Buscar

AVALIAÇÃO I E III DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (248946)
Psicologia da Educação (PED18)
Prova: 2156695
QUESTÃO:
1. A psicologia possui abordagens que tratam de diferentes áreas do conhecimento, sendo estas sobre a dinâmica familiar, patologias mentais, entre outras. Atualmente, o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise são consideradas as abordagens que mais recebem destaque. Escreva uma redação com o tema: AS CARACTERÍSTICAS DAS ABORDAGENS ATUAIS EM PSICOLOGIA.
RESPOSTA ESPERADA:
O Behaviorismo foi criado por John B. Watson, americano que, descontente com a psicologia da época e inspirado pelo grande desenvolvimento das ciências naturais, propôs um novo objeto de estudo: o comportamento estritamente observável. Watson utilizou o condicionamento como base para a explicação da aprendizagem, pois mesmo a mais complexa poderia ser atingida através de encadeamentos, combinações e generalizações de condicionamentos simples. Atribuiu papel fundamental ao ambiente na formação da personalidade, descredenciando a influência da hereditariedade. A Gestalt (ou Psicologia da Forma) desenvolveu-se na Alemanha e teve como principais representantes Max Weitheimer (1880-1943), Wolfgang Kohler e Kurt Lewin, que foi um dos mais famosos e que se dedicou ao estudo da interação social em situações experimentais controladas. Os psicólogos da Gestalt acreditavam que as experiências traziam consigo uma característica de totalidade ou de estrutura. Os estudos dessa abordagem demonstraram que as partes tinham que ser vistas em termos de seu lugar, papel e função no todo do qual são partes. 
A psicanálise surgiu através Sigmund Freud e o objetivo dessa perspectiva é ajudar as pessoas em sofrimento psíquico. Freud mostrou-se incrédulo e descontente com os métodos empregados na época e em busca da origem dos traumas, em que realizou uma importante contribuição teórica. Suas pesquisas demonstraram que o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento sexual possuíam uma interligação íntima.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (248948)
Psicologia da Educação (PED18)
Prova: 2157063
QUESTÃO:
1. A família é um importante grupo social que influencia no desenvolvimento de seus membros. Ao longo do tempo, este grupo de pessoas transformou-se, obtendo diferenciadas configurações (nuclear, recasadas, separadas, extensa, monoparental). Nesse sentido, diferencie família nuclear e família extensa.
RESPOSTA ESPERADA:
Família nuclear: composta por pai, mãe e filho(s).
Família extensa: composta por membros da família ampliada, como avós, tios, primos.
QUESTÃO:
2. Para a Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner, a pessoa se inter-relaciona com o ambiente e seus sistemas interdependentes. Cada ambiente é responsável por um tipo de interação entre a pessoa e o contexto. Assim, disserte sobre três dos cinco sistemas propostos por Bronfenbrenner.
RESPOSTA ESPERADA:
Microssistema: abrange relações mais diretas devido à realidade imediata. Os papéis, as atividades e as interações ampliam-se e diversificam-se conforme o desenvolvimento da criança.
Mesossistema: a pessoa interage ativamente com dois ambientes do seu microssistema; por exemplo, a criança que convive com a família e frequenta a escola.
Exossistema: ocorre na interferência indireta nos papéis, atividades e interações da pessoa em desenvolvimento.
Macrossistema: condiz a valores, crenças e expectativas compartilhadas por uma cultura ou subcultura.
Cronossistema: refere-se ao tempo do desenvolvimento relativo à passagem de uma pessoa pelos sistemas.
QUESTÃO:
3. No processo histórico do surgimento da psicologia enquanto ciência, várias foram as contribuições de estudiosos para compreender o comportamento humano. Estes cientistas, através de suas pesquisas, causaram muitas mudanças no modo como vemos o ser humano. Diante deste contexto, diferencie Psicologia Funcionalista de Psicologia Estruturalista.
RESPOSTA ESPERADA:
Funcionalismo: estuda para que serve e como funciona a mente/consciência humana. Para esta teoria, a mente deve se ajustar/adaptar às mudanças vindas do ambiente, ou seja, sua função não é conhecer, e sim se adaptar.
Estruturalismo: preocupa-se em saber quais os elementos e/ou processos mentais que fazem parte do conteúdo da mente e como estes se estruturam. Outra característica é a respeito da consciência concebida como a soma de todas as experiências vivenciadas pela pessoa ao longo da vida.

Outros materiais