Buscar

PROVA HIST DOS POVOS INDIGENAS E AFRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Avaliação:  CEL0495_AV_     Data: 26/11/2016 17:19:04 (A)      Critério: AV
	Aluno:  - BIANCA DIEKE
	Professor:
	DEBORA RODRIGUES BARBOSA
	Turma: 9009/AA
	Nota da Prova: 8,0      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 231989)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a longa travessia, quando finalmente desembarcavam nos portos da América portuguesa, a situação de boa parte dos africanos era péssima. Aqueles que tinham conseguido aguentar a viagem passavam por um breve exame médico e eram rapidamente vendidos. O que acontecia com os africanos mais fragilizados, principalmente aqueles que haviam contraído escorbuto?
		
	
Resposta: Eles eram abandonados e alguns eram deixados para morrer. Alguns desses escravos também se acometiam pelo BANZO, que era uma tristeza que parecia atacar a alma deles, e eles se deixavam para morrer. Os que sobreviviam, eram catequizados, recebiam um nome cristão que deveriam levar pela vida toda, aprendiam algumas palavras em português e eram entregues aos seus senhores.
	
Gabarito: Passavam por um processo de quarentena em galpões localizados na região portuária. Nesses locais eles recebiam uma alimentação especial para recuperar suas forças o mais rápido possível. Assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 246473)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: Embora o uso da chibata na Marinha brasileira tivesse sido abolida pela Coroa portuguesa, no dia 16 de novembro de 1910 um marinheiro (em sua maioria eles eram negros e mestiços) recebeu 250 chibatas, o que ocasionou em um levante por parte dos marinheiros, que ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro, posicionando os seus canhões para a cidade. Foram quatro dias de muita tensão e após inumeras negociações, o marinheiro responsável foi entregue pela lei da anistia, mas acabou sendo morto pelas autoridades. Mostrando que a história não acaba aí, os responsáveis pelo levante posteriormente foram expulsos da Marinha, e o líder ficou exilado na Ilha das Cobras, depois foi expulso da Marinha e morreu aos 89 anos abandonados pelos seus companheiros.
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 130246)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O primeiro grupo que os portugueses tiveram contato, que ficou conhecido como tupi-guarani graças às semelhanças linguísticas observadas, abarcava uma série de sociedades que vivia na extensa região litorânea desde São Vicente (no sul) até o Maranhão. São grupos deste troco linguístico os grupos apresentados abaixo, EXCETO:
		
	
	Tupiniquins
	 
	Nagôs
	
	Tupinambás
	
	Guarani
	
	Tupinaê
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 187590)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ocupação do interior da colônia brasileira aconteceu irregularmente, conforme o desenvolvimento das atividades econômicas. Marque a opção certa a respeito das principais atividades empreendidas pelas BANDEIRAS:
		
	
	garantir a instalação de núcleos coloniais familiares e o estabelecimento de acordos de paz com os indígenas;
	
	a agricultura monocultora do café e o comércio com os espanhóis no Sul;
	 
	a procura de metais preciosos e a escravização dos indígenas;
	
	a criação dos aldeamentos, a escravidão e o teatro.
	
	a busca de uma rota comercial para o Pacífico e garantir a liberdade dos indígenas, conforme a orientação dos jesuítas;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 45356)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a importância econômica da escravidão indígena na era colonial?
		
	
	O fato dos povos indígenas aceitarem trabalhar por pouco ou mesmo nada ajudou as lavouras portuguesas, que não tiveram gastos salariais, aumentando assim sua margem de lucro.
	 
	A escravidão indígena tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	No Brasil recém colonizado a quantidade de portugueses era muito pequena, e sendo os povos indígenas maioria seria mais barato fazê-los cativos a transportar trabalhadores da Europa para o Brasil.
	
	Graças a uma assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles se encaixaram de maneira produtiva ao constituir uma força de trabalho escrava que visava o desenvolvimento nacional.
	
	Apesar da assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles não se encaixaram de maneira produtiva portanto, naõ constituíram a força de trabalho escrava necessária ao desenvolvimento nacional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 130344)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos senhores e a própria Igreja Católica viam com bons olhos a formação das irmandades negras, pois:
		
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população branca, já que esses homens não aceitavam a libertação de grupos de escravos e os agrediam na rua, e agora passariam a compartilhar a mesma religião dos negros e vê-los como irmãos.
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava e liberta, já que esses homens negros, continuariam sobre as ordem de um homem branco, senhor absoluto da irmandade, que era o padre.
	 
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava e liberta, já que esses homens negros passariam a compartilhar a mesma religião que seus proprietários ou ex-senhores
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava, já que essas associações pregavam a aceitação da condição de escravos como parte de um plano de Deus.
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população liberta, já que esses homens negros passariam a ser o maior temor da sociedade tentando construir um país negro na América do sul, como a feita no Haiti.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 267558)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A história da colonização portuguesa na América foi marcada pela escravidão negra e indígena. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresente essa relação.
		
	
	As relações entre a colonização portuguesa e os movimentos anti-escravistas foi marcada única e exclusivamente pela repressão.
	
	Somente houve o uso da violência na repressão aos movimentos africanos. Naquilo que se refere aos movimentos indígenas sempre houve a negociação por parte da metrópole.
	 
	Se por um lado, a colonização portuguesa combateu os movimentos indígenas e africanos de resistência à escravidão, também buscou negociar e pactuar acordos de convivência com esses elementos.
	
	A existência da escravidão na colonização portuguesa da América é um dado que vem sendo desmentido pela historiografia mais recente a respeito do período.
	
	As relações entre a colonização portuguesa e os movimentos anti-escravistas foi marcada única e exclusivamente pela negociação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 269937)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"No período romântico, a Literatura de cada nação europeia buscava frequentemente colocar em evidência seus respectivos heróis nacionais, representados por reis e cavaleiros andantes medievais. (...) Assim como os europeus buscavam um herói que representasse suas origens nacionais, alguns autores brasileiros faziam o mesmo[utilizando o índio]." (José Luis Jobim e Roberto Acízelo de Souza) Esta reflexão refere-se ao:
		
	 
	Indianismo.
	
	Parnasianismo.
	
	Ultra-romantismo.
	
	Barroco.
	
	Medievalismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 45323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a a formação da identidade brasileira podemos afirmar que:
		
	
	Que índios, negros e brancos desempenharam um papel semelhante pois a relação entre as três etnias se deu de forma pacífica.
	
	Sem negar a contribuição cultural de negros e índios, o português, por ser o colonizador, impôs sua cultura sobre as duas outras etnias eliminando qualquer traço das mesmas.
	
	Sem negar a contribuição cultural de brancos e negros, a cultura indígena prevaleceu sobre ambas por que os índios enquanto nativos tinham um conheciemento maior da terra.
	 
	Sem negar que diferentes culturas deram origem ao brasileiro é, entretanto, necessário perceber que as relações entre esses diferentes povos não foi pacífica, conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações ocorreram.
	
	A junção das três culturas originou um povo mestiço e orgulhoso do fato das relações entre os três povos terem acontecido de forma pacífica, sem conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 270555)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antes da abolição, intelectuais se engajaram na luta pela liberdade, e o número de associações abolicionistas crescia. Estas associações buscaram formas diferenciadas de lutar contra a escravidão tais como:
		
	
	As sucessivas greves trabalhistas
	 
	A Publicação de periódicos como A gazeta da Tarde
	
	A destruição dos pelourinhos
	
	O estimulo a vinda de africanos, revogando a lei Eusébio de Queiros
	
	A Revolta da Chibata

Outros materiais