PROVA DISCURSIVA DE CÁLCULO E OSM
3 pág.

PROVA DISCURSIVA DE CÁLCULO E OSM

Disciplina:Administração33.897 materiais547.899 seguidores
Pré-visualização1 página
PROVA DISCURSIVA DE CÁLCULO E OSM – NOTA 92

Questão 1/5 - OSM e Design Organizacional
Definir, analisar e otimizar a estrutura organizacional é uma das preocupações do profissional de OSM. Mas paralelo à estrutura formal há a estrutura informal, muito mais difícil de se visualizar e atuar sobre ela.
O que é a estrutura informal?
Nota: 20.0
	Por estruturas informais, entende-se a “... rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.”
Estruturas informais são redes de relacionamentos que se formam naturalmente no ambiente organizacional e pode apresentar aspectos positivos ou negativos para as organizações.

 
Resposta:É a interação social estabelecida entre as pessoas, progride espontaneamente no momento em que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Basea-se em opiniões e sentimentos.

Questão 2/5 - Cálculo Aplicado à Administração
O termo probabilidade é usado de modo amplo na conversação diária para sugerir certo grau de incerteza sobre o que ocorreu no passado, o que ocorrerá no futuro e o que está ocorrendo no presente. Responda a seguinte questão:
Uma urna contém 8 bolas brancas, 7 bolas pretas e 4 bolas verdes. Uma bola é retirada aleatoriamente dessa urna.  Calcule a probabilidade de a bola retirada não ser preta.
Nota: 20.0
	Se desejamos que a bola não seja preta, então ou ela é branca ou ela é verde. À operação lógica OU associa-se a operação aritmética soma. Vamos calcular a probabilidade de a bola ter sido branca. Como temos 8 bolas brancas de um total de 19 bolas (8  +  7  +  4), a probabilidade procurada é:
P (bola ser branca)  =   8/19
Agora, vamos calcular a probabilidade da bola ter sido verde. Temos 4 bolas verdes. Então:
 
P (bola ser verde)  =   4/19
Então, a probabilidade da bola não ser preta é:
P (não se preta) =  8/19   +    4/19  =  12/19
(CASTANHEIRA, 2010, cap. 7, p. 110-140).
Resposta:12/19

Questão 3/5 - Cálculo Aplicado à Administração
As medidas de posição representam os fenômenos pelos seus valores médios, em torno dos quais tendem a concentrarem os dados (CASTANHEIRA, 2010z). Observe a situação abaixo e escolha a alternativa correta:
Qual a moda do conjunto de valores a seguir?        
6  -  7  -  9  -  10  -  10  -  12
Nota: 20.0
	A moda de um Rol é igual ao elemento que aparece com a maior frequência. No caso, o número 10.
(CASTANHEIRA, 2010, cap. 4, p. 68).
Resposta:10

Questão 4/5 - OSM e Design Organizacional
Uma empresa pode ser analisada como um sistema constituído de elementos que o compõem, sendo a estrutura organizacional um dos principais elementos.
Sendo assim, explique o que é uma estrutura organizacional?
Nota: 16.0
	Rota 1 tema5
Para que os sistemas que compõem a empresa são necessários que cada um deles também seja dotado de elementos e fenômenos específicos que façam com que ele funcione adequadamente. A estrutura organizacional, segundo afirma o autor Oliveira, (2002, p. 90) é um “conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa”. A organização não é um elemento inerte. Sabe-se que são as pessoas que fazem com que estes fenômenos se movimentem ao longo do tempo, ao longo dos anos, e as estruturas organizacionais se movimentam continuamente para se adaptarem as realidades contemporâneas nas quais se encontram as empresas, ou até mesmo fazendo com que estas realidades sejam mudadas e estabelecendo novas realidades que serão acompanhadas pelo mercado. A estrutura organizacional representa a forma como as coisas são ordenadas na organização. Depende dos objetivos organizacionais, da tecnologia, das pessoas, de pressões externas etc. A estrutura informal refere-se às relações informais que se estabelecem paralelamente no âmbito da organização.
Resposta:É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Também identifica as tarefas necessárias, organiza as funções e responsabilidades, e cita condições motivadoras a organização.

Questão 5/5 - OSM e Design Organizacional
Para que se possa efetivar a departamentalização das atividades de uma empresa, será necessário conhecer inicialmente algumas características e padrões de funcionamento, de organização e de interesses empresariais dela. Desta forma, a empresa pode optar pelo melhor tipo de departamentalização que atenda suas necessidades. Como por exemplo, a departamentalização por processo.
 
Descreva o que é essa departamentalização.
Nota: 16.0
	É aquela que para se obter o produto final desejado, é necessário desenvolver processos operacionais separados, previamente definidos, com utilização de máquinas, equipamentos e competências de trabalho diferentes.
 
Rota 3, tema 3.

 
Resposta:É qualquer sistema operacional ou administrativo que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) valiosos.