os lugares e é a força operacional atuante nas organizações. Está focado no desenvolvimento e criação de produtos, serviços ou resultados, ao operar três características básicas tempo, prazo e escopo.
R- Ciclo de Vida de Projetos
- O objetivo do gerenciamento do tempo é mostrar os processos necessários para realizar o término do projeto. Logo, os processos de gerenciamento de tempo são detalhados e marcos.
Cada um destes seis macro processos de gerenciamento de tempo estão dispersos (desorganizados) na tabela a seguir, assim, organize-se em ordem crescente de ação assinalando a alternativa correta dentre as cinco abaixo.
a-estimativa de recursos da atividade ( )
b-definição da atividade ( )
c-desenvolvimento do cronograma ( )
d-controle de cronograma ( )
e-sequenciamento de atividades ( )
f-estimativa de duração da atividade ( )
R- 3 – 1 – 5 – 6 – 2 – 4
-As equipes de gerenciamento de projetos possui uma responsabilidade profissional com suas partes interessadas. Essas partes interessadas incluem:
R- Clientes, Organização executora e Público
- Organização responsável por definir padrões e normas para as técnicas de gerenciamento de projetos.
R- PMI
Um empreendimento (projeto) para ser considerado, precisa: 
R- Satisfazer todas as necessidades e expectativas dos stakehoiders
-“É o meio pelo qual as organizações estabelecerão suas metas e objetivos, prazos, procedimentos, ações e tomadas de decisão, com antecedência, no inicio do projeto”
R- Planejamento
- Qual é a ferramenta descrita na afirmação:
“ferramenta de gerenciamento detalhado do escopo do projeto que permite vislumbrar os objetivos a serem alcançados. Atua na divisão dos resultados do projeto em tarefas, quando analisados do ponto de vista de projetos ou, em partes físicas, quando analisados dos pontos de vista de produtos”.
R- Estrutura Analítica de Projeto
- O Project Management Institute, Inc. descreve três tipos de dependências para definir as sequencias entre as atividades. Estas dependências são:
R- Dependências obrigatórias arbitradas e externas
- Quais áreas do conhecimento formam a restrição tripla?
R- Tempo, Custo e Escopo
- De maneira geral, um projeto é um empreendimento:
R- Temporário, original, multifuncional, mandato específico, resultado esperado, foco na integração
- O gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizada através da aplicação e da integração de quais processos ordenados de gerenciamento:
R- iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.
- Sobre o Processo de Iniciação, julgue as afirmações a seguir:
I – O Processo de iniciação tem por características o processo de planejar e definir ações que envolvam o projeto.
II – O Processo de Iniciação envolverá a identificação de atividades, sequência e uma estimativa para alcançar, por exemplo, um determinado orçamento e cronograma
PORQUE
III - A fase de iniciação corresponderá ao início do projeto, analisando um conjunto de percepções, vontades, interesses estimados por uma oportunidade de negócio
Sobre estas afirmações, é possível concluir que:
R- A primeira e a segunda afirmação são verdadeiras e justificadas pela terceira afirmação:
-“ Corresponde à adaptação e implementação de estratégias e capazes de fornecer vantagens competitivas às organizações” à expressão acima se refere a (ao):
R- Ambiente de gerenciamento de projeto
- “ A idéia do projeto quase certamente será criada a partir de seu conhecimento e experiência com a organização, a base de clientes ou o mercado. Esse conhecimento ‘técnico’ é geralmente considerado como a qualificação perfeita para liderar uma equipe de projeto para atingir um resultado bem sucedido. Você é ‘o especialista técnico’, e todo sucesso ou fracasso subsequente será atribuído a você. Também acredita-se comumente que, como especialista, você pode gerir o trabalho do projeto da mesma maneira que as atividades normais do dia a dia e que isso tomará a mesma quantidade de tempo. Os pressuposto criam falsas expectativas de custo e tempo para a conclusão, que raramente pode ser satisfeitas prática”
Neste contexto, avalie cada uma das afirmações abaixo marcando “V” para afirmações verdadeiras e ” F” para as afirmações falsas.
R- I – O processo de seleção dos projetos requer que a equipe condutora de programas faça alguns questionamentos básicos, como o projeto vai maximizar os lucros? O projeto vai manter a organização no mercado?
 II - Em geral, os projetos devem ser fundamentados em modelos quantitativos, concentrados em dados financeiros que podem incluir informações sobre o investimento; retorno sobre os ativos líquidos; custo dos riscos; e análise de custo/benefício.
 III – O processo de monitoração e controle do trabalho do projeto está relacionado a: desenvolver e complementar as características e requisitos; limitar o projeto; avaliar os riscos iniciais; estimar aproximação de custos dos riscos; e ainda aprovar determinados requisitos e premissas.
 IV - A Gestão da Integração consistirá em fazer escolhas de modo a desequilibrar recursos e equilibrar esforços de maneira a antecipar problemas. 
 V – O cronograma sempre deve ser baseado no calendário. Ele envolve tomar decisões por consenso para manter um equilíbrio entre tempo, custo e qualidade.
R – Estão corretas as afirmações I, II e V
------------------------------------------------------------------
Analise as afirmações a seguir:
I – Segundo o PMBOK, o planejamento da qualidade envolve identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los.
II – Por exemplo, a gerência de qualidade desejada pode exigir ajustes no custo ou no cronograma. Por outro lado, a quantidade do produto desejada pode exigir uma análise de risco detalhada para um problema identificado.
 PORQUE
III – Ele é um dos processos-chave facilitadores durante o planejamento do projeto e deve se executado regular e paralelamente aos outros processo do planejamento do projeto.
Ao julgar as afirmações acima, pode-se dizer que:
R – As afirmações I e II são verdadeiras e justificadas pela afirmação III, que também é verdade.
Segundo o PMBOK, a equipe de gerência do projeto deve também estar atenta ao fato de que a gerência moderna da qualidade completa a moderna gerência do projeto,sobre os seguintes pontos:
I – Satisfação do cliente – entender, gerenciar e influenciar necessidades de forma que as expectativas do cliente sejam satisfeitas ou excedidas.
II – Prevenção ao invés de inspeção – custo destinado a evitar erros é sempre muito menor que o custo para corrigi-los.
III – Processos dentro de fases – o ciclo repetitivo de planejar, fazer, checar e agir (plan-do-check-act – PDCA) descrito por Deming.
IV – Responsabilidade de gerência – o sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas permanece a responsabilidade da gerência em fornecer os recursos necessários para se ter êxito.
Analisando cada uma destas afirmações, é correto dizer que:
R – As iniciativas de melhoria da quantidade desenvolvidas pela organização executora (por exemplo, Gerência da Qualidade total – TQM – Total Quality Management,MelhoriasContínuas e outras) podem melhorar tanto a gerência do projeto quando a qualidade do produto do projeto.
---------------------------------------------------------------
Analise atentamente cada uma das sete atividades descritas a seguir:
1 – Comparação do desempenho real do projeto com o plano de gerenciamento do projeto;
2 – Avaliação do desempenho para determinar se são indicadas ações preventivas ou corretivas, e recomendar essas ações conforme necessário;
3 – Analise, acompanhamento e monitoramento de riscos do projeto para garantir que os riscos sejam identificados, que o andamento seja relatado e que planos de respostas a riscos adequados estejam sendo executados;
4 – Manutenção de uma base de informações precisas e corretas relativas ao(s) produto (s) do projeto e sua documentação associada até o término do projeto;
5- Fornecimento de informações para dar suporte a relatórios de andamento, medições de progresso e previsões;
6 – Fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual;
As atividades destacadas acima se referem a qual nível do Gerenciamento em Projetos?
R – do Gerenciamento do tralho do projeto
Semelhante ao processo de planejamento, o Gerenciamento pelas Diretrizes irá estabelecer planos que reúnam várias medidas prioritárias para que todos os envolvidos no empreendimento possam atingir a meta. Dessa forma, o planejamento envolverá:
R – problema, analise da ocorrência, análise do processo e o estabelecimento de um plano.
Sobre a perspectiva da liderança em Projetos, o PMBOK cita que a gerência deverá se preocupar, antes de mais nada, em “produzir resultados que atendam, de forma consistente, as....dos partes envolvidas”.
R – Estabelecer direção; Alinhar pessoas; Motivação e inspiração.
--------------------------------------------------------------
Avalie as afirmações a afirmação a seguir:
“inclui os processos requeridos para assegurar que os diversos elementos do projeto estão adequadamente concorrentes, a fim de atingir ou superar as necessidades e expectativas.
Enquanto todos os processos de gerência de projetos são de alguma maneira integrados, os processos descritos nesta gerência são por natureza integrativos”
Sobre a afirmação, é correto dizer que ela defini qual área do conhecimento na gestão de projetos?
R – Gerência da Integração do Projeto
Segundo o PMBOK, a garantia da qualidade é frequentemente fornecida pelo Departamento de Garantia da Qualidade ou unidade organizacional similar, embora isso não seja uma exigência do projeto e à gerência da organização executora (garantia da qualidade interna), ou pode ser fornecida ao cliente e outros não ativamente envolvidos no trabalho do projeto (garantia da qualidade externa).
Assim, assinale a única alternativa a seguir que destaca ferramentas e técnicas da garantia da qualidade.
R – Ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade .2 Auditorias de qualidade
-----------------------------------------------------------
Quais são os três processos principais da gestão Integrada de Projetos?
R – Desenvolvimento do plano do projeto; Execução do Plano do Projeto; controle
Com relação aos processos principais da Gerência da Integração do Projeto, podemos citar:
I – Desenvolvimento do Plano do Projeto
II – Habilidades e conhecimentos das partes envolvidas
III – Execução do Plano do Projeto
IV – Controle Geral de Mudanças
Todos estes processos estão corretos?
R – Não. Apenas as afirmações I, III e IV correspondem à processos da Gerência da Integração do Projeto.
As técnicas de planejamento da qualidade são aquelas mais frequentemente e utilizadas nos projetos. Existem muitas outras que podem ser úteis em certos projetos ou em algumas áreas de aplicação. A equipe do projeto deve estar também atenta a um dos princípios fundamentais da moderna gerência da qualidade: a qualidade é planejada, não inspecionada.
Assim, assinale a única alternativa a seguir que destaca ferramentas e técnicas do planejamento da qualidade.
R – 1 Análise de custo/benefício. 2 Benchmarking. 3 Fluxograma (flowcharting). 4 Projeto de experimentos.
O Escritório de Projetos é um instrumento de coordenação que visa o gerenciamento de projetos. Assim, para desempenhar sua funções, o Escritório de projetos ........
R – Estágio Especial
Sobre a Gerência de Custo, três afirmações podem ser direcionadas:
I – Determinar quais recursos e que quantidades de cada devem ser usadas para executar as atividades do projeto. Determinar quais recursos e que quantidades de cada devem ser usado as atividades do projeto.
II – Alocar as estimativas dos custos do projeto aos itens individuais de trabalho.
III – Desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários à implementa das atividades do projeto.
Analisando cada uma das afirmações, pode-se concluir que:
R – As afirmações I,II e III estão corretas.
Quais são os três processos principais da Gestão Integrada de Projetos?
R – Desenvolvimento do Plano; Execução do plano do projeto; Controle
 Os escritórios de projetos podem ser classificados em vários – por exemplo: “escritórios que podem vir a assumir diversas formas entre as quais se citam: a estrutura física e a estrutura mista.
Considerando o exemplo acima, qual o tipo de escritório mencionado?
R – quanto à forma
Qual é o tipo de escritório de projetos destacados na afirmação a seguir?
“dispões de espaço físico próprio para pessoal e para materiais diversos. Em alguns casos o escritório de projeto dispõe até de meios de transporte”.
R – Escritório Físico
A infraestrutura de um Escritório de Projetos dependerá, em grande parte, das atribuições que ele deverá desempenhar. Em síntese, o Escritório de Projetos precisará quais....
R – qualificação, quantificação e definição da oportunidade na dependência do planejamento da implantação e da implementação;
----------------------------------------------------------------
 “Como elaborar uma estimativa de custo?”
Os custos são decorrentes do fornecimento dos recursos e dos necessários às atividades do projeto ( pessoa, matéria-prima, equipamentos, materiais diversos e outros). Essas......do levantamento dos recursos necessários, de seus requisitos e das estimativas de duração de atividades, resultado de trabalho das gestões de escopo e tempo.
I – O plano de gestão do tempo e essencial para estabelecer as épocas que determinam os motivadores de custos, o que permite associar o orçamento com o calendário.
II – O plano de gestão de recursos humanos é capaz de informar a natureza e as épocas dos serviços que prestam, possibilitando, assim a determinação dos custos associados.
PORQUE
III – Os ativos em conhecimento 
 Organizacionais são fontes de muitas informações importantes para esta gestão e, em geral, são oriundos de informações histórias.
Analisando a resposta acima para a pergunta “Como elaborar uma estimativa de custo?” pode-se afirmar que: 
R – As estimativa de custo, objetivo deste processo, usam-se correntemente estimativas análogas de projeto ou atividades anteriores, isto é usam-se custos de atividades anteriores, semelhantes às atividades do projeto em consideração. Uma desvantagem é que a existência de projetos bastante semelhantes, as estimativas análogas apesar de serem de baixo são menos precisas.
Qual a proposta da Gestão no gerenciamento de projetos?
R – descrever os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.
Analise cada uma das alternativas abaixo e marque a única que contem.......verdadeira quanto a expectativa de um bom projeto após análise financeira.
R – Se VPL > 0, se aceita o projeto por ser mais atrativo que a TMA pois o VPL dos retornos é maior que VPL dos investimentos e das despesas
O desenvolvimento de um bom plano, em projetos, inclui, mas não se limita a:
definição clara dos objetivos e metas;
as atribuiçõesde cada membro da equipe;
os recursos a serem utilizados (humanos, financeiros, materiais e serviços);
cronograma;
procedimentos.
 Analisando estes requisitos, responda: os controles serão direcionados a quais aspectos?
R=monitoração, análise, decisão e ação.
_______________________________________
"O Gerenciamento Estratégico, se bem compreendido e aplicado, permite formar, permanentemente, um circuito que considera as forças e as fraquezas mutáveis de uma organização, com imprevisíveis oportunidades e ameaças do ambiente em constante mutação. Do permanente balanço dessas quatro variáveis, resultam objetivos de longo prazo, geralmente ambiciosos, e os respectivos planos para atingi-los." 
 (VALERIANO, Dalton.Moderno Gerenciamento de Projetos: São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2010, p. 57.)
  Para auxiliar a determinação das estratégias que expandem um objetivo, as organizações utilizam diversos processos e técnicas de análises e avaliações qualitativas e quantitativas. Um exemplo simples e ilustrativo de um processo de estabelecimento de estratégias é:
R = Matriz de Avaliação dos fatores externos e internos
_______________________________________
Para a implantação de um Escritório de Projetos, qual a primeira ação a ser concluída para que a implantação ocorra?
R=Análise da Conformidade dos Processos.
______________________________
Simulada a partir de um conjunto de atividades planejadas e sistemáticas, a garantia da qualidade em projetos se dará após a implementação do sistema de qualidade ao qual garantirá para o cliente atender aos requisitos propostos no escopo do projeto.
 A garantia da qualidade no projeto visará dois objetivos?
 PRIMEIRO:
o envolvimento, comprometimento e participação de todos os stakeholders e as equipes de planejamento e execução, empenhados para alcançar e manter uma meta, objetivo;
SEGUNDO:
a promoção da confiança dos clientes (consumidores) por parte dos stakeholders e das equipes, fornecendo produtos ou serviços conforme especificação.
 Analisando estes objetivos, pode-se afirmar que:
R= Os objetivos são complementares e estão corretos.
_______________________________________
Marque a alternativa que apresenta os critérios para, em um empreendimento, manter os resultados em bom nível.
R= 1. padronizar todas as tarefas prioritárias.
 2. estabelecer um tratamento nos desvios anormais.
 3. iniciar a monitoração dos resultados.
_______________________________________
	Analise atentamente as entras, os recursos e atividades e saída em destaque abaixo e responda: qual fase do gerenciamento de projetos ela se refere?
Entradas: autorização do projeto, Definição do Escopo, Plano de Gerenciamento, Documentação dos contratos, ativos de processos organizacionais, informações de desempenho e relatórios de desempenho, fatores ambientais da organização e entregas aprovadas;
Recursos e Atividades: metodologia de gerenciamento, sistema de informações do gerenciamento, análise do valor agregado e a opinião de especialistas;
Saídas: Procedimentos e atividades, produto ou serviço (resultado) e ativos em conhecimentos organizacionais.
R= Encerramento
_______________________________________
 O PMI (2004, p. 81-82), ao tratar das características do Termo de Abertura, faz uma definição clara de estímulos, podendo ser definidos como problemas, oportunidades ou necessidades de negócios. 
Por exemplo:
I – uma demanda de mercado
II – uma solicitação de um cliente
III – um avanço tecnológico
IV – uma necessidade social 
Ao julgar cada um dos quatro exemplos, frente a afirmação do PMI para as características do Termo de Abertura, assinale a única correta.
R= Apenas os exemplos I, II, III e IV estão corretos.
_______________________________________
Leia atentamente o texto "Um equívoco bastante comum" retirado do livro Gestão Eficaz de Projetos, do autor TREVOR L. YOUNG, 2011:
 
"A ideia do projeto quase certamente será criada a partir de seu conhecimento e experiência com a organização, a base de clientes ou o mercado. Esse conhecimento 'técnico' é geralmente considerado como a qualificação perfeita para liderar uma equipe de projeto para atingir um resultado bem-sucedido. Você é 'o especialista técnico', e todo sucesso ou fracasso subsequente será atribuído a você. Também acredita-se comumente que, como especialista, você pode gerir o trabalho do projeto da mesma maneira que as atividades normais do dia a dia e que isso tomará a mesma quantidade de tempo. Os pressupostos criam falsas expectativas de custo e tempo para a conclusão, que raramente podem ser satisfeitas na prática".
 
Neste contexto, avalie cada uma das afirmações abaixo marcando "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as afirmações falsas.
 
I - O processo de seleção dos projetos requer que a equipe condutora de programas faça alguns questionamentos básicos, como: o projeto proposto vai maximizar os lucros?; O projeto vai manter a organização no mercado?.
II - Em geral, os projetos devem ser fundamentados em modelos quantitativos, concentrados em dados financeiros que podem incluir informações sobre: retorno sobre o investimento; retorno sobre os ativos líquidos; custo dos riscos; e análise de custo/benefício.
III - O processo de monitoração e controle do trabalho do projeto está relacionado a: desenvolver e complementar as características e requisitos; limitar o projeto; avaliar os riscos iniciais; estimar aproximação de custos; e ainda aprovar determinados requisitos e premissas.
IV - A Gestão da Integração consistirá em fazer escolhas de modo a desequilibrar recursos e equilibrar esforços, de maneira a antecipar problemas.
V - O cronograma sempre deve ser baseado no calendário. Ele envolve tomar decisões por consenso para manter um equilíbrio entre tempo, custo e qualidade.
R= Estão corretas as afirmações I, II e V.
	______________________________
	
	Analise as afirmações:
O mercado abstém de inúmeras técnicas de análise de investimento ou financiamento baseado em critérios de decisão que podem, em análises furtivas, levar o projeto a uma decisão não confiável.
 PORQUE
A Taxa Interna de Retorno (TIR) de um projeto pode também ser entendida como a taxa de juros para a qual o valor presente das receitas torna-se igual aos desembolsos. Isto significa dizer que a TIR é aquela que torna o valor presente líquido do projeto. Ou ainda a taxa para a qual o Valor Presente dos retornos do projeto é igual ao Valor Presente dos investimentos necessários.
TIR < TMA, o investimento proposto não é economicamente recomendado;
TIR = TMA, a rentabilidade é igual a da aplicação financeira;
TIR > TMA, o projeto é atrativo.
 
Analisando a colocação destacas afirmações, pode-se afirmar que: 
R= A afirmação II é verdadeira e pode ser usada para justificar e tornar verdade a afirmação I
	
Com o objetivo de saber qual atividade deverá ser intensificada no problema “a gestão integrada do tempo”, a equipe de projeto elabora uma priorização para obter as Condições Normais e Intensificadas de todas as atividades e estrutura-as na seguinte tabela:
Sobre esta análise, o Gestor de Projetos chega a seguinte observação:
 
I – A soma dos custos normais totaliza R$ 4.550.000 e a soma dos custos intensificados totaliza R$ 6.150.000. Uma vez que a empreiteira irá ganhar R$ 5.400.000 pela execução do projeto, intensificar totalmente todas as atividades é inviável.
PORQUE
II – Somente será interessante intensificar uma ou mais atividades se o custo desta intensificação for menor que R$ 150.000, que é o bônus referente a entregar a obra em 40 semanas.
 
Esta observação está correta?
R= Sim. A afirmação I está correta e justificada pela afirmação II.
_______________________________________
Qualidade é a composição total das características de engenharia, fabricação e manutenção de um produto ou serviço, através das quais o mesmo produto ou serviço, em uso, atenderá às expectativas do cliente, além de envolver todos os colaboradores.Para o Mahall Júnior (2010) gerenciamento de qualidade integra o gerenciamento de projetos, e esta voltado para:
• o atendimento às necessidade dos clientes;
• prevenir defeitos ao invés de correções;
• a busca da melhoria continua.
 
Segundo o PMI (2004), os processos de gerenciamento da qualidade incluem quais características?
R= Planejar, garantir e controlar.
Atualmente as empresas com nível de excelência integram os cinco processos principais de gestão, como demonstra Kerzner, na figura abaixo.
Assim, a empresa moderna precisa de agilidade para tornar-se mais responsiva às expectativas mutantes de seus clientes e flexibilidade para se adaptar a novos rumos e até criar alternativas que ditarão as regras do universo dos negócios.
Sobre este conceito, qual é o componente fundamental que as empresas de excelência em gestão de projetos devem trabalhar? R= Gestão Integrada.
_______________________________________
Segundo o PMBOK, a distribuição das informações envolve disponibilizar as informações necessárias para os interessados do projeto de forma conveniente. Isto inclui implementar um plano de gerência de comunicações bem como responder aos registros não esperados de informações.
 
Assim, assinale a única alternativa a seguir que destaca ferramentas e técnicas da distribuição da comunicação.
R= 1. Habilidades de comunicações 2. Sistemas de recuperação de informações 3. Sistemas de Distribuição de Informaçõe

Outros materiais