Buscar

gestao escolar e adiminstracao pedagogica. nota 8,2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

nota:8.2
Disciplina(s):
Gestão Escolar, Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Questão 1/5 - Gestão Escolar
Analise a citação a seguir:
“A organização dos segmentos da escola via colegiados é uma alternativa de descentralização do poder do Estado ou do sistema de ensino para as comunidades escolares. Os colegiados são instituídos nas escolas como resultado das discussões e implementações dessa forma de gestão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 133.
Com base no texto apresentado acima e no livro-base Gestão Educacional, discorra sobre o colegiado.
Nota: 20.0
O colegiado é um órgão de decisões e de análise dos problemas da escola, representa a superação da prática do individualismo e do grupismo. Cabe ao colegiado organizar a gestão da escola com a participação de representantes de todos os segmentos, tornando a prática pedagógica um espaço de aprendizagem. É “um órgão coletivo, consultivo e fiscalizador, e [que] atua nas questões técnicas” (p. 134).
Resposta:
Os colegiados são instituídos nas escolas como resultado das discussões e implementações dessa forma de gestão. 
 A gestão colegiada como uma forma de articulação entre ação educativa e administrativa escolar e como uma possibilidade para superar os processos centralizados e fundamentados em decisões de natureza técnica e burocrática, para incorporar decisões nascidas de articulação dos interesses e concepções diferenciadas dos diversos segmentos sociais.
Questão 2/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Falar em qualidade social da educação é falar de uma nova qualidade, onde se acentua o aspecto social, cultural e ambiental da educação, em que se valoriza não só o conhecimento simbólico, mas também o sensível e o técnico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016. 
A partir da citação anterior e do texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade, podemos afirmar que o que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade. Sendo assim, responda à seguinte questão: quais são as bases que sustentam uma educação de qualidade?
Nota: 6.0
Há duas bases que sustentam uma educação de qualidade. Uma é a compreensão do papel do PPP na escola e a outra é o conceito de gestão democrática que baliza seu desempenho tem sido influenciada de forma significativa pelas políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais. O que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o projeto político-pedagógico e a gestão democrática (Projeto político-pedagógico e gestão democrática, p. 163).
Resposta:
As bases que sustentam uma educacao de qualidade são: Professores capazes de fazer não só que os alunos decorem a matéria mais sim que façam com que eles entendam de verdade o que e passado para eles. Educação vem desde o berço de cada um, pelos seus pais. A cultura de cada um também influencia nessas bases da educacao de qualidade, se todos pudessem ter uma boa escola, boa merenda e bons professores seriamos um pais bem melhor.
Questão 3/5 - Gestão Escolar
Analise o extrato de texto a seguir:
“Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino com um todo e de coordenação das escolas em especifico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 35.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, a aplicação efetiva de uma gestão democrática dentro da escola ainda passa por limitações. Quais são essas principais limitações?
Nota: 20.0
As limitações impostas ao pleno desenvolvimento da gestão pedagógica democrática nos dão a noção de que ainda há a precarização das escolas públicas, decorrentes de pouca destinação de verbas. Pouco é feito para melhorar o ambiente escolar em termos de promover a escola com laboratórios, bibliotecas e áreas de esporte e recreação. Desatenção dada à formação continuada dos professores, que se sujeitam a receber salários incompatíveis com sua competência humana, técnica e política (p. 131).
Resposta:
As limitações são: Precarização das escolas publicas, decorrentes da pouca destinação de verbas e a Desatenção dada a formação continuada dos professores que se sujeitam a receber salários incompatíveis com sua competência humana, técnica e politica. 
Questão 4/5 - Gestão Escolar
Analise o fragmento de texto a seguir:
“Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 122.
Com base no texto apresentado acima e no livro-base Gestão Educacional, responda corretamente à seguinte questão: o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola?
Nota: 20.0
Para podermos ter realmente uma gestão democrática dentro da escola, acreditamos que a tarefa deve consistir, inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Também há a necessidade de os diretores juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea (p. 121-122).
Resposta:
O que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola é a possibilidade de um planejamento participativo a partir do momentos em que todos demonstrem um papel atuante, de caráter decisório e influenciante quanto ao planejamento. A participação efetiva no processo do planejamento é fundamental importância, a partir dos momentos em que se concebem os instrumentos e métodos eficazes consegue-se chegar aos resultados desejados sem ultrapassar limites e efetivando o caráter democrático da gestão. A tarefa de tornar a gestão da escola em uma gestão democrática deve consistir inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.
Questão 5/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere a seguinte citação:
“A gestão democrática é um princípio consagrado no artigo 206, inciso I, da Constituição Federal, e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. A LDB (Lei 9.394, de 1996) define também normas de gestão democrática do ensino público na educação básica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/109/298>. Acesso em: 20 set. 2016. 
A partir da citação anterior e do texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade, quais são as concepções norteadoras da gestão democrática da escola? Justifique sua resposta.
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “I - Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes. [...] A gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno
na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. [...] A gestão democrática implica necessariamente o repensar da estrutura de poder da escola, tudo em vista de sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que elimina a exploração; da solidariedade, que supera a opressão; da autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera executora” (Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade, p. 166).
Resposta:
As concepções norteadoras da gestão democrática são da escola: A participação dos profissionais da educacao na elaboração do PPP (Projeto 
Politico Pedagógico) e a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares equivalentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais