Buscar

BDQ Adm Estrategica

Prévia do material em texto

Administração Estratégica
Questão 1:
O processo de Administração Estratégica é uma sequencia de etapas, que incluem estratégias diversas que deverão incluir tarefas e atividades que poderão ser uteis para entender as opções de uma organização.
Interprete e marque a sequencia correta deste processo.
Resp: Diagnostico da situação atual/ Analise interna e ambiental / Formulação Estratégica/ Implementação/ Controle.
Questão 2:
A analise do ambiente externo permite que as empresas identifiquem ameaças e oportunidades para os seus negócios. Esta analise gera informações para a decisão gerencial da organização. Barney, J.b, e Hesterly W S Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Com base na situação acima, identifique o elemento do radar ambiental que foi avaliado no caso a seguir: Os brasileiros estão sempre preocupados com o que acontece nas passarelas dos grandes centros de moda no mundo. Após desfiles do ultimo verão europeu, diversos estilistas brasileiros encomendaram tecidos em variadas cores neon. Qual elemento do radar ambiental foi avaliado?
Resp: Tendências Culturais
Questão 3:
O processo de administração estratégica segue tipicamente a sequencia que começa com (1) uma analise da situação dos ambientes geral e operacional da organização, incluindo recursos internos e públicos interessados internos e externos; (2) estabelecimento de direção estratégica, refletida na declaração de missão e na visão organizacional; (3) formulação de estratégias especificas; e (4) implementação da estratégia. Com relação a afirmação acima, leia atentamente as assertivas a seguir e assinale posteriormente a alternativa CORRETA. I- Ao fazer uma analise da situação, todos os públicos interessados dentro e fora da empresa, bem como quaisquer outras forças externas importantes, devem ser analisados. II- A direção estratégica esta relacionada às metas e aos objetivos de longo prazo da organização. III- Formulação da estratégia é o processo de analise das oportunidades e ameaças e das forças e fraquezas para posterior definição dos rumos organizacionais. IV- A parte relativa à implementação da estratégia consiste em administrar relações com os públicos interessados e com os recursos organizacionais de forma a mover a organização para executar de forma bem-sucedida suas estratégias, de acordo com a direção estratégica da empresa:
Resp: d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 
Questão 4:
O proposito da administração estratégica é assegurar que a empresa se integre apropriadamente a seu ambiente porque ....
Resp: Os ambientes estão mudando constantemente e afetando as metas organizacionais.
Questão 5:
Uma organização realizou uma analise swot e decidiu por atuar em um novo mercado geográfico com produtos já existentes em seu portfólio de produtos. Um dos fatores relevantes para essa decisão foi o fato de que sua marca e seus produtos foram lembrados por 60% dos clientes do novo loca de atuação entrevistados em uma pesquisa para esse fim. Diante dessa informação, a marca e os produtos dessa empresa podem ser definidos como uma:
Resp: Força
Prova 2
Questão 1
O processo de Administração Estratégica é uma sequencia de etapas, que incluem estratégias diversas que deverão incluir tarefas e atividades que poderão ser uteis para entender as opções de uma organização.
Interprete e marque a sequencia correta deste processo.
Resp: Diagnostico da situação atual\ analise interna e ambiental\ formulação estratégica\ implementação \ controle
Questão 2
A analise do ambiente externo permite que as empresas identifiquem ameaças e oportunidades para os seus negócios. Esta analise gera informações para a decisão gerencial da organização. Barney, J. B. e Hesterly, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Com base na situação acima, identifique o elemento do radar ambiental que foi avaliado no caso a seguir: Os brasileiros estão sempre preocupados com o que acontece nas passarelas dos grandes centros da moda no mundo. Após desfiles do ultimo verão europeu , diversos estilistas brasileiros encomendaram tecidos em variadas cores neon. Qual elemento do radar ambiental foi avaliado?
Resp: Tendências Culturais
Questão 3
O processo de administração estratégica segue tipicamente a sequencia que começa com (1) uma analise da situação dos ambientes geral e operacional da organização, incluindo recursos internos e públicos interessados internos e externos; (2) estabelecimento de direção estratégica, refletida na declaração de missão e na visão organizacional; (3) formulação de estratégias especificas; e (4) implementação da estratégia. Com relação à afirmação acima, leia atentamente as assertivas a seguir e assinale posteriormente a alternativa Correta. I- Ao fazer uma analise da situação, todos os públicos interessados dentro e fora da empresa, bem como quaisquer outras forças externas importantes, devem ser analisados. II- A direção estratégica esta relacionada às metas e aos objetivos de longo prazo da organização. III- Formulação da estratégia é o processo de analise das oportunidades e ameaças e das forças e fraquezas para posterior definição dos rumos organizacionais. IV- A parte relativa à implantação da estratégia consiste em administrar relações com os públicos interessados e com os recursos organizacionais de forma a mover a organização para executar de forma bem-sucedida suas estratégias, de acordo com a direção da empresa.
Resp: d) Apenas as assertivas I, II E IV estão corretas
Questão 4
O proposito a administração estratégica é assegurar que a empresa se integre apropriadamente a seu ambiente porque ----------------.
Resp: Os ambientes estão mudando constantemente e afetando as metas organizacionais. 
Questão 5 
Uma organização realizou uma analise SWOT e decidiu por atuar em um novo mercado geográfico com produtos já existentes em seu portfolio de produtos. Um dos fatores relevantes para essa decisão foi o fato de que sua marca e seus produtos foram lembrados por 60% dos clientes do novo local de atuação entrevistados em uma pesquisa para esse fim. Diante dessa informação, a marca e os produtos dessa empresa podem ser definidos como uma:
Resp: Força
Prova 3
Questão 1
O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michel Porter em 1979 e tem por objetivo a analise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes\consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e
Resp: Grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado.
Questão 2 
São fatores que afetam as organizações e estão presentes no ambiente de tarefas, ou microambientes, Exceto:
Resp: Recursos Organizacionais
Questão 3
Ao entrar em determinada instituição de Ensino Marcelo viu a seguinte frase numa placa na parede: Educar para transformar: Integramos academia e gestão para oferecer uma educação transformadora ao maior numero de pessoas, criando impacto positivo para a sociedade. Essa declaração corresponde ao conceito de:
Resp: Missao
Questão 4
Dentro do contexto do Planejamento estratégico podemos identificar três níveis de planejamento. São eles: 
Resp: Os níveis Estratégico, Tático e Operacional
Questão 5
As mesmas criticas mencionadas para a escola de design são mantidas na Escola de Posicionamento, especialmente quanto: 
Resp: Á separação entre pensamento e ação, em que a formulação é feita no topo por meio do pensamento consciente baseado em analise formal e, a implementação é realizada no nível operacional, mais baixo, onde são realizadas as execuções dos processos.
Prova 4
Questão 1
A ideia que não deve ser comtemplada em termos de Estratégia Empresarial é:
Resp: O conceito de estratégia é aplicável somente a empresas.Questão 2
O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e
Resp: a) Grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado.
Questão 3
São fatores que afetam as organizações e estão presentes no ambiente indireto, ou macroambiente, Exceto:
Resp: Concorrência
Questão 4
Considere as 5 afirmativas a seguir e assinale a opção correta dentre os itens de A até E. (___ de 1,0) 1. A origem do estudo das estratégias empresariais está fundamentada nos conceitos militares de como vencer inimigos; e o mercado era visto como batalha a ser vencida. 2. As mudanças mais profundas sobre estratégias de negócios aconteceram após a Revolução Francesa quando, além da competição, surgiu a necessidade do mercado considerar o passado dos concorrentes. 3. As decisões táticas costumam ser o resultado e a materialização das decisões estratégicas e das decisões operacionais, e só podem acontecer depois que essa duas estiverem sido definidas; costumam ser decisões cotidianas, de curto prazo. 4. Em relação aos níveis de decisão, geralmente, as decisões estratégicas caracterizam-se por envolver, principalmente os executivos do grupo diretivo, impactar toda a organização e repercutir a longo prazo. 5. Uma das definições de Administração Estratégica é: Processo de planejar, executar e controlar/avaliar, conduzindo a organização por meio de estratégia ampla das áreas funcionais - marketing, operações, pessoal e finanças.
Resp: 
Falso – 3,4 e 5 são todas falsas
Falso – 2,3 e 4 são todas verdadeiras
Falso – 1,2 e 3 são todas falsas
Verdadeiro - 4, 5 e 1 são verdadeiras
Falso – 5,1 e 2 todas são falsas
Questão 5
Um dos modelos de elaboração de um Planejamento Estratégico é o Modelo apresentado por Peter Wright o qual estabelece que este processo de elaboração deva ser dividido em quatro etapas, a saber: Etapa de Analise, de Formulação, de Implementação e de Controle. Escolha dentre as alternativas abaixo a que possui uma ação que deve ser executada na Fase de Analise:
Resp: A definição de Missão da organização.
Prova 5
Questão 1
Certo e Peter (2004) destacam diversos aspectos importantes do ambiente interno de uma organização. Abaixo há uma lista de aspectos do ambiente interno. Marque o único aspecto que não se enquadra nesta lista.
Resp: Tendências politicas e culturais
Questão 2
Certo e Peter (2004) destacam diversos aspectos importantes do ambiente interno de uma organização. São elementos dos aspectos organizacionais, Exceto:
Resp: Estratégia de preço da organização
Questão 3
Rafael esta trabalhando na analise do ambiente interno da organização em que trabalha. Ele esta analisando o sistema de avaliação e desempenho. Certo e Peter (2004) qual grupo de aspectos importantes do ambiente interno Rafael esta analisando?
Resp: Pessoal
Questão 4
Kotler (1999) destaca que o ambiente externo é composto de cinco forças macro ambientais. Qual dessas forças considera o código de defesa do consumidor?
Resp: Politico-Legais
Questão 5
Considerando as diversas afirmações e pensamentos sobre análise ambiental, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: 
I - A análise dos fatores internos e externos é uma das práticas utilizadas para entender a situação global das organizações. 
II - O processo de Administração Estratégica começa com a análise do ambiente. 
III - O propósito da análise ambiental é avaliar o ambiente interno, de modo que se possa agir adequadamente.
IV - O ambiente empresarial é estático e nele atuam constantes quantidades de forças de diferentes dimensões e naturezas estáveis.
Resp: Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Prova 6
Questão 1
Certo e Peter (2004) destacam diversos aspectos importantes do ambiente interno de uma organização. São elementos dos aspectos organizacionais, EXCETO:
Resp: Estratégia de preço da organização 	
Questão 2
Frederico Cesar Mafra Pereira destaca que existem três tipos ou níveis de estratégias organizacionais que devem ser formuladas e implantadas de maneira inter-relacionada. A estratégia que refere-se ao segundo nível de definição estratégica e determina que movimentos de mercado a empresa deve realizar para posicionar-se favoravelmente diante de seus concorrentes é a estratégia:
Resp: Competitiva 
Questão 3
Considerando os conflitos existentes entre os diversos grupos interessados nas empresas, qual deles ocorre em função da variável preço?
Resp: Fornecedores x Clientes
Questão 4
Dentre as estratégias competitivas genéricas de Michel Porter, qual delas objetiva atender muito bem a um mercado determinado?
Resp: Foco
Questão 5
No processo de elaboração do planejamento estratégico, cabe à área responsável pela sua construção:
Resp: Realizar um diagnostico da situação da organização, avaliando suas principais forças e fraquezas, localizadas em seu ambiente interno. 
Questão 6
Considerando os conflitos existentes entre a Alta Administração e os Acionistas, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - Ao tentar atender a seus interesses pessoais, a Alta Administração pode maximizar o preço de ação, reinvestindo os lucros na expansão, aumentando o patrimônio líquido, e em contrapartida, reduzindo dividendos pagos aos acionistas. II - O gerente, funcionando como árbitro de decisões, gera informações orçamentárias que podem aumentar os conflitos. III - Como árbitro de decisões, a ação do gerente transcende o mero registro de dados e é focada no processo. IV - O papel do gerente, como árbitro de decisões, não deve ser feito pela alta administração.
Resp: Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
Questão 7
Rafael está trabalhando na análise do ambiente interno da organização em que trabalha. Ele está analisando pesquisa e desenvolvimento e o uso de tecnologias. Segundo Certo e Peter (2004) qual grupo de aspectos importantes do ambiente interno Rafael está analisando?
Resp: Produção
Questão 8
Rafael trabalha numa empresa que busca ser eficiente por excelência. Para tal adota os seguintes comportamentos: é centralizadora, é dotada de univocidade e é meritocrática. O tipo de liderança utilizada na empresa de Rafael é baseada em que teoria?
Resp: Da burocracia
Questão 9
A analise Swot é uma da ferramenta gerencial para estudar, de forma integrada, o processo de analise estratégica, depois de identificadas as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e fracos da organização. Identifique e descreva três pontos fortes potenciais que as empresas precisam alcançar e que são listados na matriz da Analise Swot.
Resp: liderança do mercado, produtos de alta qualidade, estrutura de custos baixos, cultura organizacional forte, elevada autonomia financeira, forte pesquisa e desenvolvimento.
Questão 10
O processo de administração estratégica é uma sequência de etapas que incluem diferentes modalidades de se lidar com a gestão de uma empresa, incluindo planejamento, implementação e controle. 
Elabore um comentário que resuma a etapa DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL, apresentando suas principais características.
Resp: Consiste na avaliação e no diagnóstico da situação atual da organização, identificando sua visão, sua missão, objetivos e suas estratégias. A coerência entre a visão, a missão, os objetivos e as estratégias significa que esses elementos foram definidos em processos de planejamento anteriores e foram bem comunicados pelos membros da organização.
Questão 11
No que se refere ao Planejamento Estratégico, considereas duas asserções e assinale a alternativa correta:
A missão descreve o papel da organização perante a sociedade.
Porque
O que se vislumbra para o futuro (objetivo maior organizacional) é a visão.
Resp: (a) As duas asserções são corretas, mas a segunda não justifica a primeira. 
Prova 7
Questão 1
O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase dada ao planejamento na fase do Planejamento Financeiro?
Resp: No orçamento anual
Questão 2
Considerando as diversas afirmações e pensamentos sobre o estudo da Administração Estratégica, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - A Administração Estratégica pode ser entendida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. II - O estudo da Administração Estratégica teve sua forma definida pela primeira vez após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation patrocinarem, nos anos 1950, uma pesquisa no currículo das escolas de negócios. III - O estudo da Administração estratégica privilegia a resolução de problemas em áreas específicas, tais como marketing ou finanças. IV - A Administração Estratégica permite a construção de modelos de resolução de problemas, minimizando o exercício das qualidades de julgamento e tomada de decisões.
Resp: Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 3
O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase da Vantagem Competitiva?
Resp: No valor que se cria para o consumidor 
Questão 4
O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase do Planejamento Estratégico?
Resp: Na definição de estratégias duradouras
Questão 5
Rafael trabalha em uma repartição pública que tem como instrumento de planejamento a elaboração de um orçamento anual. Considerando a evolução da Administração Estratégica, em qual estágio está situada a repartição de Rafael?
Resp: Planejamento financeiro
Questão 6
O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase do Planejamento a Longo Prazo?
Resp: Na previsão do futuro
Prova 8 
Questão 1
Rafael está trabalhando na análise do ambiente interno da organização em que trabalha. Ele está analisando pesquisa e desenvolvimento e o uso de tecnologias. Qual grupo de aspectos importantes do ambiente interno Rafael está analisando?
Resp: Produção
Questão 2
Considerando as diversas afirmações e pensamentos sobre análise ambiental, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: 
I - A análise dos fatores internos é uma das práticas utilizadas para entender a situação global das organizações.
II - O processo de Administração Estratégica termina com a análise do ambiente.
III - O propósito da análise ambiental é avaliar o ambiente organizacional, de modo que se possa reagir adequadamente.
IV - O ambiente empresarial é dinâmico e nele atuam grandes quantidades de forças de diferentes dimensões e naturezas constantemente mutável.
Resp: Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Questão 3
Certo e Peter (2004) destacam diversos aspectos importantes do ambiente interno de uma organização. Abaixo há uma lista de aspectos do ambiente interno. Marque o ÚNICO aspecto que não se enquadra nesta lista.
Resp: Tendências politicas e culturais
Questão 4
Em relação ao Ambiente Organizacional podemos dizer que o macro ambiente externo é formado por:
Resp: Variações demográficas, econômicas, tecnológicas, politico-legais e sócio-culturais.
Questão 5
Considerando as diversas afirmações e pensamentos sobre análise ambiental, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: 
I - A análise dos fatores internos e externos é uma das práticas utilizadas para entender a situação global das organizações. 
II - O processo de Administração Estratégica começa com a análise do ambiente. 
III - O propósito da análise ambiental é avaliar o ambiente interno, de modo que se possa agir adequadamente.
IV - O ambiente empresarial é estático e nele atuam constantes quantidades de forças de diferentes dimensões e naturezas estáveis.
Resp: Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 6
Rafael está trabalhando na análise do ambiente interno da organização em que trabalha. Ele está analisando o sistema de avaliação e desempenho. Segundo Certo e Peter (2004) qual grupo de aspectos importantes do ambiente interno Rafael está analisando?
Resp: Pessoal
Prova 9
Questão 1
Classifique as afirmativas abaixo sobre missão como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - A visão deve apresentar uma descrição sucinta dos propósitos da organização e do negócio onde está inserida. II - A missão deve deixar claro o que os usuários dos bens e/ou serviços da organização devem esperar da sua atuação. III - A missão deve servir como uma forma de divulgação do que a empresa faz para os usuários dos seus bens e/ou serviços. IV - A visão define de forma clara, objetiva e compreensível o porquê da existência da organização.
Resp: Somente a afirmativas II e III estão corretas.
Questão 2 
No que se refere ao Planejamento Estratégico, considere as duas asserções e assinale a alternativa correta:
A Missão descreve o papel da organização perante a sociedade.
PORQUE
O que se vislumbra para o futuro (objetivo maior organizacional) é a Visão.
 Resp: (a) As duas asserções são corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
 Questão 3
Ao entrar em uma determinada repartição pública, Julia viu a seguinte frase numa placa na parede: Em 2020 seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. Essa declaração corresponde ao conceito de:
Resp: Visão 
Questão 4
Ao entrar em uma determinada repartição pública, Gilmara viu a seguinte frase numa placa na parede: Em 2017, o Rio de Janeiro é um lugar único para se viver e investir: próspero, seguro, ambientalmente sustentável, onde educação e cultura são valores inquestionáveis e transformadores. Essa declaração corresponde ao conceito de:
Resp: Visão 
Questão 5
Ao elaborar a visão de uma organização, alguns elementos devem ser observados, EXCETO:
Resp: Descrição sucinta dos propósitos da organização.
Questão 6
Ao entrar em uma determinada repartição pública, Sara viu a seguinte frase numa placa na parede: Prestar assistência de qualidade em Hematologia e Hemoterapia à população e coordenar a Hemorrede do Estado. Essa declaração corresponde ao conceito de:
Resp: Missão 
Prova 10
Questão 1
A cultura pode ser uma ameaça à estratégia. O que essa afirmativa quer dizer? Assinale a opção que NÃO SE ADÉQUA.
Resp: ( c ) A cultura e a estratégia nunca estão de acordo
Questão 2
Quando a empresa vislumbra oportunidades de crescimento, ela avalia a melhor estratégia a ser seguida e que gere os melhores resultados possíveis. Assinale a opção abaixo que NÃO caracteriza uma estratégia de crescimento.
Resp: c) Estratégia de redução na produção - Acredita que reduzindo sua produção e seus custos poderá desenvolver seu mercado.
Questão 3
Acerca da estratégia e do planejamento estratégico empresarial, assinale a opção correta:
Resp: A estratégia de desenvolvimento deve ser adotada quando as análises internas e externas indicam a predominância de pontos fortes e oportunidadesna organização
Questão 4
Frederico Cesar Mafra Pereira destaca que existem três tipos ou níveis de estratégias organizacionais que devem ser formuladas e implantadas de maneira inter relacionada. A estratégia que refere-se ao terceiro nível de definição estratégica e determina as atividades, projetos e planos de ação necessários para as execução operacional das demais estratégias é a estratégia:
Resp: Funcional
Questão 5
Belmiro (2008) destaca que, nas estratégias organizacionais, é importante ressaltar o comportamento das empresas perante o meio ambiente. como é a postura em relação às mudanças de uma empresa de comportamento Inativo?
Resp: Não sabe que estão acontecendo 
	1a Questão (Ref.: 200902347877)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Segundo Michael Porter, a gestão estratégica de custos surgiu da combinação de três variáveis, com informações tradicionais do sistema de custos. Quais são estas três variáveis?
										
	
	Fontes de matérias-primas; Cadeia de valor; Inovação.
	
	Estratégia; Missão; Visão 
	
	Fontes de matérias-primas; Fornecedores; Entrega do produto ao consumidores. 
	
	Inovação; Custos; Foco. 
	
	Cadeia de valor; Posicionamento estratégico; Direcionadores de custo. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902347882)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Em 2012, a China tornou-se o maior exportador de mercadorias no mundo. Este sucesso deve-se a estratégia competitiva que as empresas chinesas adotaram para conquistar os mercados. Neste caso, as empresas chinesas utilizam a estratégia: 
		
	
	Genérica de custo.
	
	Genérica de valor. 
	
	Genérica de inovação. 
	
	Genérica de diferenciação. 
	
	Genérica de foco. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902347880)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Michael Porter, considerado um dos mais importantes gurus da administração e maior autoridade mundial em estratégia competitiva, definiu algumas estratégicas genéricas que aplicada pelas empresas proporcionariam vantagens competitivas. Marque a alternativa que corresponde a uma estratégia competitiva genérica definida por Porter? 
		
	
	Estratégia genérica de valor agregado. 
	
	Estratégia genérica de foco. 
	
	Estratégia genérica emergente.
	
	Estratégia genérica de receita. 
	
	Estratégia genérica visionária. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902347878)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Em 1994, a Apple (empresa americana de setor de tecnologia) estava em declínio. Em 2014, a Apple tornou-se a empresa de maior valor no mundo. Seu desempenho, nos últimos 20 anos, é consequência da sua liderança no lançamento de novos produtos, derivados da incorporação de novas tecnologias. Assim, podemos deduzir que o sucesso da Apple deve-se a aplicação da estratégica genérica de: 
		
	
	Foco.
	
	Inovação.
	
	Custo. 
	
	Tecnologia.
	
	Tendência.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902347875)
	
	
	A empresa MotorÓleo Ltda. produz três tipos de óleos lubrificantes: minerais, semissintéticos e sintéticos, direcionando o seu negócio exclusivamente no atendimento de proprietários de motocicletas. Dessa forma, consolida suas operações ao se aproximar dos consumidores e oferecer o produto que atende mais adequadamente a suas necessidades. Neste caso, a empresa MotorÓleo Ltda. aplica a estratégia: 
		
	
	Genérica de custo.
	
	Genérica de negócio. 
	
	Genérica competitiva.
	
	Genérica de inovação.
	
	Genérica de foco.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902267296)
	
	
	Dentre as estratégias competitivas genéricas de Michael Porter, qual delas apresenta como suporte para uma possível abordagem o uso de uma nova tecnologia em seus negócios? 
		
	
	Inovação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes