Buscar

Avaliação SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0487_AV_201102095656 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201102095656 - IVANA COUTO DO ESPIRITO SANTO 
	Professor:
	SUSANA MOSCARDINI RIBEIRO
	Turma: 9006/AC
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2016 16:30:24 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102355754)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Vemos que há diversas formas de interpretar o conceito de desenvolvimento sustentável, mas todas têm as mesmas características e devem derivar para um consenso quanto ao conceito básico e quanto às estratégias necessárias para sua consecução. De acordo com Ignacy Sachs, a adjetivação deveria ser desdobrada em socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente sustentado pelo tempo. Dessa forma, destaca-se que:
		
	
Resposta: O desenvolvimento sustentável deve se preocupar com materiais renováis utilizados pela geração atual, para que a geração futura vem também ser beneficiada.
	
Gabarito: O conceito de desenvolvimento sustentável não é único, mas converge para um consenso. Sua essência é cada vez mais difundida e assimilada pelas organizações, o que possibilita um direcionamento em suas atitudes e na definição de suas estratégias (Hernandez, 2009). ; 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102336820)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Programa Nacional de Educação Ambiental /ProNEA, lançado em 1994 e revisto em 2004, esboça uma nova perspectiva de compreensão do processo pedagógico, articulando mudanças na percepção e no entendimento da Educação, com o propósito de, suscitar novos comportamentos e valores sustentáveis na sala de aula. Nesse documento, reconhece-se a posição de destaque da educação como instrumento fundamental para a construção de uma sociedade sustentável e que possui dupla função: 
		
	
Resposta: - A expansão da consciência coletiva em relação ao meio ambiente e a complexidade das atuais demandas sociais e ambientais.
	
Gabarito: A) Propiciar os processos de mudanças culturais no sentido da instauração de uma ética ecológica. B) Mudanças sociais em direção ao empoderamento dos indivíduos, grupos e sociedades que se encontram em condições de vulnerabilidade face aos desafios da contemporaneidade. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102730302)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do:
		
	
	Clube da Grécia
	
	Clube de Portugal
	
	Clube de Atenas
	
	Clube dos Homens
	
	Clube de Roma
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102730757)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os indicadores ambientais precisam ser divulgados, de forma que possam ser compreendidos por toda sociedade, por isso a __________________________ assume um papel vital nesse processo.
		
	
	Sociedade capitalista
	
	Política ambiental
	
	Educação ambiental
	
	Gestão ambiental
	
	Escola emancipatória
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102208182)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Alguns analistas acreditam que as pessoas devem ter liberdade de gerar quantos filhos quiserem, mais somente se isso não reduzir a qualidade de vida das pessoas agora e no futuro, seja pelo enfraquecimento da ___________________, seja por rupturas sociais. De acordo com o ponto de vista deles, a limitação da liberdade dos indivíduos ¿ um esforço de proteger a liberdade de outros indivíduos ¿ é a base da maioria das leis nas sociedades modernas. Qual alternativa completa a frase? 
		
	
	capacidade da Terra de sustentar a vida
	
	sociedade cultural
	
	educação popular
	
	educação ambiental
	
	economia internacional
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102343416)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Educação, do vocábulo latino educere, significa conduzir, liderar, puxar para fora. Baseia-se na ideia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida. O papel do educador é, portanto:
		
	
	Cobrar do educando que ele decore as situações problemas dos assuntos didáticos
	
	criar condições para que isso ocorra
	
	Incentivar o estudo didático a qualquer custo
	
	Discutir somente os conceitos de aula
	
	Repassar informações didáticas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102720755)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Philippi Junior e Maglio, 2009, gestão ambiental é:
		
	
	Delimitar áreas de preservação ambiental através de lei que visem o continuo benefício do ser humano. 
	
	Promover o uso racional dos recursos naturais em áreas de preservação ambiental.
	
	Assegurar a produtividade dos recursos mediante implantação de multas.
	
	Administrar os recursos naturais visando a sustentabilidade, mediante o impedimento da exploração em área preservada.
	
	A implementação pelo governo de sua política ambiental, pela administração pública, mediante a definição de estratégias, ações, investimentos e providências institucionais e jurídicas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102729520)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual alternativa abaixo se refere ao tipo de política descrita a seguir?  "A razão de ser dessa política é perfeitamente compreensível. Dado o elevado crescimento das economias ocidentais no pós-guerra, com a sua também crescente poluição associada, é necessária uma intervenção maciça por parte do Estado." 
		
	
	de comando e controle
	
	democrática
	
	socialista
	
	monárquica
	
	populista
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102728096)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Preencha a lacuna da frase abaixo com a alternativa correta: " Ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornará _______________uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo."
		
	
	as alterações climáticas
	
	degradação ambiental 
	
	reciclagem
	
	ecoeficiência
	
	sustentabilidade 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102728017)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e a complexidade das atuais demandas sociais e ambientais que a comunidade repassa às organizações induzem a novo posicionamento por parte dos empresários e executivos, em face  a essas questões, no qual o meio ambiente se torna: 
		
	
	Descartável perante a concorrência
	
	Não influi em negociações empresariais
	
	mais um motivo para se diminuir o lucro
	
	mais impostos para pagar
	
	poder de barganha

Outros materiais