Buscar

UTA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DISCURSIVA 82 pontos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Outra inovação na LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação] que diz respeito diretamente à formação do docente, consiste na participação deste na elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica da escola, primeira incumbência dos estabelecimentos de ensino e, ao mesmo tempo, expressão efetiva de sua autonomia pedagógica, administrativa e de gestão, respeitadas as normas e diretrizes do respectivo sistema. Agora, na escola, tudo começa, desde logo, pela elaboração da proposta pedagógica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016. 
Segundo o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme a participação de dos membros da comunidade escolar em quais âmbitos?
Nota: 6.0
	I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II – Participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares equivalentes (Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade, p.166).
Resposta: O sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público no âmbito social e cultural, onde as crianças e jovens vão ser preparados para se elevarem ao nível da civilização atual, isso requer preparação cientifica, técnica e social.
Questão 2/5 - Gestão Escolar
Analise a citação a seguir:
“A organização dos segmentos da escola via colegiados é uma alternativa de descentralização do poder do Estado ou do sistema de ensino para as comunidades escolares. Os colegiados são instituídos nas escolas como resultado das discussões e implementações dessa forma de gestão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 133.
Com base no texto apresentado acima e no livro-base Gestão Educacional, discorra sobre o colegiado.
Nota: 20.0
	O colegiado é um órgão de decisões e de análise dos problemas da escola, representa a superação da prática do individualismo e do grupismo. Cabe ao colegiado organizar a gestão da escola com a participação de representantes de todos os segmentos, tornando a prática pedagógica um espaço de aprendizagem. É “um órgão coletivo, consultivo e fiscalizador, e [que] atua nas questões técnicas” (p. 134).
Resposta: O colegiado representa, também, uma mudança, tanto nos processos de tomada de decisões administrativas e pedagógicas, como nas formas de relacionamento com a comunidade ou com os órgãos superiores da administração escolar. O colegiado é composto por membros da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários que participam efetivamente nas tomadas de decisões na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração de recursos bem como nos processos decisórios da escola.
Questão 3/5 - Gestão Escolar
Analise o fragmento de texto a seguir:
“Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 122.
Com base no texto apresentado acima e no livro-base Gestão Educacional, responda corretamente à seguinte questão: o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola?
Nota: 20.0
	Para podermos ter realmente uma gestão democrática dentro da escola, acreditamos que a tarefa deve consistir, inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Também há a necessidade de os diretores juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea (p. 121-122).
Resposta: A tarefa de gerir democraticamente uma escola deve consistir inicialmente em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Há a necessidade de os diretores juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea.
Questão 4/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Falar em qualidade social da educação é falar de uma nova qualidade, onde se acentua o aspecto social, cultural e ambiental da educação, em que se valoriza não só o conhecimento simbólico, mas também o sensível e o técnico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016. 
A partir da citação anterior e do texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade, podemos afirmar que o que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade. Sendo assim, responda à seguinte questão: quais são as bases que sustentam uma educação de qualidade?
Nota: 20.0
	Há duas bases que sustentam uma educação de qualidade. Uma é a compreensão do papel do PPP na escola e a outra é o conceito de gestão democrática que baliza seu desempenho tem sido influenciada de forma significativa pelas políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais. O que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o projeto político-pedagógico e a gestão democrática (Projeto político-pedagógico e gestão democrática, p. 163).
Resposta: Espera-se da escola hoje uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o Projeto Político Pedagógico e a Gestão Democrática.
Questão 5/5 - Gestão Escolar
Analise o extrato de texto a seguir:
“Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino com um todo e de coordenação das escolas em especifico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 35.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, a aplicação efetiva de uma gestão democrática dentro da escola ainda passa por limitações. Quais são essas principais limitações?
Nota: 16.0
	As limitações impostas ao pleno desenvolvimento da gestão pedagógica democrática nos dão a noção de que ainda há a precarização das escolas públicas, decorrentes de pouca destinação de verbas. Pouco é feito para melhorar o ambiente escolar em termos de promover a escola com laboratórios, bibliotecas e áreas de esporte e recreação. Desatenção dada à formação continuada dos professores, que se sujeitam a receber salários incompatíveis com sua competência humana, técnica e política (p. 131).
Resposta: Ainda há limitações na aplicação efetiva de uma gestão democrática dentro da escola, as principais limitações é a convivências e humanização entre os profissionais da educação, havendo uma mudança nas relações no interior da escola, poderá haver uma completa e efetiva gestão democrática.

Outros materiais