Buscar

Caso Concreto - Semana 7

Prévia do material em texto

Semana 5 
OS BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS.TRÊS AMIGOS QUE HÁ MUITO NÃO SE VIAM ENCONTRAM-SE POR ACASO NOCORREDOR DA 1ª. VARA CÍVEL DE GOIÂNIA/GO, ENQUANTO AGUARDAM SUASRESPECTIVAS AUDIÊNCIAS. PAPO VAI PAPO VEM ACABAM POR REVELAR OMOTIVO QUE OS LEVOU ATÉ LÁ. LAURO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA,CONSTRUÍRA DE BOA-FÉ UMA PISCINA OLÍMPICA NO TERRENO DO IMÓVEL QUE ALUGARA PARA ALI INSTALAR SUA ACADEMIA DE NATAÇÃO; DAGOBERTO,TAMBÉM DE BOA-FÉ, CONSTRUÍRA UMA PISCINA NA CASA QUE ALUGARA PARAPASSAR OS FINS-DE-SEMANA E WALDOMIRO, SEMPRE NA MAIOR DAS BOAS-FÉS,CONSTRUÍRA UMA PISCINA NO IMÓVEL ALUGADO EM QUE FUNCIONAVA AESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL QUE DIRIGIA. TODOS OS AMIGOS, APÓS ARESCISÃO DE SEUS CONTRATOS DE LOCAÇÃO, RECUSARAM-SE A DEIXAR OSRESPECTIVOS IMÓVEIS E ENTRARAM NA JUSTIÇA BUSCANDO A INDENIZAÇÃOPELO QUE GASTARAM E PELA VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS, COM BASE EMPRETENSO DIREITO DE RETENÇÃO.PERGUNTA-SE: A) A NATUREZA JURÍDICA DA BENFEITORIA REALIZADA POR CADA UM DOS AMIGOS POR SE TRATAR DE UMA PISCINA, É A MESMA? AFINAL, O QUE É UMABENFEITORIA?
Resposta: Sim, trata-se de benfeitorias voluptuárias. Benfeitorias são obras realizadas pelohomem, na estrutura da coisaprincipal, com o propósito de conservá-la, melhorá-la ou embelezá-la (art.96): Art. 96. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias.§ 1o São voluptuárias as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual dobem, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valor.§ 2o São úteis as que aumentam ou facilitam o uso do bem.§ 3o São necessárias as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore.
B) O QUE SIGNIFICA ESSE “DIREITO DE RETENÇÃO” ALEGADO POR TODOS OS
 AMIGOS COMO BASE PARA NÃO SAÍREM DOS IMÓVEIS ALUGADOS? TODOS ELESSÃO TITULARES DE TAL DIREITO?
Resposta: É o direito de reter (= conservar, manter) a coisa em seu poder em garantia dopagamento de uma indenização. No caso concreto, se o proprietário de recusar emcomprar o bem. Não cabe direito de indenização por se tratar de uma benfeitoriavoluptuária e, também, não pode ser retirada em razão de correr o risco de estragar.
(C) E SE O PROPRIETÁRIO DA CASA ALUGADA POR DAGOBERTO PASSASSE ACOBRAR INGRESSO DE SEUS VIZINHOS PARA UTILIZAREM A PISCINACONSTRUÍDA, FARIA DIFERENÇA NO CASO EM ANÁLISE?
Resposta: Não faria nenhuma diferença.
CASO CONCRETO 2
OS BENS PÚBLICOS. A ADMINISTRAÇÃOPÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO RESOLVEU ALIENAR UM PRÉDIO ONDEFUNCIONA A SEDE DE UMA EMPRESA DE ILUMINAÇÃO DO ESTADO, PARA SALDARDÍVIDAS CONTRAÍDAS FRENTE A ALGUMAS EMPRESAS CONTRATADAS PARA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes