Buscar

Siscom II II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - I - No receptor BFSK não - coerente, o receptor consiste basicamente em um discriminador de frequência que responde somente aos deslocamentos impostos sobre a frequência da portadora pelos dados binários que chegam.
 II - A técnica DPSK combina a detecção diferencial com o QPSK.
 III - Curvas que relacionam a taxa de erro de bit (BER) com a relação sinal-ruído são comumente empregadas na avaliação do desempenho das diversas técnicas de modulação digital usadas nas comunicações sem fio
Resposta: I e III apenas
____________________________________________________________________ 
2 - I - A modulação digital distingue - se da modulação analógica pelo fato de que o sinal transmitidos s(t) assumir um conjunto discreto de formas possíveis.
 II - Para se obter a chamada constelação de sinal ou padrâo de sinal, é necessário realizar um mapeamento apenas da componente em fase de um sinal modulado s(t).
 III - O uso de constelações de sinais tridimensionais é bastante comum na análise e caracterização das modulações digitais.
Resposta: I apenas
________________________________________________________________________
3 - I - No contexto das comunicações wireless, se o canal é afetado tanto por desvanecimento plano quanto por ruído AWGN, e se o esquema de filtragem do pulso é dividido igualmente entre o transmissor e o receptor, então o receptor maximizará a razão sinal de saída / ruído nos instantes de amostragem.
 II - Um pulso formatado segundo a raiz quadrada do co-seno elevado satisfaz á restrição de ortogonalidade.
 III - Assim como o pulso co-seno elevado, o pulso raiz quadrada do co-seno elevado possui a importante propriedade de cruzamento por zero.
Resposta: I e II apenas 
_____________________________________________________________________________
4 - I - Na modulação em frequência, o princípio da superposição não é violado; isso justifica o porquê dessa modulação ser considerada não - linear.
 II - O espectro de um sinal modulado em frequência se relaciona de uma forma simples ao espectro do sinal de mensagem original.
 III - A análise espectral de um sinal FM pode ser feita por meio de transformadas de Fourier dos sinais resultantes do processo de modulação.
Resposta: III apenas 
_____________________________________________________________________________
5 - I - Modulação de amplitude é uma forma de modulação na qual a amplitude da portadora é variada não-linearmente pelo sinal portador de informação.
 II - Modulação angular é uma forma de modulação na qual o ãngulo de fase da portadora é modificado linearmente pelo sinal portador de informação
 III - A modulação em frequência pode ser considerada uma subclasse da modulação angular.
Resposta: II e III apenas 
_____________________________________________________________________________
6 - I - No n/4 - QPSK, as flutuações das amplitudes introduzidas pelos efeitos de filtragem são reduzidas significativamente, se comparadas com suas frequencias de ocorrência nos sinais QPSK convencionais.
 II - O uso da variante n/4 - QPSK não provê melhoras sob o ponto de vista de eficiência espectral, quando comparado ao uso do QPSK convencional.
 III - O n/4 - QPSK foi adotado nos sistemas de telefonia celular digital na américa do norte, que utilizam o S - S4 para acesso múltiplo por divisão de tempo(TDMA).
Resposta: I e III apenas 
________________________________________________________________________________
7 - I - A técnica de acesso múltiplo permite que os recursos de comunicação de um canal wireless sejam compartilhados por um grande número de usuários situados em localizações diferentes.
 II - Existem apenas duas formas básicas de aplicar estratégicas de acesso múltiplo as comunicações wireless
 III - Na concepção de técnicas cada vez mais modernas para acesso múltiplo ás comunicações sem fio, as técnicas de modulação e de codificação desempenham um papel fundamental.
Resposta: I e III apenas
________________________________________________________________________________
8 - I - De maneira semelhante a modulação DSB-SC, a modulação BPSK requer uma largura de banda de transmissão igual a quatro vezes a largura de banda da informação (mensagem).
 II - A modulação por chaveamento em quadrifase provê maior economia de largura de banda, em comparação com a largura de banda necessária á transmissão de sinais resultantes da modulação BPSK.
 III - A modulação por chaveamento em quadrifase emprega o, n/4, n/2 e 3n/4 como valores disponíveis para o chaveamento de fase da portadora.
Resposta: II apenas
___________________________________________________________________________________
9 - I - O chamado algoritimo MAP inclui uma recursão direta e reversa, diferentemente do algoritimo de Viterbi, o qual contém apenas recursões reversas.
 II - O algoritimo MAP considera que a codificação de canal pode ser representada como uma treliça.
 III - A implementação propriamente dita do algoritimo MAP requer conceitos como o de processos de Markov.
Resposta: II e III apenas 
________________________________________________________________________________________
10 - I - Canais Wireless são propensos a rajadas de erros, enquanto que os decodificadores convolucional e turbo funcionam melhor com evento de erros independentes.
 II - A latência se refere ao atraso promovido pelo decodificador de canal no processamento do sinal recebido para recuperar a sequencia original dos bits de informação.
 III - A latência é proporcional ao intercalador, visto que geralmente o decodificador tem que receber o bloco de bits intercalado completo antes de começar a decodificação.
Resposta: I,II e III
__________________________________________________________________________________________
11 - I - Idealmente, um sinal MSK deveria ter envoltoria constante
 II - Idealmente, um sinal MSK deveria ter largura de banda relativamente larga
 III - É possível gerar um sinal MSK diretamente por uma modulação em frequência partindo de um oscilador controlado por tensão.
Resposta: I e III apenas
__________________________________________________________________________________________
12 - I - Algumas das limitações do MSK podem ser superadas por meio de um filtro pré-modulação passa baixas 
 II - A eliminação das componentes de altas frequencias de um sinal MSK é fundamental para que este sinal atenda a certos requisitos dos sistemas de comunicação práticos.
 III - GMSK é uma variação do MSK, em que fatores de amplificação são incorporados ao sinal original
Resposta: I e II apenas 
_____________________________________________________________________________________________
13 - I - A modulação é definida como o processo através do qual uma ou mais características de uma onda portadora e modificada de acordo com a informação do sinal de mensagem.
 II - Numa modulação, o sinal portador da informação (mensagem) é denominado modulador
 III - A modulação é utilizada para deslocar o espectro de frequência de um sinal de mensagem de modo que o mesmo se situe dentro da banda de frequência de operação de um canal de comunicação wireless.
Resposta: I e III apenas 
________________________________________________________________________________________________
14 - I - O chamado fator de roll-off possui relação direta com a largura de banda ocupada por um pulso co-seno elevado.
 II - No domínio do tempo, o pulso co-seno elevado possui valor unitário no instante de sinalização inicial e cruzamentos por zero em todos os outros instantes de sinalização consecutivos.
 III - A variabilidade do fato de roll-off permite ao projetista escolher a melhor largura de banda para o sinal transmitido de modo a conferir robusteza ao pulso.
Resposta: I,II e III
___________________________________________________________________________________________________
15 - I - Sempre que se vai realizar a transmissão de um sinal de
voz num canal de comunicação sem fio, é ideal que se realize, numa etapa anterior á modulação, a filtragem passa - baixas do sinal.
 II - O espectro de um sinal de voz pode ser estimado por meio de técnicas baseadas em transformadas de fourier.
 III - O receptor de um sistema de comunicação sem fio realiza, basicamente, as mesmas operações realizadas no transmissor, porém no sentido inverso.
Resposta: I, II e III
_________________________________________________________________________________________________________
16 - I - Uma possível medida para a sensibilidade de um sistema de comunicação baseado em modulações digitais é a probabilidade média de erro de símbolo.
 II - Numa comunicação, a sensibilidade de um receptor é normalmente considerada apenas com relação á presença de ruído multiplicativo
 III - Existem fórmulas analíticas exatas para avaliar as taxas de erro que caracterizam esquemas de modulação como o GMSK e o FSK M-ário.
Resposta: - I apenas 
_____________________________________________________________________________________________________________
17 - I - A componente em fase e a componente em quadratura são funções reais com respeito á variável tempo e são definidas unicamente em termos da banda base do sinal mensagem
 II - As componentes em fase e em quadratura não são ortogonais entre si
 III - A envoltória complexa dada por S(t) = S1(t) + jsQ(t)
Resposta: I e III apenas 
______________________________________________________________________________________________________________ 
18 - I - A técnica FDMA opera através da divisão igual da largura de banda de um canal wireless entre os diversos usuários que desejam acessar este canal
 II - A modulação, processo de grande importância para a FDMA, consiste em modificar, por meio de uma portadora , o próprio sinal de informação que se deseja transmitir.
 III - O emprego da técnica FDMA para múltiplo acesso a um canal de comunicação wireless implica, automaticamente, na diminuição dos tamanhos das antenas utilizadas na transmissão e na recepção dos sinais
Resposta: I apenas 
_______________________________________________________________________________________________________________
19 - I - Todos os sinais modulados analogicamente são funções contínuas do tempo
 II - Quando a fonte de informação produz um sinal digital, o sinal modulado pode exibir descontinuidades em certos em certos instantes de tempo em que o sinal mensagem comuta entre 0 e 1
 III - Sinais modulados digitalmente são funções descontinuas do tempo, pois independem do modo como o processo de modulação está sendo executado.
Resposta: I e II apenas 
_________________________________________________________________________________________________________________
20 - I - O uso de um amplificador transmissor de potência não - linear pode ter um efeito significativo sobre a sensibilidade do sistema, dependendo de quão próximo da saturação o amplificador está operando.
 II - O efeito do amplificador independe do tipo de modulação utilizada.
 III - Os espectros de modulações cujas envoltórias são constantes não são afetados por um amplificador não - linear.
Resposta: I e III apenas 
_________________________________________________________________________________________________________________
21 - I - Num sistema de comunicação sem fio que emprega modulação, o espectro do sinal transmitido é determinado, basicamente, por três fatores: modelagem do pulso, presença de não-linearidade e complexidade computacional.
 II - Na avaliação do espectro de um sinal resultante de uma modulação, a largura do chamado lóbulo principal é um fator importante para caracterizar possíveis vantagens da referida modulação
 III - No espectro de um sinal resultante de uma modulação, a forma como os lóbulos laterais decaem, em comparação com o lóbulo principal, é um fator importante para caracterizar a referida modulação
Resposta: II e III aoenas 
_________________________________________________________________________________________________________________
22 - I - A resposta ao impulso de um sistema linear e invariante com o tempo (LIT) pode ser representada por meio de suas componentes em fase e em quadratura.
 II - A saída de um sistema LIT é dada pela convolução entre o sinal de entrada e a resposta ao impulso do sistema em questão.
 III - Sistemas não - lineares também podem ser caracterizados unicamente por sua resposta ao impulso.
Resposta: I e II apenas 
_________________________________________________________________________________________________________________
23 - I - Na modulação em frequência, uma forma de modulação angular, a frequência instantânea da portadora senoidal é variada de acordo com o sinal portador de informação.
 II - A chamada "frequência instantânea" é a integral da "fase instantânea" em relação ao tempo
 III - Na descrição matemática da modulação em frequência, a frequência do sinal resultante da modulação pode ser descrita pela equação f(t) = fc +kf.m(t) em que Kf é a sensibilidade do modulador e fc é a frequência da portadora.
Resposta: I e III apenas 
___________________________________________________________________________________________________________________
24 - I - Moduladores de sequência direta promovem o espalhamento de um sinal de banda estreita por uma grande largura de banda.
 II - Com o espalhamento espectral, o sinal se assemelha ao ruído para qualquer receptor que não conheça a estrutura do sinal.
 III - Utilizando a abordagem de sequenciamento direto, cada terminal de usuário é associado a uma única assinatura de espalhamento que torna cada comunicação de usuário aproximadamente ortogonal para os outros usuários.
Resposta: I, II e III
____________________________________________________________________________________________________________________
25 - I - Com o TDMA, o uso de um duplexador pode ser evitado no terminal móvel
 II - Com o TDMA, no mínimo duas portadoras de RF de cada vez estão presentes no canal
 III - Com o FDMA, a estação base pode utilizar um canal (um par transmissor/receptor) para cada seção ativa
Resposta: I e III apenas 
____________________________________________________________________________________________________________________
26 - I - A eficiência espectral é uma das medidas mais importantes na prática do projeto de comunicações wireless.
 II - A eficiência espectral é definida como a razão entre a largura da banda disponível em hertz e a taxa de dados de origem admissível em bits por segundo.
 III - No sistema FDMA, a eficiência espectral depende de como os canais individuais estão espaçados.
Resposta: I e III apenas
__________________________________________________________________________________________________________________
27 - I - O sistema TDMA opera particionando intervalos de tempos pré - definidos entre usuários potenciais
 II - O sistema FDMA pertence ao mundo analógico. Em contraste, o TDMA pertence ao mundo digital
 III - Para o mesmo nível de desempenho, os sistemas FDMA são mais baratos ao serem implementados que os sistemas TDMA.
Resposta: I e II apenas
__________________________________________________________________________________________________________________
28 - I - Considerando o mesmo custo, os sistemas TDMA apresentam um desempenho inferior comparado com os sistemas FDMA
 II - A implementação de muitas variações do sistema TDMA necessita do uso de sofisticadas técnicas de processamento de sinais digitais.
 III - As descobertas na física do estado sólido e nos refinamentos de máquinas importantes de fabricação de microcomponentes tem viabilizado, cada vez mais, o emprego do TDMA nos sistemas de comunicações.
Resposta: II e III apenas
______________________________________________________________________________________________________________________
29 - I
- No sistema FDMA, o espaçamento entre os canais individuais depende fortemente de um fator denominado interferência entre canais adjacentes (ACI).
 II - Nos sistemas de comunicação sem fio, os sinais transmitidos são recebidos com níveis de potência bastante diferentes e, assim, em alguns sistemas, a faixa de níveis de sinais recebidos pode variar de 80 dB ou mais.
 III - O fenômeno conhecido como interferência próximo - distante é possível consequência da ACI.
Resposta: I, II e III
______________________________________________________________________________________________________________________
30 - I - Uma das restrições mais críticas impostos aos terminais móveis é a capacidade limitada de sua fonte de alimentação
 II - Dentre os diversos tipos de amplificadores de potência empregados nos dispositivos participantes das comunicações sem fio, aquele denominado Classe A caracteriza - se por ser não - linear.
 III - O amplificador Classe A é o mais eficiente em termos de potência.
Resposta: I apenas
______________________________________________________________________________________________________________________
31 - I - No OFDM, a inclusão dos chamados "prefixos ciclicos" resulta em um aumento da largura de banda de transmissão de sinal.
 II - Na recepção de um sinal OFDM, a saída do conversor serial - paralelo é ligada á entrada de um bloco que calcula a transformada discreta de fourier inversa.
 III - A extensão ciclica de um símbolo OFDM é uma extensão periódica da saída do DFT.
Resposta: I e III apenas
_______________________________________________________________________________________________________________________
32 - I - No sistema CDMA, os usuários são aproximadamente ortogonais em código
 II - Em comparação com o TDMA e com o FDMA, o CDMA provê vantagens em termos da tolerância á interferência, por exemplo.
 III - Filtros casados são comumente usados em receptores CDMA.
Resposta: I, II e III
__________________________________________________________________________________________________________________________
33 - I. O desempenho de um sinal DS-SS de um único usuário é idêntico ao que corresponde ao sinal BPSK e QPSK em AWGN. 
 II. No CDMA, ainda que os códigos de espalhamento sejam perfeitamente ortogonais, é impossível aproximar o desempenho do caso multiusuário ao caso de um único usuário. 
 III. Códigos ortogonais podem ser obtidos das funções de Walsh e Hadamard. 
 
Resposta: I e III apenas 
____________________________________________________________________________________________________________________
34 - I - O chamado Teorema da amostragem segue da transformada de Fourier, que provê uma conexão matemática entre as descrições nos domínios do tempo e da frequência de um sinal analógico.
 II - Um sinal limitado em banda de energia finita que não tem componentes fequênciais maiores que W hertz é completamente descrito especificando os valores do sinal nos instantes de tempo separados por 1/2W segundos.
 III - Um sinal limitado em banda de energia finita que não tem componentes fequênciais maiores que W hertz pode ser completamente recuperado a partir do conhecimento de suas amostras tomadas a uma taxa de 1/2W amostras por segundo.
Resposta: I, II e III
_______________________________________________________________________________________________________
35 - I - Um amplificador ideal não afeta a fase de um sinal de entrada, exceto possivelmente de uma rotação de fase constante.
 II - Os amplificadores de potência empregados na prática, normalmente, introduzem uma distorção de fase na forma de uma modulação de fase.
 III - Normalmente, os amplificadores empregados na prática agem linearmente até certo ponto, a partir do qual a linearidade é perdida.
Resposta: I, II e III
_______________________________________________________________________________________________________
36 - I - Na prática, a escolha do esquema de modulação deve ser balanceada a partir da avaliação de características como o espectro transmitido, a simplicidade de detecção de um erro e a taxa de erros de bits.
 II - A chamada "distorção de fase" varia conforme o nível de sinal na entrada do amplificador de potência.
 III - Com a modulação BPSK, na qual ocorre um deslocamento de 180o entre os pontos da constelação, não são toleráveis distorções de fase relativamente grandes.
Resposta: I e II apenas
______________________________________________________________________________________________________________
37 - I - Para o cálculo das parâmetros dos filtros envolvidos nos codificadores, as amostras de voz devem ser divididos em quadros.
 II - No LPC excitado por multipulso, o gerador de excitação e o filtro de síntese empregados num decodificador preditivo são idênticos áqueles empregados no codificador 
 III - No LPC excitado por multipulso, a chamada análise por síntese do codec tem uma excitação de pulso regular 
Resposta: I, II e III
______________________________________________________
38 - I - O chamado teorema da codificação de fonte baseia - se no fato de que, para uma transmissão eficiente de sinal, a informação redundante deve ser removida a partir do sinal de informação antes da transmissão
 II - Na teoria da informação, a entropia é uma medida do conteúdo médio de informação por símbolo emitido pela fonte
 III - De acordo com o teorema da codificação de fonte, a entropia representa um limite fundamental no número médio de bits por símbolo fonte necessário para representar uma fonte discreta sem memória
Resposta: I, II e III
________________________________________________________
39 - I - Com o uso da codificação de voz, remove - se quase toda a redundância inerente ao sinal de voz, enquanto se mantém uma alta qualidade de reprodução do sinal original na decodificação
 II - Uma abordagem comumente empregada na codificação de voz é a chamada codificação preditiva não - linear.
 III - O uso da codificação de voz não tem relação direta com a utilização eficiente o espectro, nos sistemas de comunicação digital sem fio.
Resposta: I apenas
______________________________________________________________
40 - I - A implementação de um código de verificação de redundância ciclica depende, dentre outros fatores, da escolha de um parâmetro denominado gerador polinomial.
 II - A determinação da capacidade de correção de erro de um código cíclico depende d um parâmetro denominado distância mínima 
 III - Os códigos cíclicos são empregados em diversos padrões de redes de computadores.
Resposta: I, II e III
____________________________________________________________________
41 - I - No contexto de codificador convolucional, a representação gráfica conhecida como treliça corresponde a um diagrama cuja estrutura é do tipo árvore com ramos que re-emergem
 II - Numa treliça, duas sequências (mensagens) de entrada distintas podem corresponder a um mesmo percurso através da treliça 
 III - O estado de um codificador convolucional é definido em termos dos bits de mensagem armazenados no registrador de deslocamento presente no decodificador.
Resposta: I e III apenas 
____________________________________________________________
42 - I - No FH - SS, verifica - se alta tolerância de interferência de banda estreita
 II - Atualmente, com FH - SS, permitem - se larguras de banda de frequência de salto na ordem de, no máximo, alguns megahertz
 III - O FH - SS requer um tipo de detecção conhecida como coerente 
Resposta: I apenas 
_________________________________________________________
43 - I - No DS - SS, a densidade espectral do sinal transmitido é elevada por um fator conhecido como ganho de processamento.
 II - No DS - SS, através do projeto de receptores adequados, podemos usar o multipercurso como vantagem para melhorar o desempenho do receptor capturando a energia em percursos que tem diferentes
atrasos de transmissão 
 III - A propriedade de correlação - cruzada é um parâmetro que não precisa ser levado em consideração no projeto das sequências para espalhamento espectral 
Resposta: II apenas 
___________________________________________________________ 
44 - I - A chamada teoria da distorção 	de taxa não pode ser vista como uma extensão natural dos teoremas de codificação de fonte e de codificação de canal, pois envolve outros conceitos mais relacionados á vertente tecnológicas das comunicações digitais.
 II - Num sistema analógico, a remoção de componentes de frequencias de um sinal de voz acima de 3,1 Khz para uma chamada telefônica pode ser considerado um exemplo de compressão com perda.
 III - Na chamada quantização vetorial, cada bloco de amostras consecutivas de um sinal é tratado com a única entidade.
Resposta: II e III apenas 
______________________________________________________________

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais