Buscar

modulo C fase 2 discursiva produção de materiais

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA REGULAR - UTA PRODUÇÃO DE MATERIAIS E ÁLGEBRA - C 2016 - FASE II
19
/
12
/
201
6
AV
A
 
UN
I
V
I
RT
U
S
 Nota: 100
Disciplina(s):
Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Data de início: 16/12/2016 19:19
Prazo máximo entrega: 16/12/2016 20:49
Data de entrega: 16/12/2016 19:59
Questão 1/3 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“As salas­ambiente são uma excelente alternativa de organização do espaço de aprendizagem. Possibilitam o desenvolvimento de estratégias diferenciadas, enriquecem o ambiente escolar motivando o aluno a aprender mais. A sua implantação requer um amplo trabalho de discussão e planejamento com todos os setores da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/sal_a.php?t=002>. Acesso em: 21 set.
2016.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro­base Produção de materiais e Sistemas de Ensino, descreva o que são salas­ambiente.
Nota: 33.3
 Espera­se que o aluno descreva o que são salas­ambiente baseados no livro­base: As salas­ambiente podem ser utilizadas em todos os níveis do ensino, da educação infantil ao ensino médio. São espaços criados e definidos pelas disciplinas curriculares. Nelas, o aluno encontra materiais e recursos didáticos relacionados, usufrui de ambientes voltados aos conteúdos trabalhados
em cada disciplina e à melhoria do processo de ensino e aprendizagem (livro­base, p. 86­88).
Resposta:
Podem ser utilizadas em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino médio. São espaços criados e definidos pelas disciplinas curriculares.
Nelas, o aluno encontra materiais e recursos didáticos relacionados, usufrui ambientes voltados ao conteúdos trabalhados em cada disciplinas e à melhoria do processo de ensino­aprendizagem. É um espaço para dialogo e para construção do conhecimento.
Questão 2/3 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Atente para a citação a seguir:
“Muito se ouve e observa­se falar em Multi, Inter e Transdisciplinaridade. Uma das questões que se coloca para discussão é a das diferenças de fundo entre esses conceitos. É preciso identificar, conceitualmente, analogias entre eles. A ideia de integração e de totalidade que aparentemente perpassa esses conceitos tem referenciais teórico­filosóficos diferentes e inconciliáveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa173.pdf>. Acesso em: 21 set.
2016.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro­base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino, defina de maneira sucinta os termos: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Nota: 33.3
 Espera­se que o aluno apresente a seguinte resposta:
Multidisciplinaridade: É a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras.
Interdisciplinaridade: É a interação entre duas ou mais disciplina, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
Transdisciplinaridade: É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global de um sistema totalizador (p. 143).
Resposta:
Multidisciplinaridade:Cada disciplina permanece com sua metologia própria , são mais de uma disciplina e não tem relação uma com a outa.
Interdisciplinaridade:Intercambio mutuo e interação de diversos conhecimentos de forma reciproca e coordenada,perspectiva metologia comum a todas disciplinas, permanecem os interesse próprios de cada disciplina, porem, buscam soluções de problemas com a interação com as outas disciplinas.
Transdisciplinaridade:Cooperação entre todas as disciplinas, com um sistema total das varias ciências,não há separação de disciplinas.
Questão 3/3 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Leia a citação a seguir:
“A razão pedagógica, a razão didática, está associada à aprendizagem do pensar, isto é, a ajudar os alunos se constituírem como sujeitos pensantes, capazes de pensar e lidar com conceitos, para argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e problemas da vida prática. Democracia na escola hoje, justiça social na educação, chama­se qualidade cognitiva e operativa do ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 26.
De acordo com os conteúdos do livro­base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino, responda, de maneira sucinta, à seguinte questão: O que podemos considerar como conteúdos de aprendizagem?
Nota: 33.3
 Espera­se que o aluno apresente a seguinte resposta: Vamos considerar como conteúdos de aprendizagem não apenas aquilo que é preciso conhecer ou saber, mas tudo que também é objeto da formação educacional e que abrange conteúdos de natureza diversa (habilidades, acontecimentos, modelos interpretativos do mundo real e da sociedade, solidariedade etc.) (livro­
base, p. 136).
Resposta:
Conteúdos de aprendizagem: Não é apenas aquilo que é preciso conhecer ou saber,mas tudo que também é objeto de formação educacional, e que abrange conteúdos de diversas natureza(habilidades, acontecimentos, modelos, interpretativos do mundo real e sociedade, solidariedade)

Outros materiais