Buscar

Supervisão de Intervenção Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Supervisão de Intervenção Profissional
1-Essa ferramenta permite a sistematização das atividades a serem executadas, dos recursos a serem gastos, das parceiras a serem articuladas e o cronograma a ser seguido. É fundamental para a efetividade do projeto e viabiliza o seu desenvolvimento, evitando os contratempos e imprevistos que possam prejudicar a sua execução. Que ferramenta descrevemos¿
e)Planejamento
2-Quanto ao poder e a ideologia, é correto afirmar que:
b)O poder acontece por meio de ideologia, que orienta a ação dos indivíduos, dos grupos e das instituições.
3-Quanto ao papel dos sujeitos envolvidos no estágio supervisionado do Serviço Social, assinale a alternativa incorreta.
d)Para nortear o aluno para a apreensão do exercício profissional de forma articulada, a construção de... comunicação integrada entre as partes envolvidas no estágio é irrelevante.
4-Em relação à avaliação de um projeto de intervenção, leia as seguintes afirmativas:
I-Realiza-se um diagnóstico inicial para saber a situação socioecnomico, familiar, cultural dos beneficiários.. projeto. Há ênfase ao diagnostico, aos elementos que fazem parte da proposta de intervenção.
II-Definem-se os indicadores de acordo com cada objetivo especifico (quantitativos e ou qualitativos). Esse é um indicador devem expressar exatamente o que se pretende medir. Para cada objetivo, pode ser necessário mais ... um indicador, pois depende do que desejamos medir.
III-Aplicam-se formulários semiestruturados aos beneficiários com perguntas abertas e fechadas, elaboradas a partir dos indicadores que pretendemos medir. Para que sejam obtidos dados comparativos, esse mesmo instrumental deve ser aplicado antes, durante e após as intervenções.
Considerando (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa, assinale a alternativa correta:
V, V, F
1-O estágio supervisionado envolve o acompanhamento de campo e a supervisão acadêmica, que são traduzidas nas orientações e conteúdos ministrados pelos docentes. Dessa forma, o estágio deve ser realizado em conjunto sempre com interação entre os envolvidos. Assinale a alternativa apresenta os envolvidos.
b)Docente do conteúdo de estágio, supervisor de campo e aluno
2-Segundo Souza (2004), o desenvolvimento da comunidade é considerado um meio de trabalho indispensável de atuação de assistente social nas áreas de interferência da politica social. A ele liga-se diretamente o condicionante fundamental para o desenvolvimento global. Qual é esse condicionante¿
c)Participação popular 
3-Leia o trecho a seguir: Segundo Iamamoto (2001), ___________ é uma dimensão do trabalho do assistente social, que deve cuidadosamente estudar as situações ou fenômenos sociais no intuito de elaborar respostas que condizem com os seus principios éticos, seus posicionamento politico e o caráter propositivo da profissão em implementar ações voltadas para a realidade social.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
d)A pesquisa
4-A fenomenologia nasce do embate entre a filosofia e a psicologia, tendo como prioridade a descrição do fenômeno a partir de uma consciência do sujeito. Ela defende a ideia de que a ciência não é algo totalmente neutro, mas parte do sujeito, de sua visão pessoal e de sua experiência. Bota-se, portanto, a preocupação da fenomenologia em entender de forma diversa a ciência ou o positivismo. Os estudos fenomenológicos se originam em contraposição ao positivismo e tiveram como precursor qual filosofo alemão¿
d) Merleau-Ponty citado por Triviños
5-Qual o projeto tem o caráter ....... uma problemática social inovando em conta a ....em seu campo estágio¿
e)supervisor de campo¿¿¿¿
6 Forsyth (2001) salienta que as reuniões são importantes instrumentos e todo profissional necessita saber o seu papel nelas, em sua direção coordenação ou em sua participação a fim de continuar ativamente para que elas sejam produtivas e eficazes. Com relação as reuniões coordenadas pelo assistente social podemos apontar três tipos de direção.
Aponte a sequencia correta em relação aos tipos de direção e seu significado.
( )Democrática
( )Permissiva
( )Autocrática
I-O assistente social desenvolve apenas a autoridade exige obediência, não permite a criatividade, troca de opiniões e saberes nem envolvimento, fragmentando, assim, qualquer articulação.
II-O assistente social deve planejar, organizar, educar e liderar, deve por principio a motivação e o envolvimento das pessoas que ele coordena.
III-O assistente social procura liderar as pessoas fazendo concessão, tutelas, não primando pela organização, disciplina e profissionalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta sobre os tipos de direção relacionados.
a)III, II e I
7- Foucault vê de maneira crítica as instituições correcionais, hospitalares e empresariais, especialmente quando a assistência social volta-se para a parcela menos favorecida da sociedade. Apoiados na visão foucaultiana podemos enxergar o poder de diversas formas na lógica burocrática e empresarial, principalmente por meio da estrutura física e organizacional, com seus padrões, normas e regras a serem seguidas. A abordagem foulcaultiana, portanto, faz-se necessária para a prática do assistente social, possibilita uma leitura crítica das organizações da sociedade moderna, ambientes de sua constante atuação (hospitais, presídios, internatos, escolas etc), e daqueles que nelas atuam.
e) possibilita uma leitura crítica das organizações da sociedade moderna, ambientes de sua constante atuação (hospitais, presídios, internatos, escolas etc), e daqueles que nelas atuam.
8-Aponte que ideologias tem servido fundamentalmente para reproduzir a lógica do capital ignorando as injustiças sociais, a exploração e a desigualdade social. O Serviço Social, quando embasado nessas filosofias, considera os problemas sociais como uma doença isolada, sem levar em conta suas verdadeiras causas.
Analise as ideologias a seguir:
I-
II-
III-
É correto apenas o que se destaca 
c)I e III
Questões discursivas
1-Foucault vê de maneira crítica as instituições correcionais, hospitalares e empresariais, especialmente quando a assistencia social se volta para a parcela menos favorecida da sociedade. Apoiados na visão foucaultiana, podemos enxergar o poder de diversas formas na lógica burocrática e empresarial, principalmente por meio da estrutura física e organizacional, com seus padrões, normas e regras a serem seguidas. A abordagem foucaultiana, portanto, faz-se necessário para a prática do assistente social pois:
e)possibilita uma leitura crítica das organizações da sociedade moderna, ambientes de sua constante atuação (hospitais, presídios, internatos, escolas etc), e daqueles que nelas atuam.
2-Em relação as primeiras teorias do SS, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
I-(V)As primeiras teorias do SS preocupavam-se com casos isolados e com o ajustamento dos indivíduos a sociedade.
II-(F)As primeiras teorias do SS percebiam o individuo em seu contexto social
III-( V)O campo do SS era visto nas primeiras teorias como simplesmente assistencialistas
IV-(V)Podemos afirmar que o SS especialmente no seu adequava-se as necessidades do desenvolvimento do capitalismo
É correto apenas o que se destaca na(s) afirmativa(s):
E) Somente as afirmações I, III e IV são corretas
3-Em relação a atuação profissional na mobilização da comunidade, devemos sempre ter em vista como o cerne desse trabalho: Identifique a resposta correta:
b)Os problemas expressados pela população
4-Leia: “As modificações no ________ exigem novas competência e habilidades profissionais, isso não se dá só com o serviço social, mas com todas as demais profissões que precisam se atualizar constantemente, pois correm o risco de ficar do mercado de trabalho”.
Qual palavra preenche a lacuna:
b)Trabalho
5-A partir de qual década um grupo de profissionais começou a refletir sobre o serviço social estar pautado pela caridade e benesse difundidos pela igreja católica, e qualmovimento ocorreu na America Latina que marcou a profissão, suscitando em reflexões e mudanças na constituição e nas formas de atuação do assistente social¿
e)Década de 1970, Golpe Militar no Chile
6-Para utilizar a metodologia de avaliação participante, o pesquisador precisa desenvolver algumas habilidades. Leia as seguintes ações para empregar essa metodologia:
( )Estimular a iniciativa do grupo na reformulação do projeto
( )Promover o dialogo
( )Ter habilidade interpessoal, ética e trabalho coletivo
( )valorizar apenas os resultados
( ) Priorizar a quantidade e não a qualidade
( )Ser um bom mediador.
Considerando (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa, assinale a alternativa correta.
d)V,V,V,F,F,V
7-Forsyth (2001) salienta que as reuniões são importantes instrumentos e todo profissional necessita saber o seu papel nelas, em sua direção coordenação ou em sua participação a fim de continuar ativamente para que elas sejam produtivas e eficazes. Com relação as reuniões coordenadas pelo assistente social podemos apontar três tipos de direção.
Aponte a sequencia correta em relação aos tipos de direção e seu significado.
( )Democrática
( )Permissiva
( )Autocrática
I-O assistente social desenvolve apenas a autoridade exige obediência, não permite a criatividade, troca de opiniões e saberes nem envolvimento, fragmentando, assim, qualquer articulação.
II-O assistente social deve planejar, organizar, educar e liderar, deve por principio a motivação e o envolvimento das pessoas que ele coordena.
III-O assistente social procura liderar as pessoas fazendo concessão, tutelas, não primando pela organização, disciplina e profissionalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta sobre os tipos de direção relacionados.
a)III, II e I
8-As praticas imediatistas se opõem ao ato de:
e)As alternativas B e C estão corretas (planejar e projetar)
Questões discursivas
1-Explique por que os estudos de Foucault são indispensáveis para o assistente social
que reflita sobre a forma como atua. Foucault vê de maneira crítica as instituições correcionais, hospitalares e empresariais, especialmente quando a assistência social volta-se para a parcela menos favorecida da sociedade.
2-A partir de que apontamento o assistente social formula as diretrizes de ação em um projeto de intervenção
com a organização dos grupos e comunidades, mas a base da ação comunitária deve ser a comunidade, e não o trabalho do profissional, ou seja, o foco de discussão deve centrar-se na realidade social e nos problemas que são evidenciados, que normalmente apresentam aspectos comuns. A partir desses apontamentos, o profissional formula, então, com a própria comunidade, as diretrizes de ação para responder a essas demandas.
1-De acordo com o documento elaborado pelo CFESS, em 2010, “Parametros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde”, cite ao menos uma das principais ações a serem desenvolvidas pelos profissionais no âmbito sanitário.
A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais. Nesta direção, destaca-se a concepção ampliada de saúde, considerada como melhores condições de vida e de trabalho; a importância dos determinantes sociais; a nova organização do sistema de saúde através da construção do SUS.
2-O SUAS (Sistema Único de Assistencia Social) materializa a Lei Organica de Assistencia Social (LOAS), pois define e organiza pontos cruciais para a execução dessa politica; assim, normatiza os programas, os atendimentos e todos os social e serviços envolvidos, os quais são divididos em: proteção social, vigilância social e defesa civil e defesa social e institucional. A que se refere a vigilância social¿
é uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações por território, sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.

Outros materiais