Buscar

Etica discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Ética e Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
	Data de início: 
	12/12/2016 20:10 
	Prazo máximo entrega:
	12/12/2016 21:25 
	Data de entrega:
	12/12/2016 20:54 
Questão 1/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma 'teoria prática', ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22)
A partir do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, explique, de forma sintética, o que é a educação para Durkheim.
Nota: 20.0
	"[...] Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): 'A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine'. (livro-base, p. 81)
Resposta: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social,tem por objetivo suscitar o desenvolver numa criança certo numero de estados físicos,intelectuais e morais reclamados pela sociedade politica no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine. 
Questão 2/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] O contrato social não tem realmente qualquer teoria contratual. Tudo o que Rousseau usa da ideia de contrato é a noção de que a filiação numa associação civil deve ser vista como voluntária; ninguém se filia e obedece à associação por motivos que nada tenham a ver com a promoção do seu próprio bem. [...] Em vez de supor-se que ele foi uma espécie de teórico do 'contrato social', deveríamos assinalar a visão de Rousseau do Estado bom no seguinte: 'Não pode haver patriotismo sem liberdade, liberdade sem virtude, virtude sem cidadãos; criem cidadãos e terão tudo do que necessitam; sem eles, não terão mais do que escravos aviltados, dos governantes do Estado para baixo' [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996, p. 85.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, explique, sinteticamente,  o que Rousseau compreende por “contrato social”.
Nota: 20.0
	A resposta, segundo o pensador, é que, na passagem do estado de natureza ao de civilização, os seres humanos estabelecem um “contrato social”, isto é, criam um conjunto de leis e instituem um poder soberano para garantir o seu cumprimento. Desse modo, embora tenhamos o caráter degenerado, ainda assim conseguimos viver com uma certa medida de harmonia social, pois tememos os castigos previstos na lei. [...] (livro-base, p. 55)
Resposta: Na passagem de estado de natureza ao de civilização,os seres humanos estabelecem as leis e instituem um poder soberano para garantir o seu cumprimento.Deste modo,embora tenhamos o caráter degenerado,ainda assim conseguimos viver com uma certa medida da harmonia social,pois tememos os castigos previstos na lei.
Questão 3/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"No prefácio da segunda edição de seu livro As regras do método sociológico, Durkheim (1995) reconhece como sua principal contribuição metodológica uma maior acuidade no tratamento dos Fatos Sociais". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:MARQUES, R. Contracultura, tradição e oralidade. São Paulo: Annablume, 2004. (p. 48) 
A partir do fragmento de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, explique de que forma os fatos sociais devem ser estudados, na perspectiva de Durkheim.
Nota: 20.0
	Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia. (livro-base, p. 79)
Resposta: Os fatos sociais devem ser estudados como coisas,em outras palavras o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia.
Questão 4/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Ao explicar a diferença entre agir por dever e conforme ao dever, Kant apresenta o exemplo de dois filantropos, distinguindo o que possui um grande prazer em espalhar alegria aos seres humanos e aquele que, insensível às dores alheias, apenas ajuda os outros por dever. A ação benevolente com valor moral, aos olhos kantianos, é aquela feita sem nenhuma inclinação, apenas por dever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, M. L. Ética e emoções. In: TORRES, J. C. B. (org.). Manual de ética. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 116  
Com base no livro Ética, Educação e Trabalho e na citação acima, descreva a ética do dever de Kant.
Nota: 16.0
	A ética do dever de Kant está centrada na razão. Para ele, o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano, através do uso da razão, da necessidade obrigatória de obedecer certas regras, os “imperativos categóricos”. O primeiro imperativo é o de respeitar todos os homens como seres racionais na qualidade de fins em si mesmos. O segundo imperativo é a obrigação de agir de forma que sua ação pudesse ter uma validade universal. Assim o agir não deveria ser um sentimento, mas uma obrigação que o homem se impõe. (livro-base, p. 111-114)
Resposta: A ética do dever de Kant esta centrada na razão. Para ele o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano,através do uso da razão,da necessidade obrigatória de obedecer certas regras os "imperativos categóricos" .O primeiro imperativo é de respeitar todos os homens como seres racionais na qualidade de fins em si mesmos.O segundo imperativo é a obrigação de agir de forma que sua ação pudesse ter uma validade universal.Assim o agir não deveria ser um sentimento,mas uma obrigação que o homem se impõe.
Questão 5/5 - Ética e Educação
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Ambas, ética e educação, dizem respeito à ação humana, referindo-se à maneira de agir das pessoas e essas dispõem, em algum grau, de um senso comum moral oriundo do processo de socialização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CENCI, A. V; DALBOSCO, C. A. Ética e educação. In: TORRES, J. C. B. (org.). Manual de ética. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 471 
Com base na citação e no livro Ética, Educação e Trabalho, explique por que a pessoa é o sujeito da educação.
Nota: 16.0
	O mundo em que está inserida a pessoa é o mundo que lhe foi passado ou ensinado, sendo apreendido com bases em suas experiências vividas. Na escola, é importante que os professores tenham uma postura moral e ética e que compreendam que o estudante é o sujeito dessa ação. O elemento moral de referência é a coerência com o projeto político pedagógico, com a vivênciaprática, com a cultura local e crença no que se faz. O respeito à pluralidade de entendimento do muno, do outro e da sociedade implica um esforço do educador na coerência teórica e prática (livro-base, p. 51-52).
Resposta: Pelo fato de viverem em comunidades,numa associação com seus semelhantes,os humanos são seres sociais,políticos e comunitários. A convivência com os outros indivíduos faz com que a pessoa estabeleça juízo de valor sobre seu modo de ser também de seus companheiros.Disso nasce a ética,que é incorporada para cada individuo através da educação.

Outros materiais