Buscar

Av2 FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407758334)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O que significa dizer que houve uma ampliação no conceito de saúde? Explique.
		
	
Resposta: a ampliação do conceito de saúde ocorreu com a criação do SUS, que unifica de forma a atender qualquer tipo de pessoa sem nunhuma destinção de credo, cor ou social. A ideía é que todos somos iguais.
	
Gabarito: Gabarito: Ampliar o sentido dos processos de saúde e doença é passar a considerá-los algo mais complexo e diretamente relacionado a fatores sociais, políticos, econômicos, ideológicos e de representação social. Ao fazer isso, a saúde deixa de ser compreendida a partir de uma perspectiva médica curativa, e passa a ser concebida como um processo que envolve promoção e prevenção.  
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407758340)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O corpo apresenta, portanto, duas realidades que se complementam: a realidade social e a física. O quer dizer a realidade social? Explique.
		
	
Resposta: Realidade social é de acordo como seu corpo reage de acordo com o que oferece seu nível social. Uma pessoa mais humilde tem uma alimentação talvez pela dificuldade um pouco não tão saudavel quanto uma pessoa com um nível cultural melhor.
	
Gabarito: Gabarito:A realidade social informa e localiza o sujeito na sociedade: seu papel, sua função, seu status, suas possibilidades e limitações como membro de um grupo. É uma realidade constituída pelas expectativas do grupo sobre o sujeito, a correta observância das regras e normas, limitações e privilégios vinculados à posição que ocupa na sociedade e pelo uso de distintivos que permitem classificar e reconhecer seus portadores (roupas especiais, adornos, marcas na superfície do corpo etc.).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407152733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antropologicamente podemos definir cultura como:
		
	
	Museus e outras formas de retenção de memória dos grupos dominantes.
	 
	Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões;
	
	Aspecto homogeneizante das expressões de povos diferentes;
	
	Função de base eminentemente orgânica;
	
	Aspecto que aproxima humanos de sua ancestralidade biológica;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407175746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que avanços no direito à saúde podem ser localizados na Constituição brasleira recem-promulgada? E quais foram as demandas dos movimentos populares e profissionais de saúde que pesaram na definição desses direitos? Um primeiro aspecto a ser identificado diz respeito a significativa ampliação da noção de saúde contemplada na atual Carta. Ao contrário dos documentos anteriores que reduziam o conceito e, portanto, a extensão do direito à saúde, à simples e restrita assistência médica, encontramos agora uma conceituação ampla e generosa: a saúde "é assegurada mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos". Ademais, aparece incluída na própria definição o direito "ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". ( COSTA, Nilson do Rosário. Direito à saúde na Constituição: um primeiro balanço. Cad. Saúde Pública. 1989, vol.5, n.1 , pp. 98-104 ).
A Constituição Federal de 1988 define a saúde como direito de todos e dever do Estado. Em quais princípios é materializada a responsabilidade do Estado pelas condições de saúde de sua população?
		
	
	Integração; Epidemiologia; Igualdade.
	
	Equidade; Liberdade; Vulnerabilidade.
	
	Integralidade; Universalidade; Desigualdade social.
	 
	Universalidade; Integralidade; Equidade.
	
	Igualdade, Liberdade; Fraternidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407748627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que ano o Estado passou a ter mais responsabilidades com a formulação de políticas públicas que atendessem aos mínimos sociais, momento em que a Assistência Social ganhou status de Política Pública, ou seja, "Dever do Estado e Direito da População"?
		
	
	1930
	
	1986
	 
	1988
	
	1993
	
	1945
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407772446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo BUSS (2007), "Apesar de a riqueza mundial - estimada atualmente em 24 trilhões de dólares anuais - continuar aumentando, cerca de 1,2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem com menos de um dólar por dia, numa situação classificada como":
		
	
	De riqueza negativa
	 
	De extrema pobreza
	
	De pobreza relativa
	
	De falta de teto
	
	De riqueza média
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407772414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. A sigla IDH significa:
		
	
	Índice de Desflorestamento Horizontal
	 
	Índice de Desenvolvimento Humano
	
	Indicador de Demanda Humana
	
	Integrador Decimal de Habilidades
	
	Índice de Desenvolvimento Habitacional
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407736347)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais. Podemos dizer que...
		
	 
	a busca exagerada pelo físico perfeito é radicalizada pelo contexto social e cultural.
	
	a questão da imagem corporal é de natureza meramente psicológica.
	
	o corpo e a saúde não estão submetidos a nenhuma realidade física e social
	
	os usos físicos do corpo independem do conjunto de sistemas simbólicos.
	
	as expectativas do indivíduo recaem sobre o grupo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407604512)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O convívio com outras pessoas e os padrões sociais estabelecidos moldam a imagem corporal na mente das pessoas. A imagem corporal idealizada pelos pais, pela mídia, pelos grupos sociais e pelas próprias pessoas desencadeia comporta mentos esteriotipados que podem comprometer a saúde. A busca pela imagem corporal perfeita tem levado muitas pessoas a procurar alternativas ilegais e até mesmo nocivas à saúde. Revista Corpoconsciência. FEFISA, v. 10, nº 2, Santo André, jul/dez. 2006 (adaptado) A imagem corporal tem recebido grande destaque e valorização na sociedade atual. Como consequência:
		
	
	A modelagem corporal é um processo em que o indivíduo observa o comportamento de outros, sem, contudo, imitá-los.
	
	O corpo tornou-se um objeto de consumo importante para as pessoas criarem padrões de beleza que valorizam a raça à qual pertencem.
	 
	A ênfase na magreza tem levado muitas mulheres a depreciar sua autoimagem, apresentando insatisfação crescente com o corpo.
	
	O culto ao corpo produz uma busca incansável, trilhada por meio de árdua rotina de exercícios, com pouco interesse no aperfeiçoamento estético.
	
	As pessoas adquirem a liberdade para desenvolver seus corpos de acordo com critérios estéticos que elas mesmas criam e que recebem pouca influência do meio em que vivem.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407736395)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"O indivíduo que se sente em pecado perde o controle sobre sua vida e sobre suas escolhas, podendo, no limite, entregar-se à morte, tal é a força das regras morais, elaboradas socialmente". Lançamos mão do repertório sociocultural para entender o porquê do fenômeno, visto que o conceito de saúde estar atrelado
		
	 
	ao resultado de uma produção social expressa pela qualidade de vida individual ou coletiva.
	
	à conseqüência de acesso a bens de consumo e lazer.
	
	às várias expressões de felicidadee prazer constantes que frustradas desencadeiam o quadro.
	 
	às condições de existência das pessoas no seu aspecto individual.
	
	ao auto-financiamento e a responsabilidade individual de cada um.

Outros materiais