Buscar

Aula 3 Pratica contábil informatizada

Prévia do material em texto

Aula 3 Pratica contábil informatizada Elaborando um Plano de negócios
Descrição dos produtos/ Ou serviços
 Os aspectos que devem estar contidos nesta etapa são os seguintes:
 Descrever, com clareza, cada um dos produtos e/ ou serviços que a empresa negocia, listando todos os itens da linha de comercialização que se pretendem trabalhar na empresa, sejam eles produtos o serviço.
Esclarecer como são produzidos, identificando, O ramo de negócio, em qual o setor a empresa pretende atuar.(imprimir all. Pg3)
Conhecer o ciclo de vida dos produtos, pois este pode exercer grande influência sobre a valoração dos intangíveis. O conceito do ciclo de vida pressupõe que todos os produtos apresentem um modelo de comportamento previsível em relação a suas vendas.
Em geral, o ciclo de vida apresenta quatro estágios:
Introdução
Crescimento
Maturidade
Declínio
 A teoria do ciclo de vida não se restringe apenas produtos:
 Ela pode alcançar dimensões mais amplas e seus conceitos podem ser aplicados a empresas e até aos setores.
 Escolha os fatores tecnológicos passando pela construção de sistemas de Informação.
Os processos de informatização das empresas tomam tempo tem altos custos, porém são necessários para sustentação e sobrevivência da empresa.
 Analisar a questão tecnológica envolvida com seus produtos e/ou serviços:
 Qual a tecnologia usada seu grau de atualidade e volatilidade?
 Procurar saber se existe a proteção legal (direito de propriedade) de seus produtos. 
Fazer o levantamento de dados, através de pesquisas, para desenvolver o negócio, como finalidade promover garantias, ou Pelo menos, minimizar possíveis falhas na estruturação.
 Identificar quais seriam os principais clientes, buscando entender as necessidades que poderão ser resolvidas com as soluções oferecidas pela empresa.
 Identificar quem são os competidores. Comparação solução, seus produtos e/ou serviços com os oferecidos pelos competidores. Quais os benefícios que farão seus produtos/ou serviços sem mais vantajosas que os dos competidores.
Definir como será o material usado para apoiar a venda de seus produtos e/ os serviços: se por revenda, vendedores, distribuidores, dentre outras possibilidades.
Analisar os custos para o fornecimento de seus produtos e/ ou serviços e os preços que podem ser praticados no mercado.
Hoje, são apresentados diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda, a partir das diversas óticas de custos, baseando-se nos preços de mercado e no retorno dos investimentos.
Apresentamos aqui, alguns conceitos e elementos básicos para a formação do preço de venda: mark-up (a quantidade cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda revela quanto o valor do produto esta acima dos seus custos), paramentos externos, efeitos tributários sobre as vendas e sobre a margem de lucro liquida desejada de tributos sobre o lucro.
Avaliar se existe vantagem em deter uma marca e/ ou patente de algum produto, fraquear alguma outra marca etc.
Definir a visão futura de seus produtos e/ ou serviços: como devem se desenvolver: qual a evolução das necessidades do mercado: de seus concorrentes: da demanda de segmentos específicos do mercado: da própria tecnologia adotada 
Analise de mercado
Ambiente interno
Ambiente externo

Outros materiais