Buscar

Índices financeiros no excel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cálculo de ind. financeiros
	Dados do balanço patrimonial
	Ativo circulante	Passivo circulante
	Disponível	Patrimônio líquido
	Estoque	Passivo não circulante
	Realizável à longo prazo	Passivo total
	Ativo total
	Índices de liquidez (quanto maior, melhor)
	Liquidez geral		
	Liquidez corrente		
	Liquidez seca		
	Liquidez imediata		
	Estrutura de Capital (quanto menor, melhor)
	Endividamento geral	
	Composição do endividamento	
	Garantia dos capitais de terceiros	
	* Use Ctrl + shift + L para apagar os dados 
Definição dos indicadores
	Liquidez geral	A liquidez geral revela a possibilidade de solvência da empresa no longo prazo, pois compara os ativos realizáveis no curto e no longo prazo com os passivos também no curto e no longo prazo, indicando quanto a empresa possui de Ativo Circulante e Realizável em Longo Prazo para cada $1,00 de dívida total, sendo ela utilizada como uma medida de segurança financeira da empresa a longo prazo, revelando sua capacidade de assumir todos os compromissos. 
	Liquidez corrente	A liquidez corrente aponta uma relação entre os ativos realizáveis de curto prazo e as dívidas, também de curto prazo. Divide-se a soma dos valores de estoques, duplicatas a receber, bancos, caixa etc. pelos valores devidos a fornecedores, contas a pagar e empréstimos e financiamentos a pagar, obtendo-se um índice que revela o potencial de solvência da empresa.
 
	Liquidez seca	O índice de liquidez seca revela uma espécie de capacidade de pagamento em curto prazo, sem a dependência da venda dos estoques. Por isso, na fórmula, procede-se à diminuição do valor dos estoques do ativo circulante e à sua divisão pelo valor do passivo circulante. Conforme a atividade da empresa, ela terá menor ou maior dependência desses estoques; portanto, quanto maior o índice, entende-se que a empresa depende menos da venda dos estoques para poder quitar suas obrigações em curto prazo.
	Endividamento geral	Este indicador demonstra a relação entre os capitais de terceiros (passivo circulante e passivo não circulante) com o valor do passivo total. Também pode ser utilizado como base o valor do total do ativo, pois é o mesmo valor do passivo. Claro, que, quanto menor a proporção entre recursos de terceiros e o ativo, maior é a parte desse ativo financiada por capitais próprios, considerando que a empresa possui os investimentos necessários para manter-se em atividade de forma lucrativa. De nada adianta não ter dívidas com terceiros, sem poder contar, porém, com uma estrutura de ativos necessária para competir no mercado. 
O endividamento geral demonstra quanto a empresa tomou de capitais de terceiros para cada R$ 100,00 de passivo total.
	Composição do endividamento	Por meio desse indicador, podemos visualizar o perfil de dívida da empresa, ou seja, é possível saber se a maior parte dos débitos deverá ser quitada no curto prazo ou se essa parte mais expressiva tem prazo de pagamento superior a um ano.
	Garantia dos capitais de terceiros	Expressa a relação entre os capitais que terceiros investiram na empresa (empréstimos bancários, financiamentos, contas a pagar, fornecedores, etc.) e os recursos investidos pelos sócios ou acionistas (patrimonio líquido). Ou seja, comparam-se os recursos de terceiros com os recursos próprios. A intenção é responder à pergunta: quem sobressai no financiamento de ativo da empresa? Melhor dizendo: quem assume o maior risco no negócio? Quanto maior for a participação de recursos de terceiros no financiamento da empresa, menor será a participação do capital próprio e, assim, maior o risco a que a empresa se submete.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes