Buscar

Alimentação e digestão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alimentação e digestão
1. Alimento e nutrientes
	Os nutrientes são substâncias obtidas dos alimentos. Os nutrientes fornecem energia para as funções vitais. Há cinco tipos de nutrientes; carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais.
1.1.Nutrientes Quanto à composição química
I. 	Carboidratos ou glicídios (açúcares) são a principal fonte de energia do organismo. Podem-se classificar de acordo a sua estrutura química em:
a) Monossacarídeos são açúcares simples (ex.: glicose e frutose).
b)Dissacarídeos, a união de dois monossacarídeos (ex.: Sacarose e lactose).
c)Polissacarídeos são formados por várias moléculas de carboidratos (ex.: amido, celulose e glicogênio).
II. Os lipídios são substâncias pouco solúveis em água. São gorduras do tipo animal (manteiga e banha de porco) e vegetal (óleo de soja, azeite e outros óleos vegetais.). Compõem o tecido adiposo. Dos compostos: ácido graxo e glicerol formam as moléculas de lipídios.
III. As proteínas são a matéria básica na formação das células. A sua unidade básica é o aminoácidos. Muitas proteínas atuam com enzimas.
IV. Água e sais minerais - Para que diferentes misturas de alimentos ingeridos possam ser transformadas e aproveitadas, é indispensável a presença de água. Além da água, nosso organismo necessita de sais minerais, como sódio, ferro, cálcio, fósforo e iodo.
V. As Vitaminas são nutrientes essenciais ao ser humano. Elas regulam as diversas atividades que ocorrem no organismo, são encontradas em alimentos naturais. As vitaminas formam dois grupos: as lipossolúveis (K, E, D, A) e as hidrossolúveis (C, B1, B2, B3, B6 e B12). 
1.2. Nutrientes quanto à função
Nutrientes Plásticos – colaboram na formação e no desenvolvimento do corpo e na reconstrução de tecidos. Neles estão as proteínas, sais minerais, água e certas gorduras. As proteínas tem função catalisadoras, acelera as reações dentro das células. São denominadas enzimas. 
Dentre os sais minerais como nutrientes plásticos destacam-se o cálcio e o fósforo. Fazem parte de ossos e dentes.
 Nutrientes energéticos – fornecem energia para o nosso organismo. A esse grupo pertencem os carboidratos e lipídios. Os lipídios são fontes concentradas de energia para o organismo.
Nutrientes reguladores – entram em pequena quantidade na alimentação. A esse grupo pertencem as vitaminas e os sais minerais.	Avitaminose carência(ausência). Hipovitaminose, insuficiência. Os sucos digestivos possuem enzimas e outras substâncias que facilitam as reações que ocorrem em nosso organismo. Muitas dessas reações dependem da presença de vitaminas. 
1.3. Obtenção de energia dos nutrientes
	A energia de que o organismo necessita é obtida dos nutrientes energéticos por meio de reações de combustão.
Nutriente + Gás oxigênio → água + dióxido + energia
Energético				 carbono
Respiração celular

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais