Buscar

AV PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0380_AV_201304089592 » PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201304089592 - ROSEMERE CREPALDE GONÇALVES LIMA
	Professor:
	ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 28/11/2016 20:57:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201304698355)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a autora Andrea Cecília Ramal vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e por essa inteligência coletiva que produz saberes em conjunto, na grande rede do ciberespaço. A memória da humanidade já não está confinada nas bibliotecas, mas sim em contínua reconstrução. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar a informação torna, muitas vezes, a competência mais valiosa. Em saber que nesse cenário, a tarefa do pedagogo também se modifica e sua profissão se torna estratégica, ao contrário de outras áreas que perdem seu espaço ou são limitadas pela especialização, para o pedagogo abre-se um raio de atuação cada vez maior. Nesse contexto é que se pede para elaborar um pequeno texto, contendo início, meio e fim, apontando esse novo perfil do pedagogo fazendo um link com a condição dele não ser mais um mestre- transmissor e a sua atuação fora do campo acadêmico.
		
	
Resposta: O Pedagogo, como a autora ilustrou no texto, "tem um raio de atuação cada vez maior". Na atualidade há presença do Pedagogo não se resume a ser um educador, é o profissional que atual nas intituições escolares, como professor, orientador, conciliador, supervisor e gestor. O Pedagogo também está presente nas instituições não escolares como, ongs, zoológico, museus, hospitais, empresas.
	
Gabarito: O pedagogo identificado também como professor começa, nessa era, a assumir um novo perfil. As novas tecnologias não permitem que ele se sustente somente como um Mestre-transmissor de conhecimentos ou de conteúdos. Hoje, em dia se pode trabalhar com softwares interativos cabendo ao professor atuar de maneira importante, como uma espécie de arquiteto do pensamento, ou arquiteto cognitivo, projetando novos caminhos que os estudantes deverão percorrer. Fora do âmbito acadêmico ele assume novos papéis por meio da educação à distância e também nas empresas, pois, com a necessidade de manter a competitividade no mercado de trabalho a sua tarefa é crucial, colaborando com os processos de capacitação dos empregados e com implantação e desenvolvimento de projetos nas empresas. Assim, o pedagogo pode e deve ser visto como aquele profissional capaz de impregnar todo o seu trabalho e o das empresas ou instituições com seus valores humanísticos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304692797)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o primeiro passo para iniciar um Projeto de Educação Corporativa e qual o objetivo deste primeiro passo?
		
	
Resposta: O primeiro passo para um Projeto Educação Corporativa consiste no diagnóstico dos profissionais da instituição e na construção de projetos voltados para a construção e valorização das competências.
	
Gabarito: Para iniciar a elaboração do projeto de EC, faz-se necessário realizar um diagnóstico organizacional com a alta direção (diretores, presidente etc.) para se identificar quais são os direcionamentos estratégicos da organização (missão, visão, valores, estratégias, objetivos organizacionais) e quais devem ser suas competências críticas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304791055)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. (BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
		
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304304921)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que o Fordismo baseia-se:
		
	
	na produção de produtos que atendam exclusivamente à necessidade da sociedade
	 
	na produção em massa de produtos homogêneos utilizando uma tecnologia rígida e rotinas de trabalho padronizadas de trabalho
	
	na produção de produtos inovadores e criativos
	
	na produção de produtos que não necessitam de muito recurso financeiro
	
	na produção de produtos diferenciados e desiguais entre si
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304698885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O paradigma, ou regime de acumulação fordista, durante os 30 anos que se seguiram à segunda guerra mundial, foi marcado pela presença do paradigma tecnológico fordista e por um conjunto de relações econômicas, sociais e políticas (o estado de bem-estar social), que garantiu a conquista de um nível elevado de produção e consumo, eficaz na preservação do processo de acumulação do capital. Este paradigma tecnológico fordista também era chamado de:
I-  (   ) estado comum de bem estar social.
II- (   ) estado fordista pós guerra.
III- (   ) estado novo de gestão.
IV- (   ) estado novo fordista.
V- (   ) estado de bem estar social.
Agora marque a sequência correta:
		
	
	(   ) F,F,V,F,F .
	
	(   ) F,V,F,F,F
	 
	(   ) F,F,F,F,V
	
	(   ) V,F,F,F,F
	
	(   ) F,F,F,V,F
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304304929)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A globalização econômica caracterizada por uma maior aceleração, impõe uma nova ordem nas relações econômicas que pode ser especificada como:
 
		
	
	uma nova organização social de gestão operacional de modo a agilizar toda a produção
	
	uma organização política que facilite as diferentes transações comerciais
	 
	uma organização social de produção que provoca formas distintas de cooperação capitalista com necessidade de articulação e integração entre as empresas
	
	uma organização adequada de RH 
	
	uma organização financeira que possibilite superação de crises no mercado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304724549)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A formação profissional sempre foi um tema central para a gestão das empresas. A área científica que tornou-se parceira neste processo foi:
		
	
	Geologia.
	
	Matemática.
	
	Sociologia.
	
	Epistemologia.
	 
	Psicologia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304365846)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O paradigma tradicional de gestão compreende a administração no paradigma fordista, a qual foi entendida como um ato regulatório. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	C - O desafio deste tipo de administração não é mais o ajustamento das pessoas aos planos, mas o desenvolvimento das pessoas para enfrentar os imprevistos da realidade;
	
	D - Este é um paradigma de gestão, pautado na inovação, flexibilidade, descentralização e integração;
	 
	B - O paradigma fordista visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo;
	
	E - O paradigma tradicional¿ de gestão se expressa pela Gestão de Pessoas como forma de alavancar o desempenho dos funcionários para garantir o sucesso das organizações.
	
	A - Este paradigma deixa de privilegiar o controle sobre o processo de trabalho para exercer o controle sobre os resultados desse processo;9a Questão (Ref.: 201304720202)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como o sistema de RH alterou-se para atender às exigências de um modelo produtivo onde o trabalhador deve desenvolver capacidades abstratas, sociais, técnicas e comunicativas (DELUIZ, 1994) e contribuir com soluções criativas, visando evitar paradas na produção, obter melhorias nos processos de trabalho, e até garantir inovações em produtos e serviços, também o fez a área de treinamento como subsistema de RH. De acordo com Rocha-Pinto et al. (2006) e Chiavenato (1999a), o treinamento consiste em um ciclo composto por quatro etapas.
Assinale, dentre os itens abaixo a única etapa INCORRETA.
		
	
	(   )  Implementação.
 
	 
	 
(   )  Supervisão.
 
	
	 (  )  Diagnóstico.
	
	(   )  Planejamento ou desenho.
	
	(   )  Avaliação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304667892)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma fábrica de calçados treinava seus funcionários mediante uma série de cursos e seminários aleatórios mas isso não resolvia as demandas do negócio. Resolveu então, mudar essa técnica e optou por criar um sistema de aprendizagem organizacional que vincule os cursos ao cotidiano do empregado a partir dos problemas reais da empresa. As soluções trazidas pelos colaboradores-alunos são debatidas dentro da sala de aula e seus resultados aplicados em projetos reais. Tudo isso acontece dentro da empresa a partir de um ente educacional que funciona como uma ferramenta estratégica desenhada para ajudá-la a alcançar sua missão. O cenário acima expõe a sistemática de um(a):
		
	
	Paradigma Fordista
	 
	Universidade Corporativa
	
	Treinamento por Competências
	
	Área de Treinamento
	
	Diagnóstico Organizacional

Outros materiais