Buscar

Prova III - Legislação e Prática Trabalhista

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (258128)
Legislação e Prática Trabalhista (CTB01)
Prova: 2423410
QUESTÃO:
1. O Direito do Trabalho, além de outras particularidades, possui uma divisão identificada em Direito do Trabalho Individual e Direito do Trabalho Coletivo. Descreva seus conceitos, onde seja possível identificar claramente a característica que pressupõe esta divisão.
RESPOSTA ESPERADA:
O Direito Individual do Trabalho trata da relação de emprego entre empregado e empregador, normalmente sem interferência de outro órgão. Tem o pressuposto de ser tratado individualmente.
O Direito do Trabalho Coletivo trata dos dispositivos legais que envolvem os contratos originados da negociação dos contratos individuais de trabalhado intermediadas pelo sindicato, abrangendo as negociações coletivas, a possibilidade do regramento do direito à greve e garantindo a representatividade dos trabalhadores enquanto hipossuficientes em relação ao empregador.
QUESTÃO:
2. Além da anotação da admissão do empregado, quando o empregador tem 48 horas para fazer a anotação na CTPS, outras anotações devem ser feitas na Carteira de Trabalho por este. Quando estas anotações devem ser feitas?
RESPOSTA ESPERADA:
As demais anotações serão feitas: a) na data-base; b) a qualquer tempo, por solicitação do trabalhador; c) no caso de rescisão contratual; d) nas hipóteses de comprovação perante a Previdência Social. A CTPS também deve ser atualizada nas saídas para as férias (art. 133, parágrafo 1º da CLT).
QUESTÃO:
3. Dentre os vários salários previstos na legislação trabalhista encontramos a descrição do salário normativo e salário profissional. Conceitue-os.
RESPOSTA ESPERADA:
Salário profissional: o salário profissional faz referência ao valor mínimo que deve ser recebido e/ou pago ao trabalhador que integra determinada categoria profissional. Um dos exemplos é dos profissionais em radiologia.
Salário normativo: o salário normativo é aquele fixado em sentença proferida em dissídio coletivo pelos tribunais do Trabalho. Tem como objetivo impedir que os empregadores contratem empregados com salário inferior ao fixado na sentença formalizada pelo Tribunal do Trabalho.

Outros materiais