Buscar

prova pressuposto da ed. infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Para a organização de um espaço educativo voltado para a educação infantil, uma instituição de ensino deve considerar as características físicas do ambiente, pois estas comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. de Moraes Ramos de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
O livro-base Pressupostos da Educação Infantil. aponta que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover alguns aspectos. Cite um e apresente suas características. 
Nota: 33.3
	Elas (Carvalho; Rubiano 1994) apontam que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover: • a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar possibilitando à criança desenvolver sua individualidade e participar nas decisões sobre as organizações dos espaços; • o desenvolvimento da competência de maneira a possibilitar à criança interagir com o ambiente de forma desafiadora satisfazendo às suas necessidades; • oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos; • sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente; • oportunidades para o contato social e para a privacidade com áreas planejadas para o trabalho coletivo e para o individual (p. 134-135).
Resposta:IDENTIDADE PESSOAL ESTÁ LIGADA A NOÇÃO DE IDENTIDADE DE LUGAR, DANDO POSSIBILIDADE DA CRIANÇAS DESENVOLVER SUA INDIVIDUALIDADE PARTICIPAR DAS DECISÕES DE COMO ORGANIZAR UM DETERMINADO ESPAÇO
Questão 2/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia a passagem de texto a seguir:
“Ao adentrar o espaço físico escolar apresenta não apenas uma realização voltada para a educação, mas uma forma silenciosa de educar. Este espaço não é apenas um ‘cenário’, onde se desenvolve a educação, mas “uma forma silenciosa de ensinar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. p. 3.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, como se caracteriza a organização dos espaços de educação infantil? Apresente características.
Nota: 33.3
	Pensar o espaço para as crianças da educação infantil é uma condição imprescindível para uma instituição de ensino que oferta está modalidade. A organização do espaço depende de planejamento técnico ambiental, projeto arquitetônico articulado ao projeto pedagógico e a ação educativa que é realizada nos espaços. Para as crianças de 0 a 3 anos, o espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases. As crianças de 1 a 5 anos devem circular em um espaço que contemple o desenvolvimento por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e demais formas de expressão. A questão que envolve os espaços como salas de aula, banheiros, acessibilidade e cozinha industrial não estão contemplados desta forma no livro e nos Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1 (p. 131-132).
Resposta:A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DEPENDE DE UM A ORGANIZAÇÃO PLANEJADA,COM ESPAÇOS ADEQUADOS ,BOA ILUMINAÇÃO E ESPAÇOS ESPECÍFICOS PARA CADA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA ESCOLA, POR EXEMPLO,EM UMA INSTITUIÇÃO É NECESSÁRIO FRALDÁRIO, LACTÁRIO, PÁTIO, REFEITÓRIO,AS SALAS BEM AREJADAS E BOA LUMINOSIDADE COM ESPAÇOS ADEQUADOS PARA CADA FAIXA ETÁRIA E QUANTIDADE DE CRIANÇA PARA CADA TURMA, PARA OS ALUNOS 1 A 6 ANOS DEVEMOS PENSAR NA POSSIBILIDADE DE ATIVIDADES QUE PERMITAM O DESENVOLVIMENTO POR MEIO DE JOGOS, MÚSICAS,BRINCADEIRAS , ETC..
Questão 3/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desde 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/>. Acesso em: 11 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, o que é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)? Descreva suas principais características (pelo menos duas).
                                                                                      
Nota: 33.3
	O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI de 1998, foi a primeira proposta apresentada para a educação infantil, o qual contempla objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para as diferentes faixas etárias dessa etapa da educação básica. Ele não é um documento de caráter obrigatório que deverá ser seguido pelas instituições que ofertam a educação infantil. Porém, ele representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto. Ele apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias entre 0 e 6 anos. No que concerne à formação pessoal e social são consideradas as experiências que favorecem a formação do sujeito em relação ao desenvolvimento das capacidades afetivas e de natureza global da criança além de seus esquemas simbólicos. As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem (p. 126-127).                                                                              
Resposta: O RCNEI É APRESENTADO COMO A PRIMEIRA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NÃO É UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO,APRESENTA OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS,CONTEÚDOS E NOÇÕES DIDÁTICAS PARA DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS (DE ZERO A SEIS ANOS).POSSUI DOIS ÂMBITOS DE EXPERIÊNCIAS A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL E DO CONHECIMENTO DO MUNDO,SÃO CONCEBIDAS UMA CONCRETIZAÇÃO DOS PROPÓSITOS DA ESCOLA CONSIDERADO UM MEIO PARA AS CRIANÇAS EXERCITAREM O PENSAMENTO PRÓPRIO, O SENTIR E O SER

Outros materiais