Buscar

Estacio Prova Educacao Especial 2p

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	
	Avaliação: CEL0249_AV_201603021061 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: LUCIA 
	Professor:
	REGINA FATIMA CURY AZEVEDO
	Turma: 9016/AC
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 28/11/2016 10:28:19 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603794318)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Desde a Antiguidade até os dias de hoje, podemos observar uma longa trajetória de transformações em relação ao movimento de inclusão social da pessoa com deficiência. Acompanhando a história da Educação Especial no Brasil, observamos que diferentes paradigmas orientaram as propostas para o atendimento destes alunos. Que paradigmas são esses? Comente.
	
	
	
Resposta: Os paradigmas da inclusão social . quebrar as barreiras do preconceito, todas as pessoas tem direito de frenquentar a escola e os portadores de necessidades especiais tem direito de ter o acompanhamento de profissionais , escola com acessibilidade , acompanhamento para desenvolver .
	
Gabarito: Paradigma médico-assistencialista: objetivo de cuidar e proteger; pouca ênfase no trabalho pedagógico. Paradigma de serviços: ênfase na oferta de serviços especializados que o aluno com uma deficiência deve frequentar como condição para atingir o nível de escolarização desejado e somente depois ser inserido no ensino regular (classe especial, escola especial). Paradigma de suportes: inclusão direta do aluno em classe comum da escola regular e atendimento educacional especializado no turno oposto da escola oferecendo apoio e suporte necessário para sua escolarização (escola inclusiva). 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603065466)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Ao ter um aluno identificado como portador de Altas Habilidades e Talentos, quais são os procedimentos legais que o professor pode ter para encaminhá-lo nos estudos? 
	
	
	
Resposta: o professoar prescisa desenvolver tarefas educativas que prenda a atenção do aluno com Altas Habilidades , visando ao desenvolvimeno de respostas educativas que atijam a todos os alunos , este aluno desenvolvera sem atrapalhar os demais , todos envolvidos no aprendizado.O mais importante de tudo é prender a atenção deste aluno portador de AH para não atrapalhar a turma.
	
Gabarito: 
No Brasil, a política educacional do Ministério da Educação aponta para duas alternativas: programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração dos estudos (LDB 9.394/96, art. 59, inciso II) ou uma combinação de ambos. 
A criança com altas habilidades/superdotação precisa de um programa específico baseado em suas características individuais, para suprir e complementar suas necessidades, favorecendo sua criatividade e seus interesses. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603599033)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A história da Educação Especial revela diferentes concepções de educação em relação ao trabalho de escolarização do aluno com deficiência. Assinale a única opção que fundamenta o trabalho numa escola inclusiva: 
	
	
	 
	É concebida como uma instituição educacional à parte do sistema geral. 
	 
	Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem com parte dos alunos que não apresentam deficiência. 
	 
	Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino. 
	 
	Organiza o trabalho em classes especiais para alunos com deficiência.
	 
	Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603660888)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, aprovou o documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é:
	
	
	 
	Referencial Curricular Nacional para a Educação.
	 
	Plano Nacional de Educação
	 
	Declaração de Salamanca.
	 
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	 
	Declaração de Educação para Todos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603267480)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Educação Inclusiva requer um novo modelo de escola em que é possível o acesso e permanência de todos os alunos. Assinale a afirmativa que apresenta a orientação que deve ser adotada pela escola para tornar-se inclusiva:
	
	
	 
	Substituir mecanismos de discriminação por procedimentos que favoreçam a seleção dos grupos. 
	 
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos que favoreçam a segregação social e aprendizagem. 
	 
	Substituir mecanismos de inclusão por processos de trabalho individuais.
	 
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos de identificação e remoção de barreiras para aprendizagem
	 
	Substituir mecanismos de segregação social por processos discriminatórios.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603064710)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Aline é aluna do sétimo ano de escolaridade de uma escola pública, possui paralisia cerebral e utiliza uma prancha de alfabeto para se comunicar na sala de aula com os amigos e professores. A prancha de alfabeto é uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência, é uma adaptação de acessibilidade chamada: 
	
	
	 
	Figuras Geométricas
	 
	Motor
	 
	Sorobã
	 
	Tecnologia assistida
	 
	Ábaco móvel
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603268505)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao planejar o trabalho pedagógico que será realizado junto ao aluno com deficiência intelectual o professor deverá avaliar como se manifestam algumas características importantes desse educando. Assinale a característica que não diz respeito ao aluno com deficiência intelectual:
	
	
	 
	apresenta alterações e defasagens nas estruturas mentais para o conhecimento 
	 
	necessita de um espaço de ensino-aprendizado que seja facilitador e estimulador de suas potencialidades 
	 
	apresenta dificuldades na construção de conhecimento 
	 
	necessita de apoio para sua alfabetização com ênfase no ensino de Libras 
	 
	apresenta dificuldade na demonstração de sua capacidade cognitiva 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603072936)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O gestor de uma escola de ensino fundamental recebeu o responsável por um aluno com deficiência intelectual que solicitou a matrícula de seu filho na escola regular. A atitude correta desse gestor, seguindo a proposta inclusiva de educação para o aluno com deficiência intelectual será: 
	
	
	 
	Criar uma classe especial para alunos com deficiência intelectual na escola regular. 
	 
	Matricular o aluno e encaminhar para a escola especial mais próxima. 
	 
	Matricular o aluno nesta escola inserido numa classe comum e oferecer um sistema de apoio e suporte adequado. 
	 
	Não matricular o aluno e primeiro comunicar o fato para o órgão administrativo responsável pelo acompanhamento e supervisão das escolas regulares. 
	 
	Encaminhar esse aluno para uma escola especial que atende outros alunos com as mesmas características e com apoio e suporte adequados. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603072946)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com a proposta bilíngüe de educação para o aluno surdo, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como: 
	
	
	 
	a primeira língua da pessoa surda. 
	 
	uma língua estrangeira para a pessoa surda. 
	 
	uma língua escrita para a pessoa surda. 
	 
	uma língua complementar para a pessoa surda 
	 
	a segunda língua da pessoa surda. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603591992)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Mariana é professora do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola  pública e terá que encaminhar possíveis alunos que apresentam altas habilidades/superdotação para
um processo de avaliação. 
Mariana encaminhou a aluna Luísa que apesar de,  nem sempre alcançar  as melhores notas da escola  e não ser reconhecida  por suas habilidades acadêmicas,  se destaca pelas habilidades de pensamento criativo. Demonstra grande imaginação e habilidade em gerar ideias interessantes, possui criatividade na forma de escrever ou falar e de apresentar suas aptidões e competências. Luisa possui independência de pensamento e de ideias.
A atitude da professora Mariana, em encaminhar a aluna Luisa para avaliação foi:
	
	
	 
	errada, pois para ser considerada uma aluna com altas habilidades/superdotação, Luisa precisa primeiro ter o reconhecimento nas habilidades acadêmicas.
 
	 
	correta, pois a professora Mariana precisa encaminhar todos os alunos, quem deverá identificar possíveis casos são os especialistas. Mariana, como professora, deve apenas repassar o conteúdo programático da disciplina. 
 
	 
	errada, pois não é a professora Mariana que precisa estar atenta quanto ao comportamento de seus alunos. Somente o psicólogo educacional poderá verificar possíveis caracterísitcas dos alunos da professora Mariana.
 
	 
	errada, Mariana deve se recusar a ter preocupação com outras questões a respeito do desenvolvimento de seus alunos. Ela é professora, sua função é apenas repassar o conteúdo programático durante suas aulas.
	 
	correta,  pois o  pensamento criativo ou produtivo são características que estão incluídas no processo de identificação de possíveis  alunos com altas habilidades/superdotação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes