Buscar

trabalho de proteção constitucional aos deficientes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho: Proteção Constitucional aos Deficientes.
Isonomia significa igualdade de todos perante a lei. Refere-se ao princípio da igualdade previsto no art. 5º, "caput", da Constituição Federal, segundo o qual todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Assim, de acordo com tal princípio, os méritos iguais devem ser tratados de modo igual, e as situações desiguais, desigualmente, já que não deve haver distinção de classe, grau ou poder econômico entre os homens.
Todas as pessoas com qualquer que seja sua deficiência, tem que ser tratado com igualdade e respeito por todos, constituição brasileira garantes esses direitos a todo o cidadão, inclusive foi criando em 2015 uma lei que gerente esses direitos às pessoas com deficiência, seja ela visível ou não. 
A lei de numero 13.146, de 06 de Julho de 2015, Lei de Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, garantiu esses direitos postos aos deficientes. 
O art. 1 É instituído a lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência), destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando á sua inclusão social e cidadania.
Por mais que a Lei e a constituição garantem esses direitos às essas pessoas com deficiências, na pratica ainda é muito comum vermos pessoas com qualquer tipo de deficiência sendo tratadas com total desrespeito e indiferença. A grande maioria da população não tem nenhum conhecimento para lidar com essas ‘’ pessoas ‘’ especiais no dia-dia.
Muitas famílias ainda não tem todo um preparo para receber uma criança ou um adulto com algum tipo de deficiência, a maioria da população tem se base esta defasada sem nenhum conhecimento ou preparo para lidar com essas pessoas ‘’ especiais ‘’.
De um tempo para cá essa situação tem mudado um pouco, a igualdade, o principio da isonomia, tem começado a valer de igual para todos muitos rádios TVs já fazem comerciais explicando a importância da inclusão das pessoas com deficiência ao meio social, e muitas escolas também fazem palestras demonstrando aos alunos que as pessoas com alguma deficiência física, também é gente como a gente e merecem ser todos tratados com o devido respeito e igualdade, como manda a Lei e a Constituição, art. 4 da lei 13.146/15, Toda pessoa com deficiência tem o direito de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
Se todos perante a constituição temos direitos iguais, estão à pessoa com deficiência tem direitos e deveres também como uma pessoa normal, vejamos a seguir:
Dos direitos fundamentais, Direito á vida, art. 10 da lei 13.146/15, Compete ao poder público garanti a dignidade da pessoa com deficiência ao longo da vida.
 Direito a saúde, art. 18 da lei 13.146/15, É assegurada atenção integral á saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, para intermédio do SUS, garantindo acesso universal e igualitário.
 Direito a educação, art. 27 da lei 13.146/15, A educação constitui direitos da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o Maximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
 Direito á moradia, art.31 da lei 13.146/15, A pessoa com deficiência tem direito á moradia digna, no seio da família natural ou substituta, com seu cônjuge ou companheiro ou desacompanhada, ou em moradia para vida independente da pessoa com deficiência, ou, ainda, em residência inclusiva.
Direito ao trabalho, art. 34 da lei 13.146/15, A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. 
Do direito á assistência social, art. 39 da lei 13.146/15, Os serviços, os programas, os projetos e os benefícios no âmbito da política publica de assistência social á pessoa com deficiência e sua família tem como objetivo a garantia da segurança de renda, da acolhida, da habilitação e da reabilitação, do desenvolvimento da autonomia e da convivência familiar e comunitário, para a promoção do acesso a direitos e da plena participação social.
Direito ao transporte e á mobilidade, art.46 da lei 13.146/15, O direito ao transporte e á mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso.
A lei 13.146/15 veio para assegurar e afirma ainda mais os demais direitos, e os principalmente fundamentais citados acima.
As pessoas com deficiência, não é um estorvo e não deve ser tratado de forma indiferente, invisível pela sociedade, deve ser tratado com toda igualdade, para que não inflijamos os direitos da diguinidade da pessoa humana, que são protegidos pela constituição federal brasileira. 
Fontes bibliográficas: estudo da pessoa com deficiência, constituição federal.
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/a-protecao-constitucional-das-pessoas-com-deficiencia_0.pdf

Outros materiais

Outros materiais