Buscar

Estacio Prova Pesquisa e Pratica 2p

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	
	Avaliação: CEL0469_AV_201603021061 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: LUCIA 
	Professor:
	WILNA MELLO DE SOUZA
	Turma: 9007/AE
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 29/11/2016 09:28:32 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603686260)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	O que é, para Demo (2001), a pesquisa como princípio educativo?
	
	
	
Resposta: Principio Educativo é da educação inicial,como metodos, planejamento, visando sempre o aprendizado
	
Gabarito: E a utilização da pesquisa no processo ensino aprendizagem tanto do ensino superior como na educação básica. Os professores devem usar a pesquisa para estimularem os alunos a serem críticos, investigativos, questionadores e a buscarem respostas para as questões, cognitivas, sociais e cotidianas que lhes for imputado e não somente reproduzir o que os ouros transmitem,
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603036847)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A reflexão sobre a prática está associada a uma postura investigativa em que o professor precisa ser capaz de compreender, refletir, adaptar e programar criticamente suas ações. Como educador em formação, posicione-se sobre isto sucintamente:
	
	
	
Resposta: Postura investigativa é a pautada na pesquisa ,professor autonomo, conhecedor do conteudo, capaz de fazer das aulas o momento de aprendizado , aulas com conteudo dinamimico, fazendo os alunos pensarem , entender o porque daquela materia . Professor inovador com pensamento compreensivo,mente aberta.
	
Gabarito: A postura investigativa do professor está relacionada com a busca de contínuo aperfeiçoamento de seu fazer através do estudo, da pesquisa e da reflexão, propondo-se a uma avaliação de suas ações docentes. Refletir sobre a prática docente significa também uma busca pela superação dos obstáculos à aprendizagem dos alunos, em que o professor se reconhece como partícipe, como articulador de saberes e nunca como transmissor de conhecimentos, reconhecendo que a aprendizagem é um processo compartilhado em que alunos e professor aprendem.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603735895)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma das primeiras questões que começamos a estudar na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação é a problemática em torno do conhecimento. Por conhecimento compreendemos a capacidade humana de produzir sentidos e significados para as coisas existentes e de como nos relacionamos com ela. Sendo assim, nos deparamos com diferentes tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade. São eles: o conhecimento espontâneo (senso comum), o conhecimento mítico-religioso; o conhecimento artístico, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. Dentre os enunciados abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao conhecimento científico:
	
	
	 
	É um tipo de conhecimento sistemático, rigoroso, radical, preciso, investigativo e se estrutura a partir do método de pesquisa.
	 
	É um tipo de conhecimento especulativo da realidade sem aplicação prática.
	 
	É um tipo de conhecimento racional mediante conceitos, ou seja, se constitui num esclarecimento de conceitos, cuja significação não pode ser ofertada de forma empírica, tais como o conceito de bem, verdade, belo, bom, verdade, justiça, método, pesquisa etc.
	 
	É um tipo de conhecimento que descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação mais detalhada. É o primeiro tipo de conhecimento da humanidade.
	 
	É um tipo de conhecimento que decorre da tradição cultural de um povo, não é datado e não tem autoria. A verdade é revelada ao homem e não se presta ao questionamento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603589754)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As dimensões da formação dos profissionais da educação do Curso de Pedagogia da UNESA, estão fundamentados nos seguintes pressupostos teórico-metodológicos, exceto: 
	
	
	 
	O docente, no exercício de sua própria prática pedagógica, situa-se como formador e formando da relação que se estabelece entre o ato de ensinar e o de aprender nas relações humanas.
	 
	Assumir a prática pedagógica como um processo de transmissão de conhecimentos, entendendo que os conteúdos devem ser repassados de forma a contemplar as gerações futuras com os conhecimentos desvendados pelas gerações anteriores.
	 
	O curso deve ser compreendido como locus privilegiado para se repensar as mais variadas práticas educativas da sociedade contemporânea. 
	 
	Pensar, refletir, analisar e discutir as diversas e novas formas de compreensão da realidade, como possibilidade efetiva de construção de um novo homem e de uma nova sociedade.
	 
	A docência como ação intencional, crítica e cientificamente fundamentada, que leve à aprendizagem significativa do aluno e não se limite à mera transmissão de conhecimentos e verdades pré-estabelecidas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603288051)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Marcondes (2006), escolástica é um termo que designa todos que pertencem a uma escola de pensamento e ensino que compartilha os dogmas do cristianismo. Em 1070 a reforma gregoriana decretada pelo papa Gregório VII estabeleceu que cada abadia e catedral tivesse uma escola com os elementos básicos da época: trivium (gramática, lógica e retórica) e quadrivium (música, geometria, aritmética e física), formando assim o septrivium (sete artes liberais). Portanto, a escolástica que surgiu em torno dos sécs. XI e XII ficou conhecida como:
	
	
	 
	Filosofia Renascentista
	 
	Filosofia Grega
	 
	Filosofia Moderna
	 
	Filosofia Medieval
	 
	Filosofia Romana
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603735963)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. É um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica . Diz respeito a processos individuais de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e culturas, a determinantes e estruturas de produção e poder, a concepções de mundo e de homem. Logo, quando a concepção de educação por parte do professor é exclusivamente pautada na ideia de que o conhecimento científico não deve ser questionado e, portanto, repassado como verdade absoluta, estamos tratando de um modelo didático:
	
	
	 
	Transformador.
	 
	Libertador
	 
	Dialógico.
	 
	Problematizador.
	 
	Conservador
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603729406)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os anos da ditatura, é a possibilidade de se resgatar uma memória histórica e relembrar o que e como se viveu aqueles anos, e, para os que não viveram, é a possibilidade de conhecer uma parte de nossa história com olhares diferentes e refletir sobre o que somos hoje. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que teve início nas discussões da Constituinte de 1946, foi finalmente aprovada como a primeira Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 
	
	
	 
	1961 
	 
	1946 
	 
	1981 
	 
	1971
	 
	1996 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603292936)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Todos os trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, monografias e teses têm regras na sua formatação. Essas regras são instituídas para serem obedecidas no Brasil inteiro, em qualquer área do conhecimento. Para tanto, no Brasil essas normas foram construídas por uma entidade conhecida como: 
	
	
	 
	ENADE
	 
	ENEM
	 
	CNPQ
	 
	MOBRAL
	 
	ABNT 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603288466)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O Decreto no: 6.303, de 12 de dezembro de 2007 estabelecia a Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC) como responsável por:
	
	
	 
	Formular, propor e planejar políticas e programas
de Educação a Distância.
	 
	Formular políticas e programas de Educação a Distância.
	 
	Formular, propor, planejar e avaliar políticas e programas de Educação a Distância.
	 
	Formular, propor, planejar, avaliar e supervisionar políticas e programas de Educação a Distância.
	 
	Formular e propor políticas e programas de Educação a Distância.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603761433)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quanto à finalidade do curso de pedagogia, que dispõe o Parecer CNE/CP 05/2005: O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na 
	
	
	 
	Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. 
	 
	Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em todos os cursos de Ensino Médio, além das organizações não governamentais
	 
	Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.
	 
	Em toda a Educação Básica e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Superior.
	 
	Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais