Buscar

Atividades de português de 1º a 5º ano

Prévia do material em texto

Portifólio de Fundamentos e Metodologias da Língua Portuguesa
Profª Dr. Samantha Dias
2016/2
Aluna: Amanda Oliveira de Almeida
Você já se perguntou o papel da linguagem na vidas das pessoas? Vejamos alguns exemplos:
A linguagem reorganiza os processos de percepção do mundo exterior e cria novas leis dessa percepção;
A linguagem muda essencialmente os processos de atenção do homem;
A linguagem muda essencialmente os processos de memória do homem;
A linguagem permite ao homem desligar-se da experiência imediata e assegura o surgimento da imaginação;
São muito importantes as mudanças introduzidas pela linguagem na reorganização da vivência emocional;
A linguagem introduz novas formas de comportamento individual, ao possibilitar que uma ação seja executada apenas com base em introdução discursiva, dispensando qualquer reforço de condicionamento comportamental.
Fragmento da pág. 17 do livro Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa: Linguagem e Pensamento (Dado na aula de 16/08/2016)
Vamos criar um produto inovador?
Seria possível um produto mudar o ensino de português na escola? Não, mas brincamos que sim...apresento a vocês o “Capacyteytor da Língua Portuguesa”, só podia ser um produto das Organizações Tabajara!
Com ele o professor deposita diretamente no cérebro dos alunos os conhecimentos necessários para uma escrita perfeita, para uma oralidade impecável e claro com o Capacyteytor o professor consegue atingir seu maior objetivo: a aprendizagem significativa do aluno!! É ou não é um produto sensacional?
Seria cômico, senão fosse trágico!
Português formal X Português Coloquial
A língua coloquial, por ser descontraída, relaciona-se com a fala (língua oral), enquanto a culta, com a escrita gramatical formal.
Caligrama
Caligrama é um tipo de poema visual nomeado e popularizado nos primórdios das vanguardas históricas do século XX, que se expressa através de uma original disposição gráfica do texto escrito, formando uma espécie de pictograma e representando um símbolo, objeto real ou figura que é a própria imagem principal do poema.
“A carta que sempre quis escrever...mas nunca tive oportunidade”
	Muitas vezes temos coisas a dizer para nós ou para alguém muito próximo, mas por medo, por vergonha ou por falta de palavras deixamos isso preso em nós. Essa atividade instiga justamente isso, que nós libertássemos e disséssemos tudo que está preso em nós.
Aproveitando você sabe os elementos de uma carta? Vamos relembrar? São eles: 
Local e data da escrita
Destinatário (Para quem é a carta)
Conteúdo/Texto
Rementente (Quem escreveu a carta)
P.S. (Post scriptum, do Latim “Escrito depois é um elemento opcional nas cartas, serve para escrever alguma informação após o encerramento dela.)
Técnicas de construção e contação de histórias:
Reconto: Pegue uma história e junto com seus alunos reescreva ela, alterando elementos dela, como por exemplo: se na história há frutas podem trocar por livros. Depois dívida a turma em grupos e peça que contem a história reescrita aos colegas a sua maneira, ou com crianças menores que elas contem a história original conforme sua memória.
Varal: Consiste em imprimir ou menos pedir que as crianças ilustrem os trechos da história em tamanho A4, preferencialmente papel cartão. E então ir contando e pendurando a história em uma corda com prendedores, até que a história esteja formada. Podemos a história ficar exposta na sala. 
Construção de quadrinhos: Instigar que os alunos construam a história a partir de uma estrutura definida. Com este recurso o professor pode também ensinar recursos de linguagem, como: onomatopeia. Esta atividade é mais aproveitada se feita coletivamente, projetando o recurso.
Palitoches: Consiste em após uma contação de história criar fantoches dos personagens utilizando palitos de picolé ou churrasco. Podendo ser o personagem estruturado ou criação livre das crianças. Podendo as crianças em grupos ou duplas recontarem a história depois.
Varal: Consiste em a professora vestir uma avental e ir montando a história nele. Os personagens e elementos são geralmente de E.V.A ou papel cartão e são afixados na avental com velcro ou fita dupla face. 
Há diversas outras técnicas disponíveis para contação de histórias, a internet está recheada de ideias. Você também pode ser criativo e criar a sua própria técnica de contação.
Técnica de produção textual: Desenho coletivo
Forme pequenos grupos na turma. Distribua a eles pequenos papeis com o nome de uma parte do corpo e uma folha de ofício. Peça então que cada grupo desenhe a sua parte do corpo. Feito isso, monte o personagem em um papel pardo, pedindo que cada grupo explique a importância de sua parte. Este será o personagem da história que será criada, peça aos alunos para darem um nome a ele. Coletivamente os alunos devem criar elementos para as produções textuais, como características pessoais do personagem (personalidade, preferencias), família, profissão, curiosidades, local onde mora ou onde está, entre outros. A partir desses elementos os alunos devem construir uma história que depois podem compartilhar com a turma.
Vamos pensar um pouquinho sobre alfabetização?
Atividades lúdicas de alfabetização e letramento
1) Tabuleiro mágico: The Game
Para cada tabuleiro você vai precisar de uma caixa de ovo e muitas tampas de garrafas. Cole nas tampas silabas diversas e as deixe em um saquinho. Convide então um pequeno grupo de alunos a pegar 24 silabas e colocar nos “picos” da caixa de ovo. Você pode realizar as seguintes atividades:- Instigue-os a moverem as silabas e formarem palavras.
-Dê a eles um coringa (Tampa com S, R ou L)
-Peça que eles separem as silabas das palavras formadas no caderno
- Peça que eles formem palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas
-Faça com eles a classificação dessas palavras quanto a silaba tônica e registre no caderno
-Forme frases com essas palavras ou as use em um texto coletivo
-Faça um bingo de silabas ou um ditado de silabas 
-Faça um caça-palavras em grupo. Dê atilhos para marcarem as silabas
-Explore com eles outros usos para o tabuleiro
2) Atividade com guia telefônico: Jogo do Stop
Distribua um folha de lista telefônica ou jornal para cada estudante. No quadro escreva o que eles devem procurar, como por exemplo: Palavra com letra inicial M, palavra que termine com ÃO, palavra que termine com L, palavra trissílaba, palavra monossílaba, palavra que inicie com C, palavra que contenha S, entre outras. Os alunos devem registrar seu achados no caderno. Pode ser um jogo competivo ou não.
Palavra puxa-palavra
Instigue os alunos a criar frase. Porém depois da primeira todas as outras tem que começar onde a última terminou. Exemplo:
“Hoje eu fui para a escola.
Escola é lugar de aprender.
Aprender é bom.
Bom porque fazemos amizades.
Amizades para a vida.”
As produções devem ser compartilhadas entre os colegas e podem ser ilustradas e coladas em um mural para exposição.
Minha família
Distribua aos alunos uma folha com pessoas em diversas fases da vida e animais como cães e gatos. Peça que eles pintem aqueles que representem sua família e recortem. Dê a eles uma folhas colorida e peça que criem uma casa para essa família. Depois distribua quadrados de papel colorido e peça que eles criem brasões para sua família, cada elemento da família deve ter um brasão. Cole no quadro um papel parte e construa com eles uma linha do tempo por idades dos integrantes da família. Faça uma linha do tempo a parte para os animais de estimação. Feito isto peça que as crianças façam comparações, Qual faixa etária tem mais elementos? Qual que tem menos? Entre outras. Esta atividade trabalha o resgate das relações familiares junto à escola, de forma lúdica, concreta e interdisciplinar. Trabalha áreas como: linguagem, criatividade, diversidade e letramento/numeramento.
Algumas dicas sobre a gramática do português
Atividadesrelativas a área de português para o Ensino Fundamental (de 1º a 5º ano)
1º ano: Grupo: Luana, Mariana, Márcia, Luciane Alves, Juliana, Francelle, Pâmela e Sabrina e Amanda
1) Comunicação e Oralidade
A professora levará uma foto e contará as crianças a história dela e instigará as crianças a também levarem uma foto e contarem sobre elas aos colegas. O objetivo é que aconteçam trocas de experiência e exploração da oralidade e o desenvolvimento das relação interpessoais entre as crianças.
2) Produção textual
As crianças irão construir o seu nome com massinha de modelar feita por eles. Primeiro eles deverão construir a receita da massinha de modelar, copiando do quadro as medidas dos ingredientes e procurando uma figura em revistas que representem aquele ingrediente.
3) Escrita, Gramática e Ortografia
A professora levará as crianças para o pátio e depois fará um ditado com objetos que há no pátio e ao redor delas.
4) Leitura
a) A professora irá projetar a história “Brinquedos” de André Neves e com a turma construirá coletivamente a história do livro.
b) Bingo: A professora entregará aos alunos uma cartela com nomes de objetos que aparecem no livro e sorteará as imagens correspondentes, quando a criança tiver em sua cartela o nome do objeto da imagem deverá circula-la a lápis. A primeira criança a terminar sua cartela deve gritar “BINGO!” e será a vencedora.
5) Curinga do Grupo
No pátio a professora convidará as crianças a brincarem com a música “Hoje eu quero andar de um jeito diferente” 
Hoje eu quero andar de um jeito diferente.
Eu não quero andar pra frente!
(E então a cada estrofe a professora dá um comando diferente, como esses a seguir ou outros que podem ser improvisados)
Para o lado eu vou andar.
Num pé só eu vou pular.
De bumbum no chão eu vou andar.
Eu só quero é girar.
Um gatinho eu vou virar.
Agora eu só vou voar.
Na ponta do pé eu vou andar.
Um bicho preguiça eu vou virar
De barriga me arrastar.
Um trenzinho eu vou formar.
Bem quietinho eu vou sentar.
Todas as atividades serão fotografadas e constituíram um álbum feito pelas próprias crianças ao longo das aulas, cada página do álbum representará uma atividade feita.
2º ano:
Vamos brincar de massinha de modelar?
Receita: 
5 colheres de farinha de trigo
3 colheres de sal
Água
Suco para colorir
Pratinho para misturar
Saquinho para guardar
Modo de preparo:
Misture a farinha, o sal, o suco e a água no pratinho. Depois amasse bem até ganhar a consistência para modelar e divirta-se. Após guarde no saquinho para brincar mais em outro dia.
Dica de leitura sobre alfabetização e português nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
Sequência didática para 2 º ano (Grupo: Amanda, Luana, Mariana, Márcia, Luciane, Juliana, Pâmela)
Boneco Ecológico
Oralidade
Sentados em roda será apresentado para as crianças um “boneco ecológico”. Iremos conversar sobre como se dá o crescimentos das plantas, o que é necessário para que elas cresçam e se desenvolvam. Após iremos construir um boneco ecológico para cada criança.
- O passo-a-passo e outras informações sobre o boneco podem ser acessadas no link: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/confeccionando-um-boneco-ecologico.htm
Leitura
Iremos pesquisar na internet ou em livros na biblioteca como realmente se dá o crescimento das plantas, refletindo se o que tínhamos conversado anteriormente na roda estava de acordo com o que descobrimos na pesquisa.
Escrita
Nossa escrita se dará de forma processual conforme o crescimento do boneco ecológico. A cada dia será feito uma página no livro de registro sobre este trabalho feito pelos alunos.
3º ano:
Sala de aula gamficada!
Gamificação: O termo gamificação está relacionado ao uso de jogos para desenvolver participação, envolvimento e engajamento entre equipes de determinada área de atuação. A gamificação na educação tem a capacidade de tornar as aulas e disciplinas mais atraentes, produtivas e eficientes para alunos e professores.
Fonte: https://www.bhbit.com.br/gamificacao-na-educacao/
Atividade: Produzir um jogo de tabuleiro para o 3º ano, focalizando leitura, oralidade e escrita. 
Grupo: Luana, Mariana, Francelle, Juliana, Sabrina, Themis e Cátia
Jogo Construido: Quebra-cuca
Peças do jogo: Um dado, um tabuleiro, 40 fichas com perguntas e 10 avatares.
4º e 5º anos:
Vamos pensar um pouco sobre o planejamento de fim de ano?
Algumas dicas para os momentos de contação de histórias:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes