Buscar

Razão Lógica e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Razão e Lógica
Existem duas posições básicas na relação de lógica e razão, são elas a posição dogmática e a posição dialética. A posição dogmática admite que a lógica e o racional podem se coincidir, as leis da lógica são praticamente independentes da experiência e existe uma lógica que é única, mas ela pode variar de acordo com a sistematização possíveis na questão dos detalhes. Na posição dialética a lógica e o racional jamais iriam se identificar como um só e a razão estão ligados à matemática e ela não é autossuficiente para se legitimar ela precisa da experiência, e não existe uma única lógica, mas sim diversas. 
A razão é considerada dialética, pois ela não pode ser codificada a priori em um sistema lógico fixo, ela está entrelaçada a história, já que ela evolui com o progresso da ciência. O caráter dialético da razão, não torna arbitrário e o seu processo racional não pode ser modificado. A dialetação só ocorre em sistematizações racionais e teorias. 
	Quais as disparidades entre as posições dogmática e dialética? 
A posição dogmática admite a lógica e a razão pode ser apenas um, e a experiência é quase desconsiderada, a posição dialética é exatamente o contrário.
	Lógica e Matemática
	Existe uma relação muito próxima entre a lógica e a matemática, Frege e Bertrand Russel formularam uma tese de que haveria uma matemática que seria puramente lógica, porém esta afirmação não torna a matemática puramente lógica, isso se justifica pela formulação da matemática que alguns axiomas tinham características que não seriam consideradas lógicos; as doutrinas institucionais seriam incompatíveis com a lógica usual; a utilização de técnicas matemáticas na pesquisa lógica, tornando ela ambígua. 
A matemática e a lógica têm em comuns objetivos e os métodos, são chamadas ciências formais. A lógica costuma ser definida como a ciência que estuda as inferências válidas, porém a lógica atual não se resume a isso, não está mais limitada a verificar se o raciocínio é válido ou não, também estuda questões filosóficas e relacionadas a matemática que tem se tornado mais abstrata e rigorosa.
O que torna a lógica e matemática tão próximas? 
As duas ciências buscam objetivos dentro de um raciocínio, a utilização da razão, de um método rigoroso e da sua formalidade, as aproximam. 
 Formalização
O método axiomático serve para codificar e sistematizar disciplinas dedutivas, inclusive nas chamadas ciências reais, este método expõe os princípios e suposições das disciplinas, somente disciplinas com certo grau de maturidade pode se utilizar do método, ele contém dois níveis, o primário e o secundário. 
No segundo nível ocorre a sistematização, a axiomatização da lógica deve ocorrer sem a dependência de outras disciplinas, ou seja, deve ser primária, pois ela deverá ser vista como um fundamento para as outras ciências. 
Uma dedução ou demonstração é considerada rigorosa quando está sujeita a formalização dentro do sistema axiomático, as axiomatizações de uma teoria podem ser sempre primárias, para isso é preciso axiomatizar as disciplinas da qual é dependente. A axiomatização é um processo necessário a toda teoria em estágio final.
Qual a atual situação das ciências em relação aos métodos lógicos?
As ciências de todos os campos do saber estão se voltando para a sistematização dedutiva para unificar as teorias.
Lógica e Linguagem 
A razão tem leis que são encontradas dentro dos princípios lógicos. A linguagem tem um papel muito importante dentro da lógica, algumas inferências simples podem ser realizados sem a utilização da sistematização e da linguagem, mas a linguagem deve estar presente no resultado final, pois as leis da lógica são caracterizadas pela linguagem.
A aprendizagem sobre a teoria da linguagem é essencial para se estudar a razão por meio doas princípios da lógica, as leis da razão podem ser verificados com uma possível análise critica dos contextos da exposição científica e, esse é uma sistematização linguística cada ciência tem seu contexto científico e o conhecimento desenvolvido está de acordo com sua época e vai se modificar ao longo do tempo.
A linguagem dentro da lógica é composta por um conjunto de sinais ou símbolos em um modo sistemático e orgânico, esses símbolos representam objetos e significados e as sentenças estão relacionadas a fatos, a linguagem trata também dos conceitos de verdade, denotação, sentido, entre outros, a semântica da linguagem deve ser levada em consideração, pois nela se pesquisa as inter-relações entre linguagem e o objeto dentro do contém toda situação que elas estão se referindo, tendo em mente o estudo sintático da linguagem.
No uso dos sinais estão presentes, objetos, situações e pessoas que a utilizam, pois o homem é o criador dessa linguagem, diante disso percebe-se que entram as interferências das questões psicológicas e sociológicas. Para analisar o uso dos sinais é necessário analisar primeiro as dimensões da linguagem. Agora a semiótica está dividida em sintática, semântica e pragmática, há também a divisão entra uma semiótica pura e uma semiótica aplicada.
A semiótica pura estuda as linguagens ideais, dentro das construções axiomáticas, como as teorias da matemática e da lógica; a semiótica aplicada está voltada para a linguagem ordinária que elaboram e desenvolvem experiências imprescindíveis que são realizadas apenas a nível empírico, são consideradas linguagens comuns, como a língua portuguesa. A análise das linguagens dentro da semiótica pura e da aplicada é feitas com o apoio de outra linguagem, uma primeira é chamada de linguagem objeto e a outra metalinguagem.
A pragmática é extremamente importante para a semiótica pratica, porém na semiose pura ela não é muito relevante, já que na pura o importante mesmo são as características sintáticas e semânticas. Esse tipo de análise é predominante entre os autores relacionados à matemática, a parte pragmática é deixada de lado.
A lógica Aristotélica foi nomeada por Kant como perfeita, porém nos últimos séculos houve na lógica uma transformação que contradiz e acaba com a ideia de perfeição da matemática tradicional, acredita-se que a lógica que está em progresso possa atingir essa perfeição.
Qual o motivo de os estudiosos da lógico-matemática geralmente não levarem em consideração os aspectos pragmáticos dentro da semiótica pura?
Os aspectos pragmáticos estão voltados para a compreensão das linguagens naturais e das ciências reais, sendo assim pouco aplicada para uma semiótica pura que é fruto da linguagem de ideias abstratas.
	Aspectos pragmáticos da lógica
 
	A reforma, ou criação de uma nova matemática foi proposta pelos intuicionistas. Para Kant o matemático elabora o conceito de unidade e consequentemente toda a matemática, nas noções matemáticas não existe conteúdo construtivo. A existência da lógica não torna a matemática sua criação, na verdade a lógica é considerada uma codificação das regularidades que precedem a matemática. Existe uma relação entre lógica e linguagem, para Brouwen a matemática é considerada independente da linguagem, servindo apenas para transmitir as verdades matemáticas.
Os conceitos de conjunção, negação e quantificação estão inseridos dentro da sistematização das regularidades das atividades desenvolvidas na matemática, sendo um diferencial da lógica tradicional.
O pragmatismo é introduzido pelos intuicionistas, sendo a matemática completamente dependente do matemático e tendo a noção de que a compreensão dos significados formais dentro das disciplinas formais não devem se restringir apenas aos aspectos semânticos e sintáticos, pois o aspecto pragmático é considerado essencial. O axioma da escolha também necessita do aspecto pragmático dentro das ciências formais, para alguns matemáticos esse axioma não é verdadeiro, porque dentro da matemática só se considera algo quando existe um meio de provar pelo menos o seu principio. Godel fez uma demonstração onde o sistema axiomático de escolha pode ser considerado consistente, porém não podetornar-se efetiva, deixando o problema pragmático sem solução.
O conceito de negação é primordial dentro da linguagem, a negação é geralmente representada dentro de uma tabela da verdade, porém esse método é considerado sujeito a falha, pois a tabela não consegue caracterizar a negação e não consegue demonstrar outros usos essenciais da negação. A negação clássica é definida verdadeiramente por Tarski que é realizado por meio de um processo semântico ou de um sistema de axiomas, regras de inferência.
Os sistemas axiomáticos são extensões esquemáticas e idealizadas da negação. A idealização dentro da negação tem conteúdos intuitivos, existe um conteúdo primário da negação que deve ser completado e ampliado dentro da lógica tradicional, essa ampliação não torna a negação como uma concepção clássica. 
Existem restrições dentro das propriedades determinadas de um conjunto, mas também são suscetíveis para uma liberação, essa lógica deve ser diferente da lógica clássica, para que assim as fórmulas possam ser demonstradas e validadas. A negação só existe dentro da clássica e dentro da lógica intuicionista não existe realmente uma negação. O método axiomático pode ser aplicado em sistemas pragmático, onde também exista os níveis sintáticos e semânticos.
Onde o nível pragmático se encontra determinante?
O pragmatismo é mais ou menos determinante na negação, em enunciados de caráter elementar, onde esteja se referindo a fotos que sejam observáveis e simples, para assim idealizar ideais de negação diversas e suas propriedades são sintetizadas e sistematizadas dentro de um sistema formal definido sintaticamente seus valores semânticos sejam razoáveis.
Razão e Linguagem 
O processo racional está ligado à linguagem, e a origem simbólica da lógica está relacionada ao foto de a razão ter a capacidade de exercer funções rigorosas que são convenientes juntamente com linguagem. Existe uma imprecisão da linguagem natural dentro da lógica, isso de acordo com a tese de Aristóteles. A proposta mais adequada seria a criação de uma linguagem artificial e simbólica, para que a lógica pudesse fluir sem dificuldades na comunicação. 
O simbolismo e formalismo apresentam várias vantagens, como o pensamento discursivo se desenvolve de maneira cômoda quando são deixados de lado os símbolos que se significam e operam de maneira formal, o que ocorre na lógica é que o raciocínio dedutivo e o formalismo lógico tem capacidade de fornecer meios para um desenvolvimento granfomenicamente sem a necessidade de uma reflexão a respeito do conteúdo dos símbolos. E a vantagem do capital do formalismo é que a razão pode realizar o processo de idealização que estende o núcleo primário das noções lógicas, a ausência do formalismo essa extensão não aconteceria. Em consequência dessas vantagens, o processo de idealização da razão tem conceitos abstratos e difíceis de serem estudados. Uma analogia pode ser feita através dos processos linguístico-formais.
Quais são os elementos primordiais pra a existência da razão?
Para a existência da razão é necessário a linguagem, particularmente dos símbolos e do formalismo, sem isso a razão não poderá exercer as suas funções.

Outros materiais