Buscar

PRÁTICA INFLAMAÇÃO PARTE 1 // 2° PROVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Inflamação – parte 1
 Ppg – prova 2
{
Inflamações agudas
Infecção bacteriana nos rins (Klebisiela, E. coli, Staphylococcus aureus, Streptococcus saprophyticus, etc...)
Caracteristica macro: edema ( pela inflamação), Amarelado (pus). O pus é formado pois bacterias piogenicas recrutam neutrofilos e estes liberam enzimas que combatem a bacteria e afeta o tecido. Você vê áreas escavadas (enzimas líticas) e pontos escuros (vasodilatação)
pielonefrite
 
vasodilatação
Áreas escavadas
Dura máter- aracnoide- pia máter (leptomeninge é a junção da aracnoide com a pia mater). A meningite é uma infecção na leptomeninge, que pode ser por lesão direta (trauma), por contiguidade (infecção que começou no ouvido) ou por infecção sistemica (começou com infc. urinária). Até 10 anos de idade é comum ser por Haemophylus influenzae, entre 10 e 21 anos é comum ser por Neisseria meningitidis e após 21 anos pode ser por todas mas é mais comum a Streptococcus pneumoniae
Características macro: não ve sulcos e giros cerebrais devido ao edema, vasos congestos e enegrecidos, destruição de algumas partes, geração de pus.
Meningite purulenta
Pode ocorrer por diversos motivos como pancadas, algum cálculo que obstruiu ductos. As enzimas começam a degradar lipídios do órgão e gera a necrose gordurosa (aquela em que deixa aspecto de pingos de vela), devido a reação de saponificação (acido graxo + cálcio = nódulos) 
Característica: pancreas atrófico, necrose com aspecto de pingos de vela, inflamação. 
pancreatite
Ocorre mais por infarto do miocardio e traumas. O exsudato é rico em fibrina pois a necrose que começou no miocardiocito atinge o pericardio, diminui a almbumina e aumenta o fibrinogênio. 
Característica: região amarronzada com a formação do “glacê” por cima (folheto transparente de fibrina)
Pericardite fibrinosa
Inflamações crônicas específicas
Típico de doença de Chagas
Características: áreas esbranquiçadas na superfície do coração (Manchas lacteas). Nas coronárias voce ve a lesão em rosário (granulos esbranquiçados endurecidos dispostos em fileira sequencialmente)
Pericardite em rosario
 
Lesão em rosário na coronária
Manchas lacteas
Ocorre quando o parasita sai da fase amastigota
Características: hipertrofia e edema (cardiomegalia), cardiomiócitos se regeneram devagar, então o corpo começa a colocar colágeno, ai sofre hipertrofia para substituir as celulas mortas. Diminui a camada muscular do órgao, dilatação de ponta de ventriculo (aneurisma de ponta de ventriculo), perda de controle do órgão (arredondamento do ápice), trombose na ponta do ventrículo. 
Miocardite chagasica
Sifilis terciária: ocorre necrose gomosa e endarterite obliterante (a espiroqueta vai infectar os vasos que irrigam a aorta – vasa vasorium), o T. pallidum 
Vai para lá e dá um infiltrado de plasmócito, produção de imunoglobulinas e obliteram o vaso e começam a necrosas de fora pra dentro. Quando atinge a camada média (muscular), a aorta perde a capacidade de regular a flexibilidade do vaso e forma um aneurisma sifilítico (saccular). No corte desse saco você ve muitos grânulos. 
sífilis

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes