Buscar

av 2 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407314167)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	M., 23 anos de idade, sexo feminino é levada a uma consulta pela irmã que está preocupada com seus hábitos estranhos. As amigas observaram que M. costumeiramente induz vômitos após se exceder na ingestão de comida. A irmã observou ainda uma quantidade exagerada de medicamentos laxantes na bolsa e gavetas da irmã. O peso de sua irmã parece normal e ela não apresentou nenhuma oscilação significativa de ganho ou perda de peso nos últimos meses. A irmã pede ajuda. Considerando seus estudos sobre transtornos alimentares, qual o provável transtorno que acomete a jovem? Retire do texto dois elementos que justifiquem claramente a sua resposta.
		
	
	
Gabarito: Bulimia nervosa típica: induz vômitos, exceder na ingestão de comida, medicamentos laxantes na bolsa e gavetas da irmã. (Atenção na correção: o aluno só precisa citar 2 elementos)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407302634)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Max tem muitas dificuldades de dormir à noite. Vive cochilando e acordando e quando amanhece o dia, parece que não dormiu nada, pois Max já acorda cansado. Durante o dia em seu trabalho vive mau-humorado e come à toda hora. Correlacione a situação de Max com os distúrbios mais comuns do sono e suas possíveis causas.
		
	
	
Gabarito: As possíveis causas de Max estar dormindo mal são a manifestação dos distúrbios do sono. Os distúrbios mais comuns do sono são: Síndrome de atraso de fase de sono (SAFS), síndrome de hipopnéia, narcolepsia, terror noturno, bruxismo, distúrbio de movimentos periódicos dos membros, distúrbio do comportamento relacionado aos movimentos rápidos dos olhos, apnéia do sono, ronco e sonambulismo. Os Distúrbios do Sono são classificados em: Dissonias: intrínseca, extrínseca e de ritmo circadiano, Insônia, Hipersonia e Parassonias. As possíveis causas dos distúrbios do sono são: mudanças no estilo de vida (horário de trabalho, filhos recém-nascidos, idosos que necessitam de cuidados noturnos, por exemplo). Outros problemas que podem afetar o sono são as dores lombares, todas as dores crônicas, ruídos, incontinência urinária, medicamentos e drogas de abuso.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407306406)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A hipófise posterior libera hormônios produzidos pelo hipotálamo na corrente sanguínea, qual dos hormônios citados abaixo regula os níveis volumétricos e de concentração salina do sangue?
		
	
	Tireotropina
	 
	Corticotropina
	
	Prolactina
	
	Ocitocina
	 
	Vasopressina
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407978648)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que a maior parte dos contraceptivos orais atua inibindo a secreção de hormônios hipotalâmicos-hipofisários, o que impede a ocitação (ovulação) e, desta forma, evita a gravidez indesejada. Entre as opções abaixo assinale aquela que indica um destes hormônios:
		
	 
	Estrogênio.
	
	Testosterona.
	
	Relaxina.
	
	Progesterona.
	 
	FSH.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407441422)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	James (1842-1910) e Lange (1834-1900) propuseram que não existe emoção:
		
	
	Sem grupamento
	
	Com grupamento
	 
	Sem expressão
	
	Com expressão
	
	Sem validação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407839958)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que o substrato anatômico do pensamento e da linguagem humana é formado por regiões corticais, por exemplo: o córtex pré-frontal, o córtex límbico e o córtex parietotemporoccipital. Estudos morfológicos revelam que estas áreas apresentam dimensões máximas na nossa espécie. Em primatas estas regiões são significativamente menores, apesar da configuração genética bem semelhante à nossa. Será que todos os animais apresentam as mesmas habilidades de pensamento dos humanos?
		
	
	Sim, todos os animais que possuem um cérebro organizado possuem as mesmas habilidades de pensamento, mas não de linguagem.
	
	Não, pois as áreas pré-frontal, límbica e parietotemporoccipital são exclusivamente humanas.
	 
	Apenas os primatas possuem as mesmas habilidades de pensamento, apesar de não possuírem as mesmas habilidades da linguagem humana.
	 
	Ao que se sabe não, pois as áreas necessárias para executar essas habilidades não estão desenvolvidas de forma semelhante em qualquer outra espécie.
	
	Entre os mamíferos essas habilidades são comuns, mas entre outros animais nada semelhante é observado ou já foi descrito na literatura.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407484256)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente as citações a seguir, eles reproduzem trechos falados por David Ford, um paciente muito estudado pela ciência graças a um tipo afasia que desenvolveu após um acidente vascular cerebral (AVC): "Eu sou um sin... não... homem... ah, bem... de novo." "Não, er, sim... Navio... Massachu... Chusettes... Guarda... Anos..." "Sim, claro... Me vou er.... ah... P.T.9 ho... as... duas vezes... ler... r... esp... er, esc, er... escrer... ver...". Podemos afirmar que a afasia desenvolvida pelo Sr. David Ford é:
		
	
	Afasia de Wernickie, a fala é fluente, gramatical e sem sentido.
	 
	Afasia de broca, a fala é pouco fluente com prejuízos na gramática.
	
	Afasia de condução, a fala é fluente e gramatical, mas com erros parafásicos.
	
	Afasia sensorial transcortical, a fala é fluente, gramatical e sem sentido.
	
	Afasia global, ele fala muito pouco, com prejuízos na repetição.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407484274)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro do carrinho de passeio uma criança observa atenta o deslocamento do rapaz com uma grande haste cheia de algodões doces coloridos, ele cruza a pracinha, atravessa a rua e finalmente se aproxima. Finalmente sai o grito: Mãe, quero doce colorido! Olha lá! Olha lá o moço! Qual o tipo de atenção a criança acima estava utilizando?
		
	 
	Explícita.
	
	Atenção primária.
	 
	Implícita.
	
	Impulsividade.
	
	Hiperatividade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407994812)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dor interna é captada por (X) internos em uma variedade de órgãos como os músculos, juntas ou articulações, bexiga, intestino e ao longo do trato digestivo. O tipo de receptor abordado na sentença é denominado:
		
	
	quimiorreceptor
	 
	nociceptor
	
	mecorreceptor
	
	propriorreceptor
	
	barorreceptor
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407341710)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao nascer o ritmo circadiano ainda não se encontra estabelecido, levando cerca de quatro meses para que ocorra tal estabelecimento. Devido a esta característica é comum que o bebê:
		
	
	durma regularmente mesmo estando ainda em amadurecimento
	 
	não consiga dormir durante as noites
	
	durma constantemente na companhia de seus pais
	
	durma durante toda a noite e mais uma sesta no meio do dia
	 
	durma vários períodos de algumas horas e troque o dia pela noite

Outros materiais