Buscar

Redação - Gestão Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (4)
Gestão Financeira (EMD05)
QUESTÃO:
1. Enquanto a contabilidade trata do regime de competência, a gestão financeira preocupa-se com o regime de caixa, que apresenta as entradas e saídas monetárias nas contas de uma empresa, considerando também investimentos e depreciação, dividindo-se assim em três nomenclaturas diferentes: fluxos operacionais, de investimentos e de financiamentos. Escreva uma redação com o tema: A GESTÃO SEGMENTADA DO FLUXO DE CAIXA E AS CONTRIBUIÇÕES CONTÁBEIS PARA A SUA ELABORAÇÃO.
RESPOSTA ESPERADA:
A) FLUXO OPERACIONAL 
¿ O fluxo de caixa operacional é o produto financeiro determinado pelos ativos relacionados com a atividade da empresa. 
¿ As informações sobre os componentes específicos dos fluxos de caixa operacionais históricos são úteis, com outras informações, na projeção de futuros fluxos de caixa operacionais.
¿ São exemplos de fluxos operacionais de caixa: recebimentos à vista por venda de mercadorias ou a prestação de serviços; pagamentos à vista a fornecedores; pagamentos de salários.
B) FLUXO DE INVESTIMENTOS
¿ Os fluxos de investimentos podem ser observados por duas óticas diferentes: a de saídas de capital para cobrir as despesas com investimentos (imóveis, equipamentos, utensílios, veículos etc.) e a de entradas, que se refere aos resultados dos investimentos realizados.
¿ Os fluxos de investimentos merecem tratamento diferenciado, pois representam saídas realizadas com recursos destinados a gerar receitas.
¿ São exemplos de fluxos de caixa de investimentos: aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo. 
C) FLUXO DE FINANCIAMENTOS
¿ Os fluxos das atividades financeiras são importantes, pois demonstram os fluxos futuros de saída de caixa pelos credores financeiros da empresa.
¿ São exemplos de fluxos financeiros de caixa: amortização de empréstimos a pagar; tarifas e comissões bancárias; pagamento de parcelas de operações de crédito.
D) FLUXO DE CAIXA E A CONTABILIDADE
¿ O plano de contas, ferramenta contábil, pode orientar a elaboração do fluxo de caixa, caso estejam correlacionadas às operações da empresa de forma adequada.
¿ São contas utilizadas na contabilidade e que podem ser utilizadas na elaboração do fluxo de caixa: Vendas (à vista/a prazo), compras (à vista/a prazo), impostos (correntes/parcelados), provisão de férias, provisão de 13º salário etc.
¿ Se os saldos dos balancetes estiverem conciliados, permitirão projeções no fluxo de caixa para os pagamentos (fornecedores, impostos, bancos etc.

Outros materiais