Buscar

simulado SUSTENTABILIDADE Ivana

Prévia do material em texto

�DISCIPLINA: SUSTENTABILIDADE
DATA: _____/____/_____	 
�
	O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório, que enfatiza que a exploração e degradação dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Qual é o nome desse relatório?
	
	Quest.: 1
	
	
	
	
	Os limites da sociedade
	
	
	Os limites da economia
	
	
	Os limites do crescimento (
	
	
	Os limites do Clube de Roma
	
	
	Os limites da natureza
	2.
	
	Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do __________, em 1968, na Itália, formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Qual alternativa completa a frase?
	Quest.: 2
	
	
	
	
	Passivo Ambiental
	
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	
	Clube do Petróleo 
	
	
	Clube de Roma (
	
	
	Desenvolvimento Sustentável
	3.
	
	O Indicador de desenvolvimento sustentável que visa a dimensão social mede:
	Quest.: 3
	
	
	
	
	Crescimento, equidade, eficiência
	
	
	Participação, equidade, organização ( 
	
	
	Crescimento, participação, proteção
	
	
	Autorregulação biodiversidade, emissões globais
	
	
	Proteção, restauração, conservação 
	4.
	
	Segundo Funiber (2010), uma forma de medir o desenvolvimento é através de indicadores, os quais normalmente estão relacionados apenas com questões econômicas. Contudo, quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem ter de considerar as dimensões econômica, social e ambiental. Os seguintes indicadores podem ser considerados indicadores econômicos, exceto:
	Quest.: 4
	
	
	
	
	Identidade cultural (
	
	
	Equidade
	
	
	Eficiência
	
	
	PIB 
	
	
	Crescimento
	5.
	
	O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais. Qual alternativa não diz respeito a um desses estresses?
	Quest.: 5
	
	
	
	
	desmatamento de florestas tropicais
	
	
	poluição dos mares e mudanças climáticas
	
	
	abundância de água (
	
	
	danos na biodiverdidade
	
	
	doenças infecciosas
	6.
	
	Alguns analistas acreditam que as pessoas devem ter liberdade de gerar quantos filhos quiserem, mais somente se isso não reduzir a qualidade de vida das pessoas agora e no futuro, seja pelo enfraquecimento da ___________________, seja por rupturas sociais. De acordo com o ponto de vista deles, a limitação da liberdade dos indivíduos ¿ um esforço de proteger a liberdade de outros indivíduos ¿ é a base da maioria das leis nas sociedades modernas. Qual alternativa completa a frase? 
	Quest.: 6
	
	
	
	
	educação popular
	
	
	economia internacional
	
	
	capacidade da Terra de sustentar a vida (
	
	
	educação ambiental
	
	
	sociedade cultural
	7.
	
	A sociedade humana, empurrada por padrões de consumo insustentáveis, impostos por modelos de desenvolvimento insanos, completados por um mórbido e renitente crescimento populacional, tornou-se mais injusta, desigual e insensível de poucas décadas para cá. Agora experimenta um profundo colapso de ética e de valores humanísticos, verificável em suas atitudes diárias, permitindo o crescimento da corrupção, a corrosão da democracia e o alargamento do fosso entre ricos e pobres (Dias, 2004). Vamos acrescentar a essa fala de Genebaldo Freire Dias todas as alterações ambientais globais, induzidas por dimensões humanas. Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a essas alterações induzidas pelo homem? 
	Quest.: 7
	
	
	
	
	poluição das águas 
	
	
	Erupções Vulcânicas que desmatam áreas e aumentam a temperatura local (
	
	
	poluição dos solos
	
	
	poluição atmosférica
	
	
	perda da biodiversidade
	
	8.
	Educação, do vocábulo latino educere, significa conduzir, liderar, puxar para fora. Baseia-se na ideia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida. O papel do educador é, portanto:
	Quest.: 8
	
	
	
	
	Cobrar do educando que ele decore as situações problemas dos assuntos didáticos
	
	
	Discutir somente os conceitos de aula
	
	
	Incentivar o estudo didático a qualquer custo
	
	
	criar condições para que isso ocorra (
	
	
	Repassar informações didáticas
	9.
	
	Em qual Conferência relacionada ao meio ambiente é que tivemos pela ¿primeira vez as questões políticas, sociais e econômicas do meio ambiente global discutidas em um fórum intergovernamental, com a perspectiva de realmente empreender ações corretivas¿?
	Quest.: 9
	
	
	
	
	Rio-92
	
	
	Moscou, 1987
	
	
	Tbilisi, 1987
	
	
	Rio Oil& Gás, 1996
	
	
	Estocolmo, 1972 (
	10.
	
	No enfoque da sustentabilidade, o conceito de capacidade de suporte dos ecossistemas pode estar relacionado a:
	Quest.: 10
	
	
	
	
	Ecomarketing
	
	
	Ecodesign
	
	
	Desenvolvimento cultural
	
	
	Desenvolvimento econômico
	
	
	Gestão Ambiental (
Simulado 2
	1. Analise as afirmativas abaixo:
I - A preocupação com os problemas ambientais ganhou escala e maior repercussão no final da década de 60 e início da década de 70.
II - Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do Clube de Roma, em 1968, na Itália.
III - O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório Os limites do crescimento, escrito por Jay Forrest e Dennis Meadows, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).
IV - A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972.
Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	
	
	I, II, III, IV (
	
	
	I, II
	
	
	I, II, III
	
	
	II, III
	
	
	I, III
	2.
	
	O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório, que enfatiza que a exploração e degradação dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Qual é o nome desse relatório?
	
	
	
	
	Os limites do crescimento (
	
	
	Os limites da natureza
	
	
	Os limites do Clube de Roma
	
	
	Os limites da sociedade
	
	
	Os limites da economia 
	3.
	
	A busca de um modelo de desenvolvimento sustentável e de sua consequente implantação já ocorre em algumas décadas, alicerçada na visão crítica da organização da sociedade humana e impulsionada pelos diversos problemas de caráter ambiental e social, tais como:
	Quest.: 3
	
	
	
	
	As necessárias relações entre economia, tecnologia, sociedade e política,
	
	
	Cultural do ambiente tem feito emergir novas práticas sociais e corporativas com meio ambiente, profissões, campos de pesquisa e atuação, como é o caso, por exemplo, do Direito Ambiental.
	
	
	O aquecimento global, a ocorrência de grandes desastres ecológicos, a existência de grandes populações que vivem em condições de profunda pobreza e a má distribuição de riqueza natural humana. (
	
	
	As artes, as ciências, as religiões, as instituições educativas, os meios de comunicação, as empresas, as organizações não-governamentais e os governos.
	
	
	É nesse âmbito que se deve focar qualquer análise de mudanças corporativas.4.
	Qual a alternativa abaixo diz respeito a frase a seguir: ¿Meio pelo qual há satisfação das necessidades atuais sem comprometer a capacidade de futuras gerações de satisfazer suas próprias necessidades¿?
	
	
	
	
	sustentabilidade (
	
	
	meio ambiente
	
	
	políticas públicas
	
	
	desenvolvimento sustentável 
	
	
	direito ambiental
	5.
	
	O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais, podendo ocorrer:
Analise e marque a opção FALSA: 
	
	
	
	
	doenças infecciosas. 
	
	
	diminuição da pesca.
	
	
	desmatamento de florestas tropicais. 
	
	
	danos na biodiversidade. 
	
	
	abundância de água. (
	6.
	
	Percebemos que a _______________também está relacionada ao controle da natalidade e ao consumo desenfreado que estamos nos impondo culturalmente como fator de status social. Qual alternativa abaixo completa a frase? 
	
	
	
	conscientização ambiental (
	
	
	sustentabilidade financeira familiar
	
	
	educação familiar
	
	
	ação das políticas públicas
	
	
	aquisição de conhecimento
	7.
	
	Nos últimos anos, foram realizadas inúmeras pesquisas que envolvem a problemática da educação e meio ambiente, possibilitando e contribuindo para a consolidação da qualidade da educação ambiental brasileira. Destacando-se que as situações que abrangem o meio ambiente, pode ser desenvolvido na ambiência escolar e em todas as áreas. Então, a pura transmissão de informações a respeito dos processos ecológicos é insuficiente para a promoção de uma educação que se espera "ambiental". Assim sendo, afirma-se que: (adaptada de pref. Porto Velho/RO (2009).
	
	
	
	
	a proposta central da educação ambiental reside na transformação da realidade; (
	
	
	o meio ambiente é sinônimo de natureza;
	
	
	a educação ambiental é sinônimo de ecologia. 
	
	
	o problema ambiental possui sua origem na falta de educação dos indivíduos;
	
	
	a problemática sócio ambiental é sinônimo de desequilíbrio ecológico;
	8.
	
	Em 22 de abril de 1970, o Senador Norte-Americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos preocupados com a visível degradação planetária engajaram-se ao movimento. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional. A comemoração do Dia da Terra e de outras datas com temáticas ambientais são formas de chamar a atenção da população mundial para: 
I. A necessidade urgente da preservação e recuperação dos recursos naturais.
II. A necessidade de mobilização da sociedade global, nos debates que envolvem os desafios da sustentabilidade planetária. 
III. A falta de necessidade de se considerar os efeitos da poluição industrial, mas sim as suas causas. 
Julgue as afirmativas acima e marque a(s) que está (ão) CORRETA(S): 
	
	
	
	
	III
	
	
	I
	
	
	I, III
	
	
	II
	
	
	I, II (
	9.
	
	Com relação à gestão ambiental analise as afirmativas a seguir:
I. Numa visão mais moderna, a gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc.).
II. Nos últimos anos, o conceito de gestão vem sendo utilizado para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
III. O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão compartilhada entre os diferentes agentes envolvidos e articulados em seus diferentes papéis.
IV. A gestão ambiental é um processo político-administrativo de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
	I, III e IV
	
	
	II, III, e IV
	
	
	I, II, III e IV (
	
	
	I, II e IV
	
	
	I, II e III
	10.
	
	Sobre as assinaturas de convenções e de protocolos internacionais podemos afirmar que:
	Quest.: 10
	
	
	
	
	Os países participantes normalmente são selecionados pelo maior PIB.
	
	
	É através destes documentos que os países participantes assumem o compromisso de implantar e/ou atualizar sua politica ambiental.
	
	
	É por esses documentos que os países signatários se comprometem com o propósito firme de cuidar do meio ambiente, com a finalidade de criar condições propícias à qualidade de vida de suas populações. (
	
	
	As convenções acontecem de 10 em 10 anos com o objetivo de verificar se o compromisso assumido na anterior foi cumprido.
	
	
	Nestas convenções são definidos critérios de gestão ambiental por parte do poder publico de cada país, observando a continua necessidade de redução da exploração dos recursos naturais.
Simulado 3
	1.
	
	Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação______________________, em 1968, na Itália, formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Qual alternativa completa a frase?
	Quest.: 1
	
	
	
	
	Relatório Brundtland
	
	
	Clube de Roma (
	
	
	Conferência de Estocolmo
	
	
	Livro Azul
	
	
	Conferência da Biosfera
	2.
	
	O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório, que enfatiza que a exploração e degradação dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Qual é o nome desse relatório?
	Quest.: 2
	
	
	
	
	Os limites da natureza
	
	
	Os limites do Clube de Roma 
	
	
	Os limites do crescimento (
	
	
	Os limites da economia
	
	
	Os limites da sociedade
	3.
	
	Com relação aos três níveis ou sistemas distintos de existência que obedecem às suas próprias leis. O que está relacionado ao nível de existência físico:
	Quest.: 3
	
	
	
	
	A biosfera, com todas as espécies de vida, que obedecem às leis da física, química, biologia e ecologia.
	
	
	As leis geradas pelo homem, que regulam sociedades e economias, são muito variáveis, obedecem às leis da física, química, biologia e ecologia.
	
	
	A tecnosfera e a sociosfera, o mundo das máquinas e construções criadas pelo homem, governos e economias, artes, religiões e culturas, que seguem leis da física, da química, da biologia, da ecologia e também das leis criadas pelo homem.
	
	
	O planeta físico, sua atmosfera, hidrosfera e litosfera (rocha e solos), que seguem as leis da física e da química. (
	
	
	A composição química e organização de qualquer indivíduo são determinadas pelo código genético encerrado em longas moléculas de DNA dentro de cada célula.
	4.
	
	Quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem considerar as dimensões:
	Quest.: 4
	
	
	
	
	econômica, biológica, física
	
	
	social, econômica, filosófica
	
	
	política, social e ambiental
	
	
	econômica, social e ambiental (
	
	
	biológica, econômica, física
	5.
	
	O crescimento populacional vem sendo analisado por cientistas como razão do uso intensivo dos recursosnaturais. Os estudos demonstram que os países em crescimento demográfico vêm enfrentando dificuldades para gerar um desenvolvimento econômico sustentável. O desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano são considerados determinantes para as mudanças ambientais. 
Considerando esta afirmativa, assinale a opção que NÃO exemplifica uma ação de desenvolvimento sustentável. 
	Quest.: 5
	
	
	
	
	Evitar desperdício
	
	
	Economizar energia elétrica
	
	
	Reciclar
	
	
	Escovar os dentes com a torneira aberta (
	
	
	Consumir menos água 
	6.
	
	Qual o processo que tem maior visibilidade na organização capitalista das relações de produção e consumo, mas não pode ser confundido com ela?
	Quest.: 6
	
	
	
	
	Tecnologias limpas 
	
	
	Cultura
	
	
	Modernidade (
	
	
	Relações sociais
	
	
	Urbanização
	7.
	
	Assinale a alternativa que representa o conceito apresentado abaixo:
 
Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais).
	Quest.: 7
	
	
	
	
	Pegada ecológica 
	
	
	Educação ambiental (
	
	
	Resiliência
	
	
	Ecoeficiência 
	
	
	Desenvolvimento sustentável 
	8.
	
	O documento chamado Agenda 21, foi proposto em qual das Conferências Internacionais relacionadas a discussões sobre o meio ambiente?
	Quest.: 8
	
	
	
	
	Tbilisi, 1987
	
	
	Rio-92 (
	
	
	Rio Oil& Gás, 1996
	
	
	Moscou, 1987
	
	
	Estocolmo, 1972
	9.
	
	Sobre as assinaturas de convenções e de protocolos internacionais podemos afirmar que:
	Quest.: 9
	
	
	
	
	Os países participantes normalmente são selecionados pelo maior PIB.
	
	
	As convenções acontecem de 10 em 10 anos com o objetivo de verificar se o compromisso assumido na anterior foi cumprido.
	
	
	É por esses documentos que os países signatários se comprometem com o propósito firme de cuidar do meio ambiente, com a finalidade de criar condições propícias à qualidade de vida de suas populações. (
	
	
	É através destes documentos que os países participantes assumem o compromisso de implantar e/ou atualizar sua politica ambiental.
	
	
	Nestas convenções são definidos critérios de gestão ambiental por parte do poder publico de cada país, observando a continua necessidade de redução da exploração dos recursos naturais.
	
	10.
	A capacidade de um ecossistema retornar ao seu estado de equilíbrio dinâmico, após sofrer uma alteração ou agressão, está relacionada ao que chamamos de: 
	Quest.: 10
	
	
	
	
	Educação ambiental
	
	
	Endemismo
	
	
	Resiliência (
	
	
	Democracia
	
	
	Gestão Ambiental 
�
�PAGE �
�PAGE �10�
_1538977862.unknown
_1538978116.unknown
_1538980747.unknown
_1538980755.unknown
_1538980759.unknown
_1538980761.unknown
_1538980762.unknown
_1538980760.unknown
_1538980757.unknown
_1538980758.unknown
_1538980756.unknown
_1538980751.unknown
_1538980753.unknown
_1538980754.unknown
_1538980752.unknown
_1538980749.unknown
_1538980750.unknown
_1538980748.unknown
_1538980731.unknown
_1538980739.unknown
_1538980743.unknown
_1538980745.unknown
_1538980746.unknown
_1538980744.unknown
_1538980741.unknown
_1538980742.unknown
_1538980740.unknown
_1538980735.unknown
_1538980737.unknown
_1538980738.unknown
_1538980736.unknown
_1538980733.unknown
_1538980734.unknown
_1538980732.unknown
_1538978125.unknown
_1538980723.unknown
_1538980727.unknown
_1538980729.unknown
_1538980730.unknown
_1538980728.unknown
_1538980725.unknown
_1538980726.unknown
_1538980724.unknown
_1538980715.unknown
_1538980719.unknown
_1538980721.unknown
_1538980722.unknown
_1538980720.unknown
_1538980717.unknown
_1538980718.unknown
_1538980716.unknown
_1538978129.unknown
_1538978131.unknown
_1538980713.unknown
_1538980714.unknown
_1538978132.unknown
_1538978130.unknown
_1538978127.unknown
_1538978128.unknown
_1538978126.unknown
_1538978120.unknown
_1538978123.unknown
_1538978124.unknown
_1538978121.unknown
_1538978118.unknown
_1538978119.unknown
_1538978117.unknown
_1538978099.unknown
_1538978108.unknown
_1538978112.unknown
_1538978114.unknown
_1538978115.unknown
_1538978113.unknown
_1538978110.unknown
_1538978111.unknown
_1538978109.unknown
_1538978103.unknown
_1538978105.unknown
_1538978107.unknown
_1538978104.unknown
_1538978101.unknown
_1538978102.unknown
_1538978100.unknown
_1538977871.unknown
_1538978091.unknown
_1538978095.unknown
_1538978097.unknown
_1538978098.unknown
_1538978096.unknown
_1538978093.unknown
_1538978094.unknown
_1538978092.unknown
_1538978082.unknown
_1538978086.unknown
_1538978088.unknown
_1538978090.unknown
_1538978087.unknown
_1538978084.unknown
_1538978085.unknown
_1538978083.unknown
_1538977952.unknown
_1538977954.unknown
_1538978080.unknown
_1538978081.unknown
_1538977955.unknown
_1538977953.unknown
_1538977878.unknown
_1538977881.unknown
_1538977951.unknown
_1538977882.unknown
_1538977880.unknown
_1538977877.unknown
_1538977867.unknown
_1538977869.unknown
_1538977870.unknown
_1538977868.unknown
_1538977865.unknown
_1538977866.unknown
_1538977863.unknown
_1538977845.unknown
_1538977854.unknown
_1538977858.unknown
_1538977860.unknown
_1538977861.unknown
_1538977859.unknown
_1538977856.unknown
_1538977857.unknown
_1538977855.unknown
_1538977850.unknown
_1538977852.unknown
_1538977853.unknown
_1538977851.unknown
_1538977847.unknown
_1538977848.unknown
_1538977846.unknown
_1538977837.unknown
_1538977841.unknown
_1538977843.unknown
_1538977844.unknown
_1538977842.unknown
_1538977839.unknown
_1538977840.unknown
_1538977838.unknown
_1538977832.unknown
_1538977835.unknown
_1538977836.unknown
_1538977833.unknown
_1538977830.unknown
_1538977831.unknown
_1538977829.unknown

Continue navegando