A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fechar
	Avaliação: GST0582_AV_201301010456 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	SILVIO DE SOUZA MOREIRA
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 29/11/2016 10:20:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201301262716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A melhoria da efetividade dos funcionários é considerada diretamente relacionada ao trabalho da área de Recursos Humanos. Nas organizações, de quem deve ser a responsabilidade pela gestão de pessoas?
		
	
Resposta: Nas organizações a responsabilidade pela gestão de pessoas é dos gestores/chefias, o ARH é um profissional importante sim, mas ele é mais um consultor e aconselhador, um profissional que através das muitas ferramentas que aprendimos na aula irá a orientar aos gestores e diretoria das melhores práticas para atrair, motivar, reter, desenvolver e monitorar o recurso humano da organização. A área de recursos humanos, tem o objetivo de que os colaboradores sejam o mais produtivos e que cumplam com a missão, vissão e os objetivos organizacionais.
	
Gabarito: Todos os gestores e profissionais da organização que têm pessoas subordinadas são responsáveis pela gestão de pessoas. Cabe a cada um valorizá-las, reconhecê-las e estimulá-las a fim de que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301281504)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cite 3 objetivos específicos da ADMINISTRACAO DE CARGOS E SALÁRIOS.
		
	
Resposta: 1.- Criar um ambiente de desenvolvimento e plano de carreira para ter os colaboradores motivados. 2.- Ter uma política de salários atualizada junto ao mercado para atrair, manter e reter os talentos/colaboradores 3.- A administração de cargos e salários quando bem adminsitrada tem por objetivo ter uma estrutura com um recurso humano competente, com habilidades e motivado para cumprir a missão, vissão e objetivos da empresa.
	
Gabarito: O ALUNO DEVERÁ CITAR 3, DOS ÍTENS ABAIXO: Atrair candidatos aos empregos. Reter os funcionários. Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados. Incentivar desempenhos. Recompensar os funcionários que apresentem desempenhos excepcionais. Mobilizar ou comprometer os funcionários para que eles alcancem determinados resultados esperados pela empresa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301595600)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo taylorita de organização do trabalho." Portanto, cabe a você, Administrador, repensar e propor novos modelos gerenciais na organização em que trabalha, pois as transformações sociais, culturais e econômicas exigem novas tendências sobre a natureza do local de trabalho, como, por exemplo:
		
	
	treinamento circunscrito ao cargo que se ocupa.
	 
	equipes multifuncionais e junção entre o pensar e fazer.
	
	recompensas meramente financeiras.
	
	cargos cuja natureza do trabalho é simplificada e estreita.
	
	autoridade centralizada na alta administração.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301092969)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marcos, gerente de Recursos Humanos, delineou um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) a ser implantado nos próximos três meses sem custos adicionais. O programa de QVT está centrado nos seguintes pontos-chave: I. definição de jornada de trabalho flexível; II. estabelecimento de normas e rotinas rígidas de trabalho; III. reestruturação do trabalho por meio do enriquecimento de tarefas dos colaboradores; IV. revisão do Plano de Cargos e Salários da Companhia e V. desenvolvimento de trabalho voluntário dos colaboradores junto a comunidades carentes. Estão corretos apenas os pontos:
		
	 
	I, III e V.
	
	I, II e IV.
	
	I, II, III e V.
	 
	III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301603901)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(FGV - 2013 - TCE-BA) Chiavenato (1999) destaca seis processos básicos da Gestão de Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas (que são os processos de incluir novas pessoas), os Processos de Aplicar Pessoas (que são os processos que modelam as atividades que os funcionários irão realizar na organização, acompanhar e orientar seu desempenho), os Processos de Recompensar Pessoas (que motivam e incentivam as pessoas a satisfazer suas necessidades individuas), os Processos de Desenvolver Pessoas (usados para capacitar, treinar e desenvolver pessoas), os Processos de Manter Pessoas e os Processos de Monitorar Pessoas (usados para acompanhar e controlar o trabalho dos funcionários e analisar os resultados). O Treinamento e os Sistemas de Informações gerenciais fazem parte respectivamente dos processos de:
		
	
	recompensar pessoas e desenvolver pessoas.
	
	agregar pessoas e monitorar pessoas.
	
	recompensar pessoas e monitorar pessoas.
	
	aplicar pessoas e desenvolver pessoas.
	 
	desenvolver pessoas e monitorar pessoas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301260862)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção onde não encontramos uma técnica de seleção:
		
	 
	Sites de Recolocação Profissional
	
	Entrevistas
	
	Dinâmicas de grupo
	
	Provas de conhecimento
	
	Testes psicotécnicos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301581996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É PAPEL DO RH NA AMBIENTAÇÃO APRESENTAR OS SEGUINTES ÍTENS, EXCETO:
		
	
	MANUAL DISCIPLINAR E CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA
	 
	PROCESSO MAIS RÁPIDO E ECONÔMICO
	
	MANUAL DE BENEFÍCIOS
	
	O REGULAMENTO DE PESSOAL
	
	DIREITOS E DEVERES DOS NOVOS COLABORADORES
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301580930)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais são os principais objetivos das ações de Treinamento e Desenvolvimento no contexto organizacional?
		
	
	Eliminar erros no comportamento dos profissionais, principalmente em relação às questões envolvendo ética e integridade.
	 
	Dotar indivíduos do conhecimento, das habilidades e das atitudes necessárias ao trabalho.
	
	Mudar a forma como o trabalho é desenvolvido.
	
	Mudar a atitude que as pessoas adotam em relação ao trabalho.
	
	Produzir mudança de conceitos sobre o trabalho, sobre funções e sobre as habilidades e atitudes complementares ao trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301704039)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Sabemos que a administração de cargos e salários possui uma série de objetivos, conforme vimos em nossas aulas. NÃO PODEMOS CONSIDERAR UM OBJETIVO da Administração de cargos e salários (assinale a única alternativa incorreta):
		
	
	Incentivar desempenhos.
	 
	Criar condições de segurança do trabalho e saúde ocupacional.
	
	Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados.
	
	Reter os funcionários.
	
	Atrair candidatos aos empregos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301601055)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entende-se como acidente de Trabalho:
		
	
	Manuseio inadequado dos equipamentos de Proteção Individual
	
	Moléstia contraída e não detectada no exame admissional
	
	Acidente decorrente do exercício do trabalho a serviço de um sindicato
	 
	Acidente decorrente do exercício do trabalho a serviço do empregador
	
	Mal causado ao Trabalhador em ambiente fora da empresa