Buscar

EDUCAÇÃO INFANTIL PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METADOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Para a organização de um espaço educativo voltado para a educação infantil, uma instituição de ensino deve considerar as características físicas do ambiente, pois estas comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. de Moraes Ramos de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
O livro-base Pressupostos da Educação Infantil. aponta que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover alguns aspectos. Cite um e apresente suas características. 
Nota: 33.3
	Elas (Carvalho; Rubiano 1994) apontam que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover: • a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar possibilitando à criança desenvolver sua individualidade e participar nas decisões sobre as organizações dos espaços; • o desenvolvimento da competência de maneira a possibilitar à criança interagir com o ambiente de forma desafiadora satisfazendo às suas necessidades; • oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos; • sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente; • oportunidades para o contato social e para a privacidade com áreas planejadas para o trabalho coletivo e para o individual (p. 134-135).
Resposta:Uma instituição ensino deve ser organizar o espaço considerando que as características físicas do ambiente comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que controlam o desenvolvimento das crianças que devem promover a identidade pessoal, estimular a individualidade de forma desafiadora, os movimentos corporais, sensações de segurança, onde devem ser organizadas de modo que as atividades e experiências de aprendizagem tenham um objetivo e um valor educativo 
Questão 2/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desde 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/>. Acesso em: 11 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, o que é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)? Descreva suas principais características (pelo menos duas).
                                                                                      
Nota: 33.3
	O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI de 1998, foi a primeira proposta apresentada para a educação infantil, o qual contempla objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para as diferentes faixas etárias dessa etapa da educação básica. Ele não é um documento de caráter obrigatório que deverá ser seguido pelas instituições que ofertam a educação infantil. Porém, ele representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto. Ele apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias entre 0 e 6 anos. No que concerne à formação pessoal e social são consideradas as experiências que favorecem a formação do sujeito em relação ao desenvolvimento das capacidades afetivas e de natureza global da criança além de seus esquemas simbólicos. As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem (p. 126-127).                                                                              
Resposta:Formação pessoal, social, do conhecimento do mundo, técnica e profissional, desenvolvimento motora, sentimentos, habilidades, onde todos possam aprender em geral como lidar com cada atitude tanto pessoal como na profissional, por estes motivos muitas das escolas desenvolvem atividades desde cedo, promovendo currículos e as situações de ensino na educação infantil devem ser organizadas de modo que as atividades tenham om objetivo e os valores educativos.
Questão 3/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Para o professor da educação infantil, é relevante que ele planeje as suas aulas e considere os conhecimentos científicos construídos socialmente e acumulados historicamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 139.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, diversos pensadores se dedicaram a pensar a educação infantil, e é importante que o profissional de educação tenha conhecimento dos pressupostos filosóficos que permeiam a educação. Nesse contexto, apresente a característica geral dos estudos de Jean Piaget e sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento cognitivo das crianças.
Nota: 33.3
	Os estudos de Jean Piaget (1896–1980) trouxeram uma importante contribuição para a compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele explica que a construção do conhecimento ocorre por meio de um processo contínuo de trocas entre o indivíduo e o meio ambiente (p. 74). Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto. Sua teoria está fundamentada na noção de equilibração, pois explica que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre por meio de desequilíbrios e equilibrações constantes. O epistemólogo observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. As que fazem parte da educação infantil são a sensório-motora e a pré-operatória (p. 91). 
Resposta:Para Jean um dos filosófico esclarece que a criança já trabalhada desde cedo já constrói estruturas, daí o termo construtivismo ao interagir com o mundo e ao reagir biologicamente a ele, onde ele observa que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir das etapas que são Etapa sensório-motora onde já podem se movimentar e conhecer seus próprio limites onde permite ações já desenvolvidas a partir dos 6 anos de idade, já a Pré-operatório já quando ainda recém nascidos não se desenvolveu totalmente as habilidades. O planejamento de suas aulas e considera os conhecimento cientifico construídos socialmente e acumulados historicamente pois participa do desenvolvimento promovendo reuniões, promovendo integração de pais e as próprias crianças.

Outros materiais