Sistemas de Informações Contábeis
39 pág.

Sistemas de Informações Contábeis


DisciplinaSistemas de Informações Contábeis784 materiais1.605 seguidores
Pré-visualização9 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
 EDUARDA CRISTINA FREIRE CARDOSO
 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
 Brasília
 2016
Universidade de Brasília
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade \u2013 FACE
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA
Bacharelado em Ciências Contábeis
Disciplina: 186244 \u2013 Sistemas de Informações Contábeis 2°/2016
Professor: Elivânio Geraldo de Andrade
Aluna: Eduarda Cristina Freire Cardoso
Sistema de Informação Gerencial
Para iniciar a abordagem desse tema é preciso definir o que é um sistema de informação gerencial (SIG). Um sistema de informação é o processo em que os dados são transformados em informação. Quando essas informações forem usadas no processo decisório de uma empresa temos um SIG. Os analistas de sistema usam uma técnica chamada análise estruturada para facilitar a elaboração dos SIGs. Ela consiste na construção de um modelo lógico que permite que seus usuários encontrem uma solução.
Para Oliveira (2006), há uma explicação detalhada com ilustrações simples do que é um sistema de informação gerencial. Ele aborda como é feito todo o processo e utilizando de diversos conceitos básicos para explicar a estrutura de todo o sistema.
O sistema de informação é um conjunto de subsistemas que quando integrados geram as informações necessárias. Para cada subsistema é necessário identificar a que função ele pertence. Essas funções formam áreas funcionais que são responsáveis por determinados objetivos dentro da empresa.
No livro \u201cFundamentos de Sistemas de Informação\u201d, publicado pelo centro universitário UNISEB, há um resumo do sistema de informação gerencial, seus subsistemas e a relação que há entre eles.
Há uma entrada de dados que são processados em relatórios. Eles possuem aspectos básicos: números, gráficos, comentários, decisões, recursos e os resultados.
 Nesse sistema todas as informações, computadorizadas ou manuais, são consideradas. A forma em que elas serão utilizadas depende do executivo responsável por elas. O SIG está intrinsecamente relacionado à tomada de decisões das empresas, mas para isso ele precisa ser eficiente.
Para Bazzotti e Garcia é possível observar a influência do SIG no cotidiano de uma empresa, a sua importância e o quanto a tecnologia de informação se torna necessário no processo decisório.
Numericamente falando é difícil quantificar o benefício que esse sistema traz ao processo decisório. No entanto, existem aspectos que podem ser observados como: redução dos custos, melhor fluxo de informação, melhoria dos serviços, entre outros.
As empresas têm feito grandes investimentos em seus sistemas de informações a fim de conseguir mais lucratividade. Os sistemas de informação são imprescindíveis para criação de novos produtos e serviços.
Segundo Laudon e Laudon há um impacto desse sistema nas empresas em diversos setores e no resultado. Além de uma abordagem acerca dos investimentos nessa área.
Para Bazzotti e Garcia é possível observar a influência do SIG no cotidiano de uma empresa, a sua importância e o quanto a tecnologia de informação se torna necessário no processo decisório.
O sistema de informação gerencial é imprescindível para empresas que buscam a competitividade no mercado. Faz parte de um processo de otimização das atividades executadas por elas. É uma área de crescimento contínuo por isso há necessidade de investimentos e a busca por inovação é constante.
Ter uma base de relatórios feitos a partir de dados da própria empresa é o \u201cautoconhecimento\u201d necessário para que ela repare os erros e preste um melhor serviço, além de aumentar sua lucratividade. Essas informações auxiliando na tomada de decisões ajudam a lidar com as incertezas que a atividade empresarial carrega.
Referências bibliográficas 
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª edição. São Paulo: Pearson, 2011.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistema Organizações e Métodos: Uma abordagem gerencial. 16ª edição. São Paulo: Atlas, 2006. 
ANDRADE, Mairum Ceoldo. Fundamentos de Sistemas de Informação. UniSEB.
BAZZOTTI, Cristiane; GARCIA, Elias. A importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para tomada de decisões. Unioeste.
Sistemas de Informação Contábil
O sistema de informação contábil (SIC) é integrante do sistema de informação gerencial (abordado no capítulo anterior). O SIC é responsável pelo registro, controle e gerenciamento dos eventos da empresa. A partir dessas atividades as informações são organizadas de acordo com os interesses de seus usuários. Os sistemas de informação de contábil são necessários em toda entidade independente do seu porte. Fernandes e Pereira usam seu trabalho conceituar e descrever como deve funcionar o sistema de informação contábil e todos os processos relacionados a ele. 
O sistema de informação contábil é a junção dos recursos humanos e de capital de uma organização que é responsável por elaborar as informações financeiras para usuários internos e externos. O SIC vem sendo dividido em duas grandes áreas: a legal e a gerencial. Um sistema de informação contábil deve estar alinhado e integrado com os outros sistemas informacionais da organização. A integração entre esses sistemas em uma empresa é conhecida como Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE).
O SIG auxilia no processo decisório e para que isso seja possível o SIC é responsável por disponibilizar as informações de forma tempestiva e o menos enviesada possível. Nós estamos na era da economia de informação. Ou seja, as empresas que utilizam suas informações da forma mais eficiente são as mais competitivas. 
Segundo Padoveze (2009) os sistemas que estão ligados à parte econômico-financeira da entidade estão dentro do sistema de informação de apoio à gestão. E dentro deles temos o sistema de informação contábil que é utilizado pela contabilidade para atingir seu objetivo principal que é informar seus usuários.
As empresas que possuem um SIC têm informações de melhor qualidade o que traz maior confiança em seus relatórios que são a base para as decisões que serão tomadas posteriormente. Para ter um bom sistema de informação contábil é necessária uma atenção nos lançamentos. 
Para estruturar um SIC é preciso analisar o ambiente externo até definir quais as informações que serão necessárias. Além ter uma visão dos negócios para definir quais elementos serão incorporados no sistema e uma visão da organização para entender da sua estrutura e o que adaptar ao seu funcionamento. Após esses processos o contador fica responsável por iniciar a estrutura de conta contábil e construir os planos de contas.
O trabalho de Dalfior e Souza complementa o assunto com uma pesquisa sobre o grau de satisfação nas entidades que utilizam o sistema.
O sistema de informação gerencial possui diversos sistemas, mas o sistema de informação contábil tem uma importância incomensurável. Ele vai dar diagnóstico financeiro da entidade. Além disso, a essência da contabilidade é a informação, logo essa área é uma das que pode oferecer a mais alta qualidade de informações e ser imprescindível na tomada de decisões. 
Referências bibliográficas
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informações Gerenciais. 7ª Ed.São Paulo, Atlas, 2001.
PADOVEZE, Clovis Luiz. Sistemas de Informações Contábeis. São Paulo: Atlas, 2009
FERNANDES, Elaine Raquel et al. O Uso do Sistema de Informação Contábil como Ferramenta para a Tomada de Decisão nas Empresas da Região de Contagem \u2013 Minas Gerais. In: Simpósio de excelência em gestão e tecnologia. 2012.
 Eficiência
Eficiência e eficácia são dois conceitos muito utilizados na gestão de empresas e muitas vezes são confundidos. Por isso os dois serão abordados, começando por eficiência nesse capítulo.