Buscar

Processo decisorio - Profª Andressa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quais os tipos de racionalidade
Objetiva: o decisor se baseia em fatos e dados mensuráveis ou prescritos que são eficazes no alcance das metas propostas.
Subjetiva: o decisor se baseia em informações e conhecimentos reais, filtrados pelos valores e experiências pessoais.
Consciente: o decisor o ajusta os meios aos fins visando um processo consciente.
Deliberada: o decisor adéqua os meios aos fins, deliberadamente, provocado por um individuo ou organização.
Organizacional: o decisor é orientado no sentido dos objetivos organizacionais.
Pessoal: o decisor visa seus objetivos pessoais.
Quais os limites da racionalidade
A racionalidade limitada diz que a mente humana é incapaz de levar em conta, em uma decisão, todos os aspectos de valor, conhecimento e comportamento que seriam relevantes no processo decisório
Os limites mais significativos no processo decisório são: Cognitivos; Sociais; Econômicos e Psicológicos.
---A racionalidade é a capacidade de usar a razão para conhecer, julgar e elaborar pensamentos e explicações, e é ela que habilita o homem a escolher entre alternativas, a julgar os riscos decorrentes das suas consequências e efetuar escolhas conscientes , deliberadas e concretas---
A Intuição no Processo Decisório
A intuição vem das experiências vividas na vida, dos conhecimentos já aprendidos, de informações anteriores e das percepções de cada um. 
Em vários momentos recorremos ao processo intuitivo para tomarmos uma decisão.
A vantagem da capacidade intuitiva ajuda na descoberta e resolução de problemas, na tomada de decisão e como fonte de ideias criativas
MOTIVAÇÃO
Extrínseca: Só executa uma ação por causa das recompensas Exemplos: salário, promoção, poder, status, reconhecimento, atuação por medo, coação, etc.
Intrínseca:É a força que atrai uma pessoa para a execução de uma ação por causa da satisfação que espera obter pelo fato de ser ela o agente que executa a ação. Exemplos: prazer de aprender, a satisfação de alcançar uma meta difícil.
Transcendente: o desejo de atender a uma necessidade não declarada de um cliente, resolver um problema de colega de trabalho, trabalhar por um sentimento de gratidão para com a empresa, etc.
Tipo
SP: Inclinado a ação e resolução de problemas urgentes;Impulsivo; Desfruta do trabalho com elevada produtividade; Exímio negociador em situações de crise; Realista; Não gosta de Rotina; Otimista e divertido; Fraternal com o grupo; Tende a não se prender a canais formais de comando superior; Capacidade de suportar dor por longos períodos de ação.
SJ: Responsável e fortemente ligado ao dever;
Facilidade para trabalhos de precisão, planejamento, controle e implantação de sistemas; Dispõe-se a tarefas de serviços e apoio com facilidade; Tende ao Conservadorismo e rigor na preservação de normas;
Pouco flexível para lidar com situações imprevistas; Ar sério;
Apegado à tradição.
TIPO
NF:Profunda sensibilidade humana; Cordial e apoiador do crescimento das pessoas; Necessita que seu trabalho tenha claro conteúdo humano, promova interações com pessoas e esteja aberto ao crescimento das mesmas; Aborrece- se com rotina e trabalhos humanamente frios; Identifica seu trabalho com sua própria personalidade; Autêntico; Anseia pelo relacionamento pessoal; Possui sentido de missão.
NT:Racional e lógico; Não suporta rotinas e nem propostas sem clara fundamentação lógica; Tende a prestar ouvidos somente a pessoas de comprovada competência; Pode falhar no realismo de seus planos, assumir ares de superioridade; gerar rejeições à volta e isolar-se no comando; Utiliza poucas palavras; Curioso; Excelência para a tecnologia.
OBS(Bruna): O SP e o NT não gostam de rotina.
GRUPO ORGANIZACIONAL
Definição: Um grupo de pessoas buscando o mesmo objetivo/ a fim de atingir os objetivos organizacionais. Os gestores direcionam as atividades das pessoas, mas também direcionam e coordenam as interações dentro dos grupos. 
Os grupos formais são instituídos para realizar o trabalho de uma organização. Entre eles estão os grupos de comando (ou funcionais), os grupos de tarefas e os grupos por afinidade.
Os grupos informais são instituídos por seus membros, constituindo grupos de amizade relativamente permanente e grupos de interesse, que em geral, são relativamente temporários.
interdependência grupal.
As pessoas compartilham uma grande variedade de inter-relações no ambiente organizacional. O trabalho exige na maior parte do tempo que haja associações entre os indivíduos como parte regular do desempenho de inúmeros cargos. A união pode surgir com objetivos de compartilhar recursos valiosos, como o acesso a equipamentos ou capital, conversas informais e formais entre as equipes de trabalho para a socialização de idéias, para formar opiniões diversas sobre o trabalho que desempenham e o ambiente que se relacionam. Entres as pessoas e os grupos, essas ligações assumem a forma de padrões ou redes de interdependência.
TOMADA DE DECISÃO EM GRUPO
A principal característica do processo de decisão em grupos é a influência que cada pessoa recebe das demais e vai depender dos seguintes fatores:
Habilidades de liderança; Persuasão; Formação de subgrupos; Temperamento.
Pontos Fortes
Geram mais informações e conhecimentos;
Diversidade de pensamentos e idéias;
Aumentam as chances de uma aceitação de uma solução.
Pontos Fracos
Consomem mais tempo para a tomada de decisão, pois os grupos demoram muito mais para chegar a uma solução;
Existem pressões para a conformidade;
As discussões podem ser dominadas por uma pessoa ou um pequeno subgrupo.
Papeis Interpessoais
Compreendem as relações interpessoais dentro e fora da empresa e abrangem três papéis importantes
Figura de proa: O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização. O papel de figura de proa está presente em certo numero de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve significativamente o processamento de informações ou tomada de decisões.
Líder: A liderança permeia todas as atividades do gerente. Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas.
Ligação: O papel de ligação envolve a teia de relacionamento que o administrador deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.
papéis de informação
Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa.
Monitor:No papel de monitor, o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente. Este papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a "rádio-peão".
Disseminador:O papel de monitor tem complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização e da informação interna de um subordinado para outro.
Porta-voz:Enquanto a papel de disseminador está relacionado com a transmissao de fora para dentro, o papel de porta-voz, envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.
papéis de decisão
Empreendedor: o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São mudanças desejadas pelo próprio gerente, que podem incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas;
Controlador de distúrbios: Os distúrbios, ao contrário das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, tais como os eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para lidar com essas situações, o gerente desempenha o papel de controlador de distúrbios;
papéis de decisão
Administrador de recursos: O papel de administrar
recursos. que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. A administração (alocação) de recursos compreende três elementos essenciais - administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros;
Negociador: De vez em quando, a organização envolve-se em negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Frequentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais