Buscar

AVS FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0468_AV_201102052353 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	REGINA VEIGA PAULINO DA SILVA
	Turma: 9039/AD
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 1  Data: 28/11/2016 14:39:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201102116866)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	(Colégio dos Santos Anjos, 2011). O mito é um modo de compreensão da realidade. Mito não é lenda, fantasia, mas "verdade" e busca descrever a origem das coisas em cujas raízes encontramos nossas afetividades, nossos medos, nossas emoções e nossas inseguranças. Ao passo que o discurso filosófico, mesmo nascendo do espanto, da admiração, do encantamento filosfófico dos homens diante das coisas do mundo, requer um outro tipo de conhecimento. Sendo assim, explicite as características básicas que permeiam o discurso mítico e o discurso filosófico.
		
	
Resposta: Discurso mítico: ilógico, explicação dos fenômenos naturais com recorrência a seres fantasiosos, busca das explicações a fenômenos naturais relacionados a deuses, busca de um conhecimento teológico. Discurso filosófico: busca de explicações para tudo através de estudos, de investigação, filosofia como ciência.
	
Gabarito: O discurso mítico se utiliza de explicações sobrenaturais, divinas, acerca do mundo, sem provas concretas, sistemáticas, científicas de que o fato existe. Já o discurso filosfófico se baseia na explicação lógica dos fenômenos, utilizando a razão para chegar à resposta, ainda que provisória, contextualizada acerca da natureza, do homem, do mundo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102237625)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Descartes, escreve sobre o método da dúvida na regra IV das Regras; 
"Por método, entendo regras certas e fáceis, graças às quais todos os que a observem exatamente jamais tomarão como verdadeiro aquilo que é falso e chegarão, sem se cansar com esforços inúteis e aumentando progressivamente sua Ciência, ao conhecimento verdadeiro de tudo o que lhes é possível esperar".
a) Como você explica a importância da escolha do método, com base em Descartes  
b) Explique apenas dois passos do método proposto por Descartes. 
 
		
	
Resposta: a)Com base em Descartes, há de se duvidar quando houver regras muito fáceis, ditas como certas, pois o conhecimento verdadeiro não é tudo o que é possível de se esperar. b) Primeiro passo proposto por Descartes é aumentar gradativamente sua Ciência, levando ao conhecimento verdadeiro.O segundo passo e´sempre duvidar daquilo que lhe parece óbvio.
	
Gabarito:
a) Ele se propõe fundamentar a possibilidade do conhecimento científico (da Nova Ciência) encontrando uma verdade inquestionável e refutando o ceticismo. Enfatiza a escolha do método para ter a certeza de que não ocorra ERRO, pois acredita que o homem traz dentro de em si a possibilidade do conhecimento.
b) O método é exposto em quatro regras ou passos: Dependerá da escolha do aluno I - Impor ordem nos meus pensamentos, começando pelos assuntos mais simples de serem conhecidos. II - Jamais aceitar como exata coisa alguma que eu não conheça evidentemente III- Fazer para cada caso enumerações tão exatas que esteja certo de não ter esquecido nada, assim nunca se confundirá o falso com o verdadeiro, chegando ao verdadeiro conhecimento. IV - Consiste em dividir cada dificuldade a ser examinada em tantas partes quantas possíveis e necessárias para resolvê-las.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102080022)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A maioria dos filósofos concorda que os homens virtuosos possuem mais chances de serem felizes. Segundo Platão, o homem virtuoso precisa realizar as escolhas de vida de acordo com:
		
	
	o pensamento sofista.
	
	a religião da família.
	
	o pensamento mitológico.
	
	os desejos.
	 
	a razão.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102763882)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sócrates deu uma nova direção à Filosofia. Enquanto o interesse dos filósofos pré-socráticos recaiu sobre os estudos da natureza (physis), Sócrates interessou-se pelas questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, a educação, entre outros problemas que afetam o homem. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são as escritas por
		
	
	Meleto, Platão e Aristóteles
	
	Pitágoras, Platão e Aristóteles
	
	Platão, Heráclito e Aristóteles
	 
	Platão, Xenofonte e Aristóteles
	
	Platão, Demócritoe Aristóteles
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102768609)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual foi a cultura que permitiu a aproximação entre a cultura judaica e a filosofia grega, que tornou possível, mais tarde, o surgimento de uma filosofia cristã?
		
	
	A cultura egipcia ;
	 
	A cultura romana;
	
	A cultura islâmica;
	
	A cultura persa.
	 
	A cultura helênica ;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102763895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A filosofia de São Tomás de Aquino, que se aproximou dos textos de Aristóteles, resultou numa nova contribuição para o desenvolvimento do pensamento
		
	
	do pensamento primitivo greco romano
	
	de toda a Europa oriental.
	
	da idade média
	
	de Roma e sua política
	 
	da escolástica
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102298011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de modernidade está quase sempre associado a um sentido positivo de mudança, transformação e progresso. No entanto, se tratou de um processo lento de transição já que as concepções tradicionalistas ainda continuavam a vigorar. Convêm ressaltar que os grandes pensadores do século XVII, considerados revolucionários e inovadores, como Bacon e Descartes, jamais se autodenominaram modernos. O termo moderno já era usado na Filosofia Medieval, mas o conceito de modernidade veio de duas noções fundamentais relacionadas - a ideia de progresso e a valorização do indivíduo, que são decorrentes de fatores históricos como, EXCETO:
		
	 
	O Estoicismo Helenístico
	
	a redescoberta do ceticismo
	
	a Reforma Protestante
	
	o Humanismo Renascentista
	
	a Revolução Científica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102298165)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O modo de pensar substancialista, que identificava profundidades, é substituído pela matemática enquanto modelo da realidade física, coisa impensável para os escolásticos. Aquele mundo composto de qualidades, significados e fins, que a matemática não podia interpretar, é suplantado por um mundo quantitativo e, portanto, matematizável, no qual não há mais traços de qualidades, de valores, de fins e de profundidade. O mundo qualitativo, de origem aristotélica, cede e desaparece lentamente. (...) "A natureza é opaca, silenciosa, inodora e incolor: é apenas a impetuosa sucessão da matéria, sem fim e sem motivo". (...) O movimento e a quantidade substituem os genera e as species da cosmologia tradicional (...) Na natureza, deixa de haver a visão hierárquica e as finalidades das coisas." (Reali e Antiseri, 1990, p.137) Essas características apresentadas são de um Filósofo que considerou a Matemática como modelo de sua reflexão filosófica e, com isso, pretendia elaborar uma matemática universal para todos os assuntos. Ele é:
		
	
	Hegel.
	
	John Locke.
	 
	Descartes.
	
	Aristóteles.
	 
	Kant.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102236919)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O empirismo e o racionalismo (pensamento cartesiano) constituíram conjuntamente algumas das principais correntes do pensamento moderno na sua fase inicial. Sobre o empirismo podemos afirmar que:
I - A palavra empirismo, deriva da palavra grega empiria, que significa basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível, e de informações acumuladas com base nesta experiência, permitindo a realização de fins práticos.
II - Podemos dizer que o empirismo é a posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validadede suas afirmações, especialmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência.
III - O grito de guerra do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos. Ou seja, todo conhecimento resulta de uma base empírica, de percepções ou impressões sensíveis sobre o real, elaborando-se e desenvolvendo-se a partir desses dados da realidade sensorial.
IV - Os empiristas, portanto, defendem a noção de ideias inatas ou de um conhecimento anterior à experiência ou independente desta.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	2. Somente os enunciados II e III estão corretos.
	 
	3. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	
	1. Somente os enunciados I e III estão corretos.
	
	5. Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	 
	4. Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102236778)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a proposta de educação do grande educador brasileiro Paulo Freire, podemos afirmar que:
I. Parte da análise da realidade vivida pelo povo brasileiro, apostando em um processo educativo que reconheça os direitos das massas populares a uma educação popular; e reconhecendo a urgência da democratização da cultura nacional.
II. O sucesso do processo educativo depende essencialmente da liberdade do educando. É tendo liberdade que este será motivado para uma participação crítica no processo educativo e, consequentemente, social.
III. Sua visão o leva a substituir a escola tradicional, monoliticamente estruturada, por outro veículo educativo mais maleável, mais participativo e baseado no diálogo: o círculo de cultura.
IV. Defende a autoridade máxima do professor tendo em vista que o mesmo é detentor do conhecimento e deve transmitir o mesmo de forma neutra e objetiva.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	4. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
 
	
	1. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	 
	 5. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	2. Somente os enunciados I e III estão corretos

Outros materiais

Perguntas Recentes