Buscar

Direito Civil V - Plano de Aula 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Poder Familiar e Proteção dos Filhos
Número de Semana de Aula
13
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
(Exame OAB) Luzia sempre desconfiou que seu neto Ricardo, fruto do casamento do seu filho António com e Josefa, não era filho biológico de António, ante as características físicas por ele exibidas. Vindo Antônio a falecer. Luzia pretende ajuizar uma ação negatória de paternidade. A respeito do fato apresentado, responda aos seguintes itens.
a) Tem Luzia legitimidade para propor a referida ação?
R: Não, pois tal ação negatória de paternidade é personalíssima do pai registrado.
b) Caso Antônio tivesse proposto a ação negatória e falecido no curso do processo, poderia Luzia prosseguir com a demanda? Qual o instituto processual aplicável ao caso?
R: Sim, porque a avó apenas daria continuidade a conduta personalíssima do pai. Art. 1.601 e P.Ú.
Questão objetiva 1
(CTJPR 2013) No que concerne ao poder familiar, assinale a alternativa correta.
a) O pai ou a mãe que estabelecer nova união estável, não perde, quanto aos filhos do relacionamento anterior, os direitos do poder familiar, exercendo-os sem qualquer interferência do novo companheiro.
b) Os pais, quanto à pessoa dos filhos menores, podem recomendar, não porém exigir, que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios da sua idade e condição.
c) Durante o casamento ou a união estável, aos pais compete o poder familiar; na falta ou Impedimento de um deles, dará o juiz tutor ou curador, conforme o caso.
d) Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto permanecem seus vínculos de dependência econômica.
Questão objetiva 2
(Defensor Público RR 2013) No que se refere à guarda e ao direito de convivência entre familiares, assinale a opção correta.
a) A guarda compartilhada não Impede a fixação de alimentos em favor do filho.
b) De acordo com a jurisprudência do STJ, a fixação da guarda compartilhada pressupõe, necessariamente, o consenso entre os pais.
c) A guarda compartilhada está vinculada á repartição de tempo de permanência dos pais separados para com seus filhos comuns, conferindo-se de forma exclusiva o poder parental por períodos preestabelecidos, geralmente de forma unânime, entre as casas dos genitores.
d) Atendendo à doutrina da preferência materna, o Código Civil prioriza a guarda unilateral em favor da mãe do menor.
e) O inadimplemento da pensão alimentícia fixada em favor do menor impede o exercício do direito de visitar peio genitor que não detiver a guarda.

Outros materiais