Buscar

AVALIAÇÃO I E III DISCURSIVA FINAL DISCIPLINA EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E PRÁXIS EDUCATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (256766)
Educação, Sociedade e Práxis Educativa (PED21)
Prova: 2399445
QUESTÃO:
1. Karl Marx (Alemanha, 1818-1883), Max Weber (Alemanha, 1864-1920) e Émile Durkheim (França,1858-1917) são considerados e identificados como `sociólogos clássicos¿ e seus pressupostos teóricos e metodológicos são revisitados por estudiosos e pesquisadores até os dias atuais. Estes sociólogos viveram entre o século XIX e na primeira metade do século XX e assistiram ao fortalecimento dos ideais Iluministas, da Revolução Francesa, do positivismo, do capitalismo e da sociedade moderna industrial. E foi neste momento que a Sociologia e os Estudos Sociais se consolidaram como conhecimento científico. Diante disto, escreva uma redação com o tema: O CONTEXTO ECONÔMICO E AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS A PARTIR DE MARX E WEBER.
RESPOSTA ESPERADA:
Ambos estavam preocupados em compreender a sociedade, em especial as experiências de trabalho, a modernização da produção, o processo de industrialização, bem como o liberalismo de mercado e o capitalismo da economia.
Por outro lado, estas mudanças e transformações provocaram um impacto no campo da economia, política, cultura, tradições e sociedade como um todo. 
Os sociólogos dedicaram-se também aos temas como as relações de classes, os processos de exploração e de dominação, o papel do Estado, o mercado, as religiões, os sistemas de crenças e valores do cotidiano das pessoas, as concepções de revolução, liberdade, alienação, contradição, dialética, democracia, socialismo e comunismo.
Para estes pensadores, a disciplina de sociologia deveria fornecer estudos e reflexões a fim de melhor compreender a realidade, inclusive encontrar soluções aos problemas sociais.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (256768)
Educação, Sociedade e Práxis Educativa (PED21)
Prova: 2399486
QUESTÃO:
1. O pensador Karl Marx (1818-1883), ao analisar a sociedade de sua época, apontou diversas reflexões e fez críticas contundentes e revolucionárias no que diz respeito às classes sociais, aos sistemas de produção, às relações e às condições de trabalho da sua época. Diante disto, apresente duas teorias ou críticas defendidas pelo autor.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deve abordar ao menos dois aspectos:
- As teorias do autor apresentavam uma denúncia sobre as desigualdades sociais e a exploração dos assalariados, bem como as contradições do mundo capitalista.
- O autor propõe a superação do modelo econômico da sociedade do consumo.
- A teoria de Marx analisa os meios de produção dividindo a sociedade em Infraestrutura e Superestrutura.
- Sua teoria planejava a superação dos mecanismos de exploração e alienação do mundo capitalista.
- Para Marx, o trabalho é a base da sociedade, seu funcionamento, seus valores e desenvolvimento material.
- Um conceito importante para Marx é a ideia da ¿mais-valia¿ que representa a compra da força de trabalho em troca de salário.
QUESTÃO:
2. É comum ouvirmos nos meios de comunicação todo tipo de finalidade pela qual a educação deve servir. Em geral, são opções como preparação para o trabalho, para o futuro e para as novas tecnologias. Entretanto, esta realidade é bem mais complexa que a afirmação do senso comum. Diante disso, apresente dois desafios da escola frente à tecnologia e ao trabalho.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deve abordar ao menos dois aspectos:
*Um dos desafios da escola é contribuir para uma formação que vai além da questão do trabalho. Que colabore para a formação de um cidadão crítico e transformador de sua realidade. Ou seja, uma formação que seja técnica, mas também humanizadora.
*Os novos ambientes de trabalho são marcados por constantes inovações tecnológicas. Esta realidade flexibiliza e altera rapidamente as profissões. E para esse contexto, é fundamental desenvolver capacidades de adaptação e constante formação.
*A educação profissional e tecnológica bem direcionada colabora no atendimento de questões estratégicas nacionais frente ao desenvolvimento.
*Mesmo assim, sabemos das fragilidades das escolas públicas para atender às novas necessidades sociais. A escola ainda tem dificuldades para atender à qualificação profissional e colaborar para a diminuição de problemas sociais como a violência.
*Por outro lado, a educação pode desenvolver propostas alternativas frente aos problemas do capitalismo, como a economia solidária e o cooperativismo.
QUESTÃO:
3. A pós-modernidade, que tomou corpo por volta dos anos 60 e 70, atribuiu concepções e valores em diversos campos do conhecimento e da sociedade, como as ciências, as artes, a filosofia e a economia. No campo da economia, em especial, atribuiu aspectos específicos no interior das relações entre as pessoas, o trabalho e os produtos. Diante disto, apresente dois aspectos que definem a pós-modernidade no campo da economia ou da cultura de consumo.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deve abordar ao menos dois aspectos:
- A pós-modernidade estabelece a produção de bens de consumo em grande escala, em especial, com a tendência para o descartável.
- Predomina a criação constante de novas marcas e produtos construindo um ser humano cada vez mais consumidor.
- As tecnologias e produtos estão sendo superados e substituídos em tempo cada vez menor.
- O ser humano mergulha nos costumes, valores e na condição moral do consumismo. O próprio ser humano passa a ser medido através de sua capacidade de consumo.
- Na pós-modernidade, o mundo está dominado por constantes mudanças, pelo avanço das novas mídias sociais e avanços científicos.

Outros materiais