Buscar

Cont. Met. Ciências e Ed. Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	Avaliação:  CEL0361_AV_201505462452      Data: 25/11/2016 17:27:28 (A)      Critério: AV 
	Aluno: 201505462452 - CÍNTIA APARECIDA DO NASCIMENTO 
	Professor:
	ISOLDA CECILIA BRAVIN
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,0      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2 
	
	 1a Questão (Ref.: 675286)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Por que o conhecimento prévio é importante no ensino de Ciências Naturais?
		
	
Resposta: Cada aluno carrega uma série de conhecimentos prévios sobre o mundo, a vida e a sociedade em geral. Estes conhecimentos são importantes no ensino de Ciências Naturais pois funcionarão como uma base que permitirá ao aluno questionar, aprofundar e até mesmo modificar seus conhecimentos, criando uma visão crítica e contextualizada do estudo de Ciências. Isso também se aplica ao professor que, a partir de seus conhecimentos prévios será capaz de argumentar e atuar no processo de ensino-aprendizagem de forma consciente, provocadora e transformadora.
	
Gabarito: Por que ele representa a contribuição do aluno nas aulas, como parte das discussões para a construção do conhecimento do grupo. É a partir desse mapeamento de saberes que as aulas serão conduzidas com maior sentido para os participantes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 227635)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Moreno (1998, p.36), ¿os temas transversais destinam-se a superar alguns efeitos perversos ¿ aqueles dos quais a sociedade atual se conscientizou de que, junto com outros de grande validade, herdamos da cultura tradicional¿ . Uma das formas propostas de se influir nesse processo de transformação da sociedade, sem abrir mão dos conteúdos curriculares tradicionais, é por meio da inserção transversal, na estrutura curricular das escolas. Explique e exemplifique o conceito de transversalidade aplicado ao ensino de Ciências e Educação Ambiental.
		
	
Resposta: A transversalidade aplicada ao ensino de Ciências e Educação Ambiental é uma forma de superar a ideia tradicional de que o ensino tem apenas a função escolar. Ela pretende relacionar a aprendizagem com o contexto social e as implicações que seus aspectos têm na vida do educando e do planeta dde uma forma global. Ou seja, a transversalidade busca criar uma inter-relação entre os diversos campos do conhecimento e fornece um sentido social ao aprendizado, superando as limitações do ensino tradicional. Um exemplo seria relacionar conceitos de Educação Ambiental no ensino de Geografia, abordando o desmatamento e a e ocupação desorndenada como uma das causas da erosão e da degradação do relevo.
	
Gabarito: A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 652826)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	-A formação de cientistas não é a única razão para a necessidade de desenvolver o ensino de ciências nas escolas: ¿ a ciência e a tecnologia são essenciais.... para nossa qualidade de vida, e estão no centro da nossa história e cultura¿ (Science and Technology Committee, 2002, Introdução, p.1) Assinale a resposta abaixo que nos informa o que é a ciência? 
		
	
	Ciência é uma atividade humana complexa, histórica e coletivamente construída, que influencia e sofre influências de questões sociais, tecnológicas, éticas e culturais.
	
	Na Ciências há dicotomia entre teoria e prática além de uma visão rígida e infalível. 
	
	A Ciência revela a verdade , e não propões modelos explicativos
	
	Ciências é uma atividade humana complexa , histórica e coletivamente construída, que não influencia e nem sofre influências de questões sociais e tecnológicas.
	
	Ciências tem uma concepção elitista e individualista
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 119141)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Chaui (1997) destaca que, historicamente, as três têm principais concepções de ciência ou ideais de cientificidade são:
 
		
	
	fundamentalista, filosófica e construtivista 
	
	racionalista, empirista e epistemológica
	
	construtivista, cientificista e fundamentalista
	
	racionalista, filosófica e epistemológica
	
	racionalista, empirista e construtivista. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 119156)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No tocante ao desenvolvimento dos conteúdos científicos em sala de aula, é correto afirmar:
I - o docente insere atividades diferenciadas das tradicionalmente realizadas nas aulas, pois domina o conteúdo das atividades práticas.
II - o professor tem insegurança em desenvolver os conteúdos, principalmente na realização de experimentos.
III - muitas práticas ainda são baseadas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa.
		
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa I está correta;
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
	
	As afirmativas I e III estão corretas 
	
	Apenas a afirmativa III está correta; 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 119164)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Simultaneamente à reunião de chefes de Estado ocorrida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio de Janeiro, 1992 - foi realizado o Fórum Global das Organizações Não Governamentais, contando com a participação de 15000 profissionais atuantes na temática ambiental. Nesse evento foram ratificados 32 tratados, dentre os quais podemos destacar:
		
	
	Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global 
	
	Programa Internacional de Educação Ambiental
	
	Protocolo de Kioto 
	
	Declaração sobre o Meio Ambiente Humano
	
	Tratado de Tessalonika
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 235730)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A poluição é uma modificação indesejável do ambiente, que pode causar danos direta ou indiretamente, tanto no ambiente como também à própria humanidade. Nesse aspecto, analise as afirmativas a seguir: I. Queima de combustíveis fósseis, combustão em veículos e fábricas derivadas de petróleo, produzem gases do tipo monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e enxofre causando efeitos no ambiente, como o efeito estufa e no ser humano, doenças respiratórias, por exemplo. II. O lixo é uma das maiores agressões ao meio ambiente e constitui em resíduos sólidos em áreas urbanas, favorecendo a transmissão de doenças e a poluição por metais e produtos tóxicos. III. Muitos dos problemas causados pela poluição podem colaborar na manutenção do meio ambiente, tais como: evitar jogar lixo nas ruas, economizar energia, implantação da coleta seletiva, proibição de lançamento de produtos químicos na água, ar e solo. Estão corretas: 
		
	
	Apenas a II e III. 
	
	Apenas a III. 
	
	Apenas a I. 
	
	I, II e III. 
	
	Apenas a II. 
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 586129)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com o ensino de ciências no Ensino Fundamental, podemos afirmar que: 
		
	
	As atividades baseadas em experiências práticas no ensino de ciências nas escolas já constitui uma realidade para a maioria dos profissionais das séries iniciais e, de fato, para todos os professores que trabalham nas salas de aula do Ensino Fundamental. 
	
	Mesmo com a tendência crescente para uma abordagem intercurricular, é importante que a ciência apareça, mas não podemos deixar de reafirmar que os conhecimentos da Matemática e da Língua Portuguesa, ainda devem ocupar lugar mais importante. 
	
	As posturas envolvidas em ¿ser científico¿ geralmente envolvem curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza,criatividade e inventividade, ter uma mente aberta, reflexão crítica, cooperação com outras pessoas e sensibilidade aos seres vivos. 
	
	A ciência é um dos temas transversais do Currículo Nacional, não constitui como disciplina, mas contribui para a aquisição de habilidades básicas, incluindo habilidades de pensamento.
	
	A formação de cientistas é a única razão para a necessidade de desenvolver o ensino de ciências nas escolas 
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 119679)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo:
I- A transversalidade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzido por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles
II- A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.
III- Os Temas Transversais dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar.
 
Pode se concluir que:
		
	
	Apenas a afirmativa I é correta 
	
	Apenas a afirmativa III é correta 
	
	Apenas a afirmativa II está correta 
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas 
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 119746)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Dentre as Estratégias de Ensino para a Prática da Educação Ambiental, podemos citar e caracterizar: 
		
	
	Exploração do ambiente local: estimula os estudantes a criar a sua própria versão dos jornais, dos programas de rádio e Tv.
	
	Imitação: prevê a utilização/exploração dos recursos locais próximo para estudos, observações, caminhadas etc. 
	
	Debate: desenvolvimento de um conjunto de questões ordenadas a ser submetido a um determinado público. 
	
	Projeto: os alunos, supervisionados, planejam, executam, avaliam e redirecionam um projeto sobre um tema específico.
	
	Questionário: requer a participação de dois grupos para apresentar idéias e argumentos de pontos de vista opostos.

Outros materiais