Buscar

AVS DE GESTÃO INTEGRADA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Avaliação:  GST1070_AVS_201601000014      Data: 16/12/2016 10:11:07 (A)      Critério: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	TANIA REGINA DOUZATS VELLASCO
LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR
	Turma: 
	Nota da Prova: 5,5      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 777784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ARH utiliza algumas técnicas no ambiente interno e externo. São técnicas do ambiente interno:
		
	
	Treinamento, Pesquisa de Salários e Benefícios e Pesquisa de Mercado de RH.
	
	Higiene e Segurança, Avaliação de Cargos e Relações com Sindicatos.
	 
	Treinamento, Plano de Carreiras e Avaliação de Desempenho.
	
	Recrutamento e Seleção, Pesquisa de Mercado de RH e Relações com Sindicatos.
	
	Recrutamento e Seleção, Treinamento e Avaliação de Desempenho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 9115)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A qual dos processos da Gestão de Pessoas o gestor deveria dar mais atenção quando a organização está partindo para a expansão e a ampliação de suas atividades?
 
		
	
	Processo de pesquisa de clima organizacional. Tem como fundamento a satisfação de seus funcionários, bem como a sua capacidade produtiva para o estabelecimento de novos desafios.
	 
	Processo de agregar pessoas. São os processos de captação e de inclusão de talentos por meio do recrutamento e seleção de pessoas que possuem o potencial adequado para o desenvolvimento e o crescimento competitivo da empresa.
	 
	Processo de retenção de talentos. É o processo que garante a permanência dos funcionários, principalmente dos gerentes e dos líderes de equipes, para a manutenção da qualidade de produtos e de serviços em face do crescimento e da expansão da organização.
	
	Processo de desenvolvimento de talentos internos. Promove os funcionários com o objetivo motivacional de atender à estratégia competitiva da organização.
	
	Processo de desenvolvimento gerencial. Prepara toda a cadeia de comando para novos desafios organizacionais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 179166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabe-se que a Administração remonta à antiguidade e que as organizações existem, visando gerar produtos e/ou prestar serviços que atendam às necessidades de seus clientes. Qual o objetivo que o Sistema de Administração de Recursos Humanos tem?
		
	
	Contribuir para o aumento da produtividade e maior eficiência dos processos de trabalho.
	
	Permitir que as normas da empresa sejam disseminadas com velocidade, pois os colaboradores não têm tempo a perder com os clientes.
	
	Cuidar da sistematização das rotinas e fazer treinamento intensivo nos colaboradores, para que eles saibam o que estão fazendo.
	 
	Cuidar das políticas, práticas e tudo o mais que diga respeito às relações de trabalho, visando a atender às metas e objetivos pessoais e organizacionais.
	
	Fazer com que os colaboradores estejam mais antenados com as práticas da empresa, evitando o improviso de procedimentos que geram ineficiências.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 10999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Administrar uma empresa requer muito mais do que as funções básicas de gerenciamento e gestão - planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações vindas dos clientes, da concorrência, bem como em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico, requerem habilidades humanas com alto grau de refinamento em todos os setores. A própria compreensão do comportamento individual e das equipes em situação de trabalho é relacionada a liderança e poder; estrutura e base de aprendizagem; percepção; atitude; processo de mudança; conflito; dimensionamento de trabalho e etc. Assinale a resposta correta para saber qual é o desafio da Gestão de Pessoas na relação entre pessoas e organizações quanto ao desenvolvimento do potencial competitivo individual e coletivo.
		
	
	A saída para as organizações é cada vez mais a automação de processos e setores na busca pela redução de investimentos relacionados com pessoal. Este cenário é resultado da globalização e do avanço tecnológico que, de maneira geral, estimulam a concorrência desenfreada. A ARH é forçada à recessão interna e a administrar equipes mais enxutas, com indivíduos mais preparados e multitarefas.
	
	A Gestão de Pessoas deve, por meio do processo de recrutamento e seleção, captar profissionais com maior experiência de mercado e aplicar maciçamente treinamentos para buscar o desenvolvimento esperado pela organização.
	
	A gestão de pessoas ou RH tem como desafio maior estabelecer critérios de avaliação de desempenho dos integrantes nas organizações. É unicamente de responsabilidade do RH a elaboração de planos e projetos para a motivação das pessoas, para que estas se comprometam com a estratégia competitiva das organizações.
	 
	A ARH - Administração de Recursos Humanos tem como seu papel de liderança extrair da diversidade humana e da complexidade gerada pela globalização os benefícios para as organizações. Levar em conta a estrutura contingencial e considerar situações específicas para entender à relação de causa e efeito, bem como examinar variáveis tais como o ambiente de trabalho, a tecnologia, a personalidade e a cultura.
	
	É fato que a desmotivação das pessoas retarda o processo evolutivo e competitivo das organizações. A gestão de pessoas tem como desafio maior identificar os indivíduos que exercem suas funções com menor comprometimento e desenvolvê-los, se possível for.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 258998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humanos, assim como os resultados das organizações. São serviços prestados pela ARH, exceto:
		
	
	Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos recursos humanos.
	
	Integrar os recursos humanos.
	
	Desenvolver os recursos humanos.
	
	Mobilizar os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais, recompensando desempenhos, competências e habilidades.
	 
	Assegurar um clima organizacional favorável aos interesses exclusivos da empresa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 14654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O recrutamento é um conjunto de______________ que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e _________ de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um __________________, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos ________________ que ela pretende preencher.
		
	 
	Procedimentos, capazes, sistema de informação, oportunidades.
	
	tarefas, diponíveis, sistema de informação, vagas.
	
	planos, capazes, procedimento, carências.
	
	Procedimentos, capazes, sistema logístico, oportunidades.
	
	Procedimentos, fortes, cartaz, oportunidades.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 13619)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após participar do processo seletivo, os novos funcionários precisam se adaptar à empresa para que consigam apresentar bons resultados. Assim, a importância do processo de integração (socialização) de novos funcionários está em:
		
	
	Estimular o relacionamento interpessoal por meio de eventos de confraternização, nos quais todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos.
	
	Assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, pois contém etapas de avaliação de potencial e desempenho, essenciais para direcionar as ações de desenvolvimento que possibilitarão o crescimento na carreira.
	
	Definir e implantar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidosatravés de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	Permitir às pessoas que trabalham na empresa conhecer os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade adotadas.
	 
	Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 597702)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O método de treinamento individualizado é utilizado para atender às necessidades individuais de cada treinando. Observando os itens abaixo, qual poderia ser considerado inadequado para utilização em um treinamento individualizado?
		
	 
	Mentoring
	
	E-learning
	
	Benchmarking
	
	Coaching
	 
	Brainstorming
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 575089)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando afirmamos que: A existência de vários sindicatos, em um município, representando uma determinada categoria. Estamos falando da existência de uma:
		
	 
	Pluralidade sindical
	
	Associação
	 
	Entidade sindical
	
	Classe econômica
	
	Unicidade sindical
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 11170)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	José Antunes é o gestor de Recursos Humanos de uma indústria metalúrgica de médio porte e foi questionado pelo Diretor Geral sobre as ações planejadas pela sua área para assegurar a integridade física dos funcionários da empresa. Entre os argumentos que José Antunes deve dar ao Diretor temos:
		
	 
	a garantia da integridade física dos recursos humanos será feita por meio de um levantamento de riscos de acidentes e situações que podem levar a doenças ocupacionais, realizados por consultores especializados em Segurança e Medicina do Trabalho que serão contratados e acompanhados pela área de RH para eliminar ou neutralizar esses riscos.
	
	a garantia da integridade física dos recursos humanos é de responsabilidade da equipe da Brigada de Incêndio, que é constituída por funcionários da empresa para promover ações de proteção das pessoas quanto ao risco de acidentes no trabalho. Cabe à Gestão de Recursos Humanos dar todo o apoio logístico para sua realização.
	
	a garantia da integridade física dos recursos humanos é de responsabilidade dos líderes, que devem instruir corretamente seus funcionários para utilizar corretamente as máquinas e os equipamentos de proteção (EPIs), que serão adquiridos pela empresa.
	
	a garantia da integridade física dos recursos humanos deve ser da área de produção, pois conta com pessoal especializado em segurança. Cabe à área de Recursos Humanos promover a formação de multiplicadores internos, capacitando o pessoal de produção para realizar com eficiência seu papel.
	 
	a garantia da integridade física dos recursos humanos pode ser melhorada com treinamentos constantes sobre prevenção de acidentes, realizados pelos técnicos da área de manutenção, com apoio da área de endomarketing na criação dos manuais e cartazes. Cabe à Gestão de Recursos Humanos sensibilizar os líderes para permitir que seus funcionários participem dos treinamentos.

Outros materiais