Buscar

Como gerenciar sua carreira profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Como gerenciar sua carreira profissional?
O gerenciamento de carreira através das competências comportamentais, pode ser realizado utilizando a planilha de planejamento de carreira e/ou as ferramentas de análise comportamental da persolog.
Para realizar o planejamento de uma carreira é necessário desenvolver três aspectos comportamentais (Autoconhecimento, Autocontrole e Estratégias Eficazes). Além de seguir os três passos para elaboração do Planejamento de Carreira de forma eficaz. Veja o passo a passo a seguir:
  
1º Passo: 
Estabeleça a Função/Cargo que pretende alcançar com a respectiva remuneração desejada.
Para realizar uma boa escolha precisa-se avaliar o ambiente profissional da Função/Cargo desejado e se você é capaz de conviver neste ambiente. Cada ambiente estabelece regras comportamentais para uma boa convivência.
 
2º Passo: 
Identifique as Competências Técnicas, Metodológicas, Pessoais e Sociais necessárias para a Função/Cargo que pretende alcançar.
Para desenvolver uma carreira profissional é preciso saber: que habilidades devem ser desenvolvidas; que sem atitude para agir não saímos do lugar. Além de buscar a automotivação necessária para não desistir no meio do caminho.
3º Passo: 
Monte um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo para alcançar o seu objetivo. 
Acompanhe as ações e ajuste as estratégias de forma eficaz, para que sua carreira profissional evolua ate atingir o sucesso desejado.
"O sucesso só depende de você!" (Gladiador)
Ao iniciar a jornada da construção de uma carreira profissional, descobrimos que conhecimento, habilidade e atitude, não são suficientes para se destacar nos diversos ambientes profissionais. Precisamos construir relacionamentos positivos com as pessoas. 
As ferramentas de análise comportamental da persolog, podem ajudar a desenvolver o autoconhecimento, autocontrole e a estabelecer estratégias eficazes de relacionamento interpessoal para seis tipos de profissionais:
1º Tipo: Os profissionais que ocupam cargos sem responsabilidade de Liderança e que desejam conhecer o seu padrão comportamental devem solicitar o Perfil Comportamental persolog (interpretação 1 a 4). 
As interpretações de 1 a 4, possibilitarão o autoconhecimento de seu padrão comportamental primário. Conhecendo o próprio comportamento fica mais fácil identificar os ajustes necessários para adaptarmos às mudanças impostas pelo ambiente em que estamos inseridos ou pretendemos alcançar. Poderemos também refletir quanto as nossas convicções e valores pessoais e se estes estão alinhados ao ambiente profissional desejado. Além de conhecer os 20 padrões comportamentais existentes e estuda-los para identifica-los nas outras pessoas, usando estas informações para adaptar o próprio comportamento com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes de relacionamentos positivos com o maior numero de pessoas.
2º Tipo: Os profissionais que estão em cargos, mas não estão satisfeitos com o ambiente organizacional e as tarefas que executam, devem solicitar o Perfil Pessoal persolog (interpretação 1 a 7).
As interpretações de 5 a 7, possibilitarão a autoavaliação do seu potencial de estresse. Auxiliará também a identificar as tarefas mais adequadas ao seu padrão comportamental. Além de ajudar a identificar as suas habilidades pessoais e dos colegas de trabalho, possibilitando a elaboração de estratégias eficazes para o trabalho em equipe.
Observação: 
Para medir a suas mudanças comportamental os profissionais que já fizeram a primeira avaliação comportamental, podem solicitar o Perfil Pessoal persolog (Versão Curta sem resumo sobre os padrões). Pois este perfil possui um custo menor e apresentará apenas um resumo do seu padrão atual. Desta forma você poderá avaliar se o seu comportamento permaneceu igual ou sofreu alterações  Sugerimos que faça uma nova avaliação comportamental pelo menos a cada seis meses.
3º Tipo: Os profissionais enquadrados no 1º e 2º tipo e que desejam um 
feedback mais detalhado sobre o seu comportamento, devem solicitar o Perfil Pessoal - Personalidade persolog. Este perfil lhe ajudará a responder vários questionamentos relevantes ao autoconhecimento.
4º Tipo: Os profissionais enquadrados no 1º e 2º tipo, que desejam um feedback detalhado e querem saber se o seu comportamento está condizente com vaga/cargo que desejam alcançar, devem solicitar o Perfil Pessoal - Personalidade e Emprego persolog. Este perfil é composto de dois questionários que são o de personalidade e o do emprego. O primeiro questionário avaliará a sua personalidade e padrões comportamentais, através de vários questionamentos relevantes ao autoconhecimento. O segundo pode ser respondi de duas forma:
a) Responda você mesmo para avaliar a sua percepção quanto a vaga/cargo que deseja. Desta forma você saberá se o seu comportamento está condizente com o padrão comportamental que você acredita ser adequado ao cargo desejado. 
b) Peça a um profissional que ocupa a vaca/cargo que deseja, para preencher o formulário. Desta forma você saberá o que deve se mudado em seu comportamento para preencher os requisitos comportamentais do cargo desejado. O gestor ou recrutador do cargo desejado também podem responder o questionário.
5º Tipo: Os lideres que desejam refletir sobre o seu próprio comportamento, pontos fortes e limitação. Além de autoavaliar as sua liderança, através de vários questionamentos relevantes ao autoconhecimento. Neste caso o Perfil Pessoal - Personalidade e Liderança persolog é o mais indicado. 
Os profissionais que não ocupam cargo de liderança, mas desejam se tornar lideres, devem solicitar também este perfil. Sabem do o seu padrão comportamental para liderança, facilitará na identificação do ambiente profissional mais adequado ao seu comportamento como líder.
6º Tipo: Todos os profissionais independente do cargo que ocupa (lideres ou não) podem solicitar o Perfil Pessoal - Personalidade, Liderança e Emprego persolog. Este é o perfil mais completo, pois incorpora os tipos de 3 a 5 descritos acima.

Outros materiais