Buscar

Prova RCP Administração da Produção de Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova RCP Administração da Produção de Materiais (prova paga)
	Data de início:
	27/10/2016 16:23
Questão 1/10 - Administração da Produção de Materiais
Existem algumas variáveis que são comuns a todos os processos produtivos industriais e devem ser analisadas sempre quando da ocorrência de um problema. Tais variáveis são: material, mão de obra, máquina, meio ambiente, medição e método.   Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta a variável a que ele se refere.    Pode fazer a diferença para a qualidade de um processo e para a minimização de falhas. Por exemplo, a sequência de uma operação de dobra de uma chapa com furação, se feita a operação de furar após a dobra, cria dificuldade no processo, aumentando a chance de erro. Nesta variável, é necessário observarmos e respondermos as seguintes questões: a sequência desta variável esta correta? Os padrões forma bem estabelecidos e estão claros para quem vai executar o processo? É seguro?
	
	C
	Método.
Método: pode fazer a diferença para a qualidade de um processo e para a minimização de falhas. Por exemplo, a sequência de uma operação de dobra de uma chapa com furação, se feita a operação de furar após a dobra, cria dificuldade no processo, aumentando a chance de erro. Nessa variável, é necessário observarmos e respondermos as seguintes questões: a sequência desta variável esta correta? Os padrões forma bem estabelecidos e estão claros para quem vai executar o processo? É seguro? Segundo Paranhos (2007, p. 35).
Questão 2/10 - Administração da Produção de Materiais
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam corretamente a sentença a seguir. ___________________ defendia que levar em consideração as atitudes dos trabalhadores compensava em termos de produtividade e dedicou-se a estudar _______________________ das pessoas no ambiente de trabalho, sem se dedicar à tarefa em si.
	
	B
	Elton Mayo – o relacionamento.
Elton Mayo defendia que levar em consideração as atitudes dos trabalhadores compensava em termos de produtividade e dedicou-se a estudar o relacionamento das pessoas no ambiente de trabalho, sem se dedicar à tarefa em si (PARANHOS FILHO, 2007, p. 19).
Questão 3/10 - Administração da Produção de Materiais
Sobre a classificação de tipos de produção, assinale a alternativa que corresponde à sentença a seguir. Os produtos são projetados para uma finalidade específica, são produzidos unitariamente na maioria dos casos ou em um lote realizado a partir do mesmo projeto, empregam mão de obra especializada e os processos utilizam equipamentos em geral.
Nota: 10.0
	
	B
	Sob projeto ou sob encomenda.
Sob projeto ou sob encomenda: os produtos são projetados para uma finalidade específica, são produzidos unitariamente na maioria dos casos ou em um lote realizado a partir do mesmo projeto, empregam mão de obra especializada e os processos utilizam equipamentos em geral. Segundo Paranhos (2007, p. 74).
Questão 4/10 - Administração da Produção de Materiais
De acordo com o que foi estudado na disciplina, assinale a alternativa que apresenta a técnica correspondente ao trecho a seguir.   Um método simples e prático para separar a causa do efeito de um determinado problema (aplicando os 6Ms), em processos da área industrial. Serve para ajudar a identificar as verdadeiras causas do problema, oferecendo um roteiro simples e prático de todas as possíveis causas de um processo típico.10.0
	
	A
	Diagrama de Ishikawa.
Diagrama de Ishikawa: é um método simples e prático para separar a causa do efeito de um determinado problema (aplicando os 6Ms), em processos da área industrial. Serve para ajudar a identificar as verdadeiras causas do problema, oferecendo um roteiro simples e prático de todas as possíveis causas de um processo típico. Segundo Paranhos (2007), pág. 39.
Questão 5/10 - Administração da Produção de Materiais
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Folha de verificação.
Nota: 0.0
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. É o primeiro passo para qualquer atividade de qualidade, seja no caso de dados de rejeição ou de entradas para gráficos de Pareto. Também é conhecida por checklist.
Folha de verificação: trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. É o primeiro passo para qualquer atividade de qualidade, seja no caso de dados de rejeição ou de entradas para gráficos de Pareto. Também é conhecida por checklist. Segundo Paranhos (2007, p. 116).
Questão 6/10 - Administração da Produção de Materiais
Os países desenvolvidos alcançaram o progresso com a eficiência de seus sistemas produtivos, transformando recursos de material, de energia e de horas em produtos tangíveis e intangíveis por meio da organização de pessoas e de processos produtivos e tecnológicos. Com o passar do tempo várias organizações e tipos de administração foram criadas de acordo com as necessidades de cada empresa. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da Estrutura da Organização.
Nota: 10.0
	
	A
	Foi elaborada por Henry Fayol, engenheiro francês que viveu entre 1841 e 1925. Ele também desenvolveu a Teoria Clássica das Organizações e definiu cinco Princípios da Administração: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Você acertou!
Segundo Paranhos (2007, p. 16), a Estrutura da Organização foi elaborada por Henry Fayol, engenheiro francês que viveu entre 1841 e 1925. Ele também desenvolveu a Teoria Clássica das Organizações e definiu cinco Princípios da Administração: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Questão 7/10 - Administração da Produção de Materiais
Sobre o Departamento de Materiais, assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir. Cuida da manutenção  e do controle dos estoques produtivos, da realização de inventários, da recepção de materiais e do controle de documentos, além dos estoques de expediente e da manutenção.
Nota: 10.0
	
	A
	Setor de almoxarifado.
Setor de almoxarifado: cuida da manutenção e do controle dos estoques produtivos, da realização de inventários, da recepção de materiais e do controle de documentos, além dos estoques de expediente e da manutenção. Segundo Paranhos (2007, p. 59).
Questão 8/10 - Administração da Produção de Materiais
Sobre a classificação de tipos de produção, assinale a alternativa que corresponde à sentença a seguir. Esse tipo de produção distingue-se por mão de obra habilidosa, a qual normalmente se desenvolve a partir do estágio de aprendiz, utilização de máquinas de uso geral, que fazem operações básicas de corte, furação e torneamento ou fresa, não padronização de produtos e falta de um sistema de medição comum, alto custo do produto.
Nota: 0.0
	
	A
	Artesanal.
Artesanal: esse tipo de produção distingue-se por mão de obra habilidosa, a qual normalmente se desenvolve a partir do estágio de aprendiz, utilização de máquinas de uso geral, que fazem operações básicas de corte, furação e torneamento ou fresa, não padronização de produtos e falta de um sistema de medição comum, alto custo do produto. Segundo Paranhos (2007, p. 72).
Questão 9/10 - Administração da Produção de Materiais
Existem algumas variáveis que são comuns a todos os processos produtivos industriais e devem ser analisadas sempre quando da ocorrência de um problema. Tais variáveis são: material, mão de obra, máquina, meio ambiente, mediçãoe método.   Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta a variável a que ele se refere.   Esta variável é frequentemente indicada como sendo a causa da maioria dos erros de operação. Todavia, um estudo mais profundo, para uma busca real da causa de problemas relacionados a ela, leva-nos a considerar outras causas, como treinamento, adaptação, tipo físico, competência e habilidade. Esse detalhamento pode ser operacionalizado por meio de uma checagem que considere vários aspectos, por exemplo: o operador é qualificado para executar o processo?
	
	B
	Mão de obra.
Mão de obra: essa variável é frequentemente indicada como sendo a causa da maioria dos erros de operação. Todavia, um estudo mais profundo, para uma busca real da causa de problemas relacionados a ela, leva-nos a considerar outras causas, como treinamento, adaptação, tipo físico, competência e habilidade. Esse detalhamento pode ser operacionalizado por meio de uma checagem que considere vários aspectos, por exemplo: o operador é qualificado para executar o processo? Segundo Paranhos (2007, p. 35).
Questão 10/10 - Administração da Produção de Materiais
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam as lacunas das sentenças a seguir. Dentre a classificação dos tipos de produção, destacamos alguns: •      Produção____________: produto totalmente padronizado, a fábrica é projetada para o produto, o arranjo físico já é definido com a definição da fábrica, mão de obra qualificada para operar instrumentos, necessidade de laboratórios de análises e alto nível do pessoal de manutenção. •      Produção____________: caracterizada por produtos desenvolvidos para finalidade específica, baixos volumes de produção, mão de obra ____________e multitarefa, e utilização de equipamentos de uso geral.
Nota: 0.0
	
	D
	contínua – sob projeto – especializada.
• Produção contínua: produto totalmente padronizado, a fábrica é projetada para o produto, o arranjo físico já é definido com a definição da fábrica, mão de obra qualificada para operar instrumentos, necessidade de laboratórios de análises e alto nível do pessoal de manutenção. • Produção sob projeto: caracterizada por produtos desenvolvidos para finalidade específica, baixos volumes de produção, mão de obra especializada e multitarefa, e utilização de equipamentos de uso geral. Segundo Paranhos (2007, p. 72 a 82).

Outros materiais