Buscar

CASOS CONCRETOS DA SEMANA 3 A 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEMANA 03 
1- Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes, Locke e Rosseu :
R – HOBBES : FUNDA-SE NA IDEIA DE SEGURANÇA, POIS PARTE DO PRESSUPOSTO QUE O GOVERNANTE OFERECE PROTEÇÃO / LOCKE : CONSIDERA-SE QUE TODOS OS HOEMNS NASCEM LIVRES E IGUAIS , VIVEM NA SOCIEDADE PARA ATINGIR O BEM COMUM DESSA FORMA CONFIAM QUE O ESTADO É UM DIREITO COMO A VIDA A LIBERDADE E OS DEMAIS DIREITOS NATURAIS / ROUSSEAU : PARTE DA IDEIA QUE O HOMEM SOMENTE SE REALIZA POR MEIO DA COMIDADE A QUAL CEDEM A SUA INDIVIALIDADE PREVALECENDO OSINTERRESES DA COMUNIDADE 
SEMANA 04
1- Analise a expressão “monopólio legitimo da força” utilizada por Weber para caracterizar o Estado:
R- WEBER FUNDAMENTA UMA DECISÃO DE ESTADO , QUE SE TORNOU CLASSICA PARA O PENSAMENTO POLITICO OCIDENTAL ,ATRIBUINDO-LHE O MONOPOLIO DO USO LEGITMO DA FORÇA FÍSICA DENTRO DE UM DETERMINADO TERRITÓRIO DA COERÇÃO . ASSIM , UMA ÚNICA ENTIDADE QUE É O ESTADO PODE EXERCER A AUTORIDADE COM O USO DA VIOLENVIA, SOBRE DETERMINADO TERRITÓRIO , SENDO QUE O TERRITÓRIO TAMBEM É UMA CARACTERISTICA DO ESTADO , TAL MONOPOLIO , PRESSUPÕE UM PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO.
SEMANA 05
1- É correto afirmar que as Ilhas Malvinas, indicam a necessidade de continuidade geográfica do território do Estado a fim de possibilitar o exercício da Soberania ?
R- NÃO , AS ILHAS MALVINAS COMPROVAM A TESE OPOSTA , A DESCONTINUIDADE , O TERRITORIO NÃO PRECISA SER CONTINUO PARA O ESTADO EXERCER O SEU PODER .
SEMANA 06
1- Ocorre alguma mudança importante na condição politica da Cisplatina quando foi formada em Republica ? Analise a questão á luz dos elementos constitutivos do Estado ?
R- SIM , POIS ENQUANTO A PROVINCIA ERA UM TERRITÓRIO CONQUISTADO E EXPLORADO , AO SE TORNAR REPUBLICA , CONSQUISTOU O RECONHECIMENTO PELOS DEMAIS ESTADOS E O PODER SOBERNO PASSOU TER PERSONALIDADE JURIDICA E SOBERANIA 
SEMANA 07 
1- Como o tema foi analisado pelo filosofo Aristóteles ? O pensamento Aristotélico influenciou outros pensadores , como Montesquieu ?
2- Quais os pontos que você considera de importância , no discurso de Maquiavel sobre o tema ?
SEMANA 08
1- Dentro do contexto de divisão de poderes, que papel você considera que deve ser atribuído ao poder executivo ? E qual você considera que é a fonte de legitimidade das decisões ou escolhas do presidente da Republica ?
R- É atribuído o executivo poder de tomar decisões e aplicar leis .A fonte da legitimidade arde do poder executivo , é representada por presidente .
SEMANA 09 
1- Quais as características dos sistemas presidencialista que o distingue do sistema parlamentarista ?
R- No sistema presidencialista : o presidente da republica é chefe de Estado e chefe de governo , é eleito diretamente e indiretamente pelo povo , e escolhido por um prazo determinado , tem poder de veto m para manter o sistema de freios e contrapesos .
No sistema parlamentarismo , o presidente é chefe de Estado , e o primeiro ministro é chefe do governo , ha uma preponderância do poder legislativo , o presidente e leito diretamente pelo povo , o primeiro ministro é eleito pelo poder legislativo .
2- a) Contudo Suponhamos que tivesse saído vencedor o sistema parlamentar de governo o que obrigatoriamente deveria ser modificado na constituição da republica Federativa do Brasil em 1988 , para ajusta-la ao novo sistema de Governo ?
R- DEVERIS HAVER UMA MUDANÇA NAS RELAÇÕES ENTRE O PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO 
b) No seu ponto de vista , qual a principal vantagem caso exista do parlamentarismo sobre o presidencialismo ?
R- A vantagem do parlamentarismo sobre o presidenciais é a facilidade trocar o chefe de governo que nesse caso é o primeiro ministro .
SEMANA 10
1- qual é a diferença entre democracia das antigas e dos modernos ?
r- democracia antiga : excludente , direita , exercida para manter uma rigidez social . democria moderna : representativa , exercida para reduzir a desiqualdade includente 
semana 11
1- a LEITURA DOS TEXTOS ACIMA SUGERE ALGUM FUNDAMENTOS ESSENCIAIS DO FACISMO EM SUAS MANIFESTAÇÕES NA ALEMANHÃ E NA ITALIA .INDENTIFIQUE-SE 
R- TOTALITARISMO – CULTO AO CHEFE E OBEDIENCIA CEGA AO LIDER ; NACIONALISMO – EXALTAÇÃO DA COLETIVIDADE NACIONAL ; AUTORITARISMO – SOBERANIA ABSOLUTA DO ESTADO ; MILITARISMO – EXALTAÇÃO DA GUERRA COMO UMA FORÇA PURIFICADORA E REVOGADORA PARA ALCANÇAR O PODER ; UNIPARTIDARISMO – MONOPOLIO DA REPRESENTAÇÃO POLITICA POR UM único PARTIDO DE MASSAS ; VOLUNTARISMO – DESPREZO AOS INDIVIDUOS LIBERAL E COPORATIVISMO – VALORIZAÇÃO DA FPE MISTICA DO HEROI QUE MORRE PELA PATRIA 
sEMANA 12 
1- COMO PODEMOS ESTABELECER A DESTINÇÃO ENTRE ESTADO UNITARIO E ESTADO FEDERAL 
R- ESTADO UNITARIO – ALTAMENTE CENTRALIZADO A FONTE DE PODER E única ; ESTADO FEDERAL – ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E DESCENTRALIZADA 
2- qUAL O MODELO DE FEDERAÇÃO ADOTADO NA CRFB/88 ?
R- DESCENTRALIZAÇÃO . FEDERALISMO COOPORATIVO , MEDIANTE A UM SISTEMA DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS , QUE VISA AO REESTABELECIEMNTO DO EQUILIBRIO DAS RELAÇÕES POLITICAS ENTRE O PODER CENTRAL E OS eSTADOS FEDERADOS .
SEMANA 13 
1- RELACIONE O FENÔMENO DO CONSTITUCIONALISMO MODENRO COM A CATEGORIA ESTADO DO DIREITO 
R- TRAZ A IDEIA DE PARTIÇÃO POPULAR ,FILIAÇÃO A ALGUM PARTIDO . A DEMOCRACIA ALTERA A APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA NORMA 
SEMANA 14
1- No que se refere à questão da fundamentação, a influência positivista na teoria do direito aprisionou a temática dos Direitos Humanos dentro dos seus próprios parâmetros conceituais e metodológicos, fazendo com que a análise da sua fundamentação fosse considerada uma questão metajurídica e, como tal, irreleVante para a práticA JURIDICA ?
R- A CONCEITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS ESTÁ LIGADA Á SUA ORIGEM E FUNDAMENTO , UMA QUESTÃO QUE É AMPLAMENTE DEBATIDA TANTO DENTRO DA FILOSOFIA MORAL, COMO DA JURÍDICA E POLITICA , O CONCEITO DE DIREITO HUMANOS EM TORNO DOS VALORES DA LIBERDADE , DIGNIDADE E IGUALDADE HUMANA , É A AFIRMAÃO DO VALOR DA PESSOA HUMANA E SUA PROTEÇÃO COMO O FUNDAMENTO DE TODA UM ORDEM JURÍDICA E POLITICA . 
SEMANA 15
1- A LUZ DAS OBSERVAÇÕES ACIMA INDIQUE OS FUNDAMENTOS ESSENCIASI DO DIREITO DE RESISTÊNCIA ?
R- LEGITMO DIREITO DE RESISTIR ATOS OPRESSÃO QUE ROLE OS DIREITOS HUMANOS . LEGITMIDADE , DIGNIDADE HUMANA E PRINCIPIO DA COLETIVIDADE

Outros materiais