Buscar

AV1 Historia Medieval

Prévia do material em texto

1)Sobre o cotidiano do homem medieval, podemos afirmar:
a)Estava marcado pelo racionalismo, e todas as suas ações estavam vinculadas à idéia de que o homem detinha a vontade de mudar os rumos de sua vida;
b)Estava marcado por forte religiosidade, porém o homem se via como um sujeito atuante na história;
c)A religiosidade estava presente na vida dos indivíduos, mas não demarcava suas práticas e representações do mudo que o cercava.
d)Todas as ações humanas eram vistas como decorrentes da vontade estabelecida pelo plano divino;
2)Socialmente a mulher não era definida por distinções profissionais, mas pelo seu corpo, sexo e relações com determinados grupos. Por isso ela não se enquadra no esquema tripartido, pois teoricamente não desempenha nenhum papel econômico. È definida como esposa, viúva ou virgem. Sua personalidade jurídica ou ética foi definida em função de um homem ou de um grupo de homens. Sobre o cotidiano das mulheres na Idade Média é correto afirmar:
a)Todas as mulheres, sem exceção, viviam suas vidas em família e não questionavam seu papel social;
b)As mulheres desempenharam um papel importante na sociedade feudal, pois a elas era confiado o ambiente do lar. A casa e o quarto eram os locais em que ela trabalhava, dormia, concebia e morria.
c)Não tinham nenhuma importância na sociedade medieval, pois quando falamos de uma sociedade sacralizada, não existe lugar para uma categoria social se função econômica;
d)De acordo com os documentos históricos encontrados, sobre as mulheres pezavam o discurso proferido pela igreja de submissão ao homem e devoção a Deus. Apenas em alguns casos a mulher era compreendida a partir do que sentia e representava para a sociedade;
3)Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens, resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade europeias, no período classicamente conhecido como Idade Média.
a)As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.
b)A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.
c)A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.
d)A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.
4)Para o historiador Jacques Le Goff:"Os homens da Idade Média entram em contato com a realidade física por intermédio das abstrações místicas e pseudo-científicas".LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Bauru. SP: Edusc, 2005. p. 131.Isto quer dizer que o misticismo e o cristianismo dos homens medievais interferiam na sua forma de entender o mundo que os cercava e a natureza.Sobre a forma medieval de conceber o mundo natural, é correto afirmar que aqueles homens:
a)eram incapazes de entender a natureza e as leis que a governavam, decretando assim o atraso da época medieval em relação aos tempos de hoje.
b)tinham uma interpretação simbólica do mundo natural, pela qual a fauna e a flora valiam pelo que significavam, não pelo que podemos apurar pela experiência científica.
c)fundamentavam o mundo de acordo com a primazia de um Deus onipotente e onipresente, o que marcava a percepção medieval sobre o ambiente, tido como uma manifestação do poder de Deus.
d)tinham uma concepção mecanicista da natureza, entendida como uma máquina perfeita, governada por leis e iluminada por Deus.
5)Sobre a imagem de Jó atingido pela Lepra, figura divulgada durante a Idade MÉdia podemos afirmar:
a)De acordo com Le Goff, Jó é o modelo bíblico em que a imagem do homem melhor se encarnou. Havia um fascínio muito grande pelo personagem do Velho Testamento, por ter que aceitar a vontade de Deus sem buscar nenhuma outra explicação para os fenômenos que abatiam sua vida.
b)Imagens nem sempre eram utilizadas pelos clérigos para ensinar os mandamentos de Deus e da igreja, uma vez que na idade média os homens eram instruídos;
c)A história de Jó não foi um grande instrumento formador dos homens na Idade Média visto que este personagem era muito submisso às vontades divinas e o homem medieval é um ser emancipado das questões religiosas;
d)Durante a Idade média a igreja cristã encontrou dificuldade para o estabelecimento de modelos de submissão e obediência a Deus;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes