Buscar

Aula 5 pratica. contábil informatizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 5: Como Elaborar um Plano de Negócios e o Registro da Empresa
Planejamento financeiro - fonte de recursos
1 etapa nesta etapa você decidirá de onde serão extraídos os recursos financeiros para a implantação da empresa. Se usará recursos próprios ou de terceiros ou até de ambos.
Recursos próprios envolvem a aplicação, do capital necessário para a abertura da empresa.
Já, se eu utilizar recursos de terceiros vou ter que buscar algum investidor ou empréstimo a alguma instituição financeira.
Sobre o plano financeiro - 2º etapa O Plano financeiro representa a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio.
O futuro empresário que desejar empreender o utilizará para projetar e conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, ajustando distorções e adequando-se a novas variáveis decorrentes de modificações no cenário.  O Plano é também utilizado como veículo de divulgação da empresa, prospector de parceiros, investidores e captador de capital de risco. Age inclusive, como uma boa ferramenta para análise de crédito por parte de fornecedores, instituições financeiras e bancárias.
Nesta etapa do plano de negócios, o plano financeiro explicita e esclarece todas as informações que concernem às necessidades de capital para os investimentos iniciais de funcionamento da empresa, como os custos e investimentos fixos; faz uma projeção dos resultados econômicos, considerando as receitas, os custos previstos; e apresenta as avaliações  que compõem a parte financeira do negócio, como o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, e finaliza com a análise do investimento projetado, auferindo proveito das técnicas mais exigidas no mercado atualmente.
Questões mais relevantes a serem respondidas:
Quais as bases usadas para as projeções financeiras?
Quais os graus de receitas e despesas são projetados, mensal e anualmente?
Quais resultados são projetados mensalmente e anualmente?
Qual a expectativa de alcance do ponto de equilíbrio no negócio?
Qual o capital investido e cedido pelos responsáveis?
Quais outros recursos potenciais adicionais serão explorados, e qual a sua fonte?
Que tipo de composição financeira está sendo prestada?
Investimento inicial
Investimento inicial envolve tudo que o empreendedor deverá gastar para iniciar suas atividades. Dentre estes gastos, incluem-se: registros e licenças do governo, máquinas, mobiliários, pesquisas de mercado (interna ou contratada), dentre outros.
Além destes, estará contemplando também, os recursos financeiros que a empresa deverá possuir para saldar os seus compromissos assumidos no mercado.
Alguns detalhes que precisarão ser esclarecidos, a fim de se concluir o investimento inicial, envolvem:
• A aquisição de algum imóvel (sala, loja, galpão),  para fazer funcionar a empresa. Em caso afirmativo, quanto será pago?
• Tipo e quantidade de equipamentos que a empresa precisará ter: computadores, impressoras, ar condicionado, etc.? Qual será o gasto de aquisição?
• Para funcionar, o negócio depende de algum tipo de maquinário, como guinchos, fornos,  lixadeiras, etc.? Qual valor está relacionado à compra destes?
• listar e quantificar os mobiliários e utensílios que são requeridos para a estruturação do negócio. Para a aquisição de armários,
• A empresa comprará algum veículo para uso exclusivo? Qual o valor a ser pago por ele?
• A atividade da empresa desenvolve itens passivos de proteção, em caso afirmativo, quais serão os gastos com registros de marcas e patentes? 
• para legalizar o estabelecimento haverá gastos com licenças e alvará de funcionamento. Quais estes gastos?
• quanto a empresa deverá ter em caixa (dinheiro, bancos) para saldar seus compromissos, até que se obtenha receita suficiente para isso?
• O negócio partiu de um plano de negócios, ou o seu surgimento se deu a partir de uma boa ideia, que futuramente identificou a necessidade de pesquisas de mercado para averiguar a aceitação do produto/serviço oferecido? Qual o valor desta prestação de serviço?
• O treinamento dos funcionários deverá ser inserido na planilha de gastos. Qual o valor do investimento?
• A atividade da empresa depende de profissional especializado para desenvolver campanha de marketing e embalagens especiais? Qual o valor desta mão de obra?
Projeção dos resultados
Esta fase estuda e demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, oriundos de todas as fontes de captação. A partir das informações coletadas, elaboram-se as planilhas mencionando as receitas, custos envolvidos (fixos e variáveis) por produto, bem como todos os impostos incidentes e despesas incorridas.
(imprimir all pg 6)
Projeção do balanço patrimonial
E o que é o balanço patrimonial?
O balanço patrimonial nada mais é que um demonstrativo dos direitos e obrigações adquiridos pela empresa durante determinado período (usualmente, um ano);
Nesta demonstração, temos o Ativo que relaciona os bens e direitos, contemplando os valores disponíveis de caixa; bancos; valores a receber, oriundas de vendas a prazo; bens imobilizados como mobiliários, máquinas, imóveis; ou ainda os investimentos, como ações de outras companhias e aplicações financeiras; organizado do lado direito do gráfico.
E, do lado esquerdo, temos o Passivo, que registra as obrigações com terceiros, com caráter exigível, como: empréstimos; salários a pagar; impostos a recolher; contas a pagar, inclusive por utilização de serviços de concessionárias; além das obrigações para com os sócios, que figurará no Patrimônio Líquido, com caráter não exigível, apesar de comporem o Passivo. São representadas pela contas do capital social; lucros a distribuir; prejuízos acumulados e reservas.
Ponto de equilíbrio
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Payback
Nesta fase temos os métodos mais triviais utilizados pelas organizações e exigidos pelas instituições financeiras a fim de se avaliar a viabilidade de um projeto ou empreendimento. Estes métodos são: Pay Back (tempo de retorno), TIR (Taxa Interna de Retorno) e o VPL (Valor Presente Líquido).
O Payback é o período de tempo necessário para que a empresa recupere os gastos aplicados no investimento inicial do negócio. Este cálculo é feito baseado no saldo acumulado do fluxo de caixa projetado pela empresa. O ponto em que este saldo é “zero”, ou sai de negativo para positivo, é tido como o ponto exato em que todos os gastos destinados ao investimento inicial do negócio regressam para a empresa.
No exemplo demonstrado, o investimento seria recuperado no segundo ano. Foram recuperados $ 4.000 no primeiro ano faltando $ 6.000 para ser recuperado no período seguinte. 
Supondo que o fluxo de $ 9.000 tenha ocorrido linearmente durante todo o ano, fica então 6.000/9.000 = 2/3, ou seja, o investimento levará 1 ano e 8 meses para ser recuperado.
 
Qual o tempo necessário de espera do investidor para que os fluxos de caixa acumulados dos projetos igualem ou superem seu investimento inicial? 
O cálculo do payback procura responder esta questão.
A TIR ilustra quanto o rendimento irá retornar em cada período, respeitando o fluxo de caixa, ou seja, se o fluxo for mensal, o rendimento será mensal, e se anual, o rendimento será anual, devendo assim, ser confrontada com as taxas oferecidas no mercado financeiro.
A TIR é um instrumento também utilizado na confrontação de projetos de  investimentos, quando estes forem mutuamente excludentes. Nesta ocasião, o projeto que revelar o maior valor da TIR será àquele, economicamente, mais atraente
Os fluxos esperados podem ser positivos ou negativos, variando com as entradas ou saídas de caixa. A taxa oferecida à função reflete o rendimento desejado pelo projeto.
Se o VPL encontrado no cálculo for negativo, o retorno do projeto será menor que o investimento inicial, insinuando a sua reprovação. Se ele for positivo, significa que o valor obtido no projeto cobre o investimento inicial, tornando-o viável.
Aprecie algumas sugestões que auxiliam na decisãoda melhor opção de investimento:
 
• analise a possibilidade de terceirizar certas atividades, o que diminuirá a necessidade de adquirir máquinas e equipamentos;
• estude e avalie as diversas alternativas de aquisição (leilões, brechós).
• esteja atento ao estado de conservação e a garantia do que irá adquirir.
O plano judiciário
Em certos momentos, o plano jurídico é revelado na descrição geral da empresa. Em verdade, ele não é nada além do que uma descrição da forma jurídica de constituição da empresa e situações legais relacionadas. Existem três principais opções de sociedade mais usuais que são: a empresa limitada, a sociedade por conta de participação e a sociedade anônima, embora haja muitas diversificações que mereçam destaque dentro destes tipos de constituição da empresa, cujas possibilidades já estudamos anteriormente nesta disciplina.
Como a empresa será juridicamente constituída (empresa individual, EIRELI, sociedade por quotas de responsabilidade limitada, sociedade anônima comum ou unidade de negócios de uma corporação)?
Quais as implicações jurídicas dos débitos da forma de constituição escolhida?
Quais as vantagens e desvantagens tributárias dessa forma de constituição?
Qual é a data da incorporação?
Que profissional representará a empresa? Advogado ou escritório jurídico?
Qual o relacionamento existente com esse advogado ou escritório jurídico?
Que licenças/permissões podem ser exigidas a este tipo de constituição?
REGISTRO NAS ESFERAS COMPETENTES
Para um micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da atividade pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros órgãos de fiscalização.
(imprimir all pg 10-2)

Outros materiais