Buscar

Aula 3 Possibilidades de atuação do psicólogo na escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia escolar aula 3
Possibilidades de atuação do psicólogo na escola
No universo escolar, existem múltiplas formas de atuação do psicólogo escolar, que podem ser divididas em duas grandes modalidades: preventiva e de intervenção em problemas existentes (cf. VALLE, 2003).
O psicólogo pode realizar diversos trabalhos no espaço escolar: 
• Orientação;
O trabalho de orientação é um dos mais antigos realizados pelo psicólogo no espaço escolar. Aquela destinada a pais e alunos pode ser desenvolvida através de encontros em que serão discutidos temas de interesse desses grupos, tais como sexualidade, drogas, relação de pais e filhos, adolescência, valores morais etc. Nesse caso, a orientação terá um caráter preventivo.
O psicólogo pode atuar com a orientação vocacional, auxiliando os alunos de diferentes segmentos a realizarem uma escolha profissional.
Esse trabalho pode ser feito de diferentes formas, com alguns encontros ou mesmo com a preparação ao longo de todo o segmento do Ensino Médio.
• Capacitação de professores;
Na capacitação de professores, o psicólogo trabalha diferentes temas, tais como educação inclusiva, desenvolvimento cognitivo e emocional, aprendizagem significativa, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outros temas que poderão auxiliar o professor a construir uma melhor atuação em sua prática.
O trabalho de capacitação pode ser realizado em forma de oficina, de palestras ou cursos.  Essas diferentes modalidades incluirão sensibilização (em que se prepara o grupo para trabalhar o tema), reflexão e planejamento de ações, quando for o caso de implementar uma mudança.
• Pesquisa;
O psicólogo escolar pode desenvolver pesquisa sobre temas diversos para produzir conhecimento relativo ao seu campo de trabalho. O desenvolvimento de pesquisas é uma possibilidade para o psicólogo escolar que trabalha junto às secretarias de educação e às universidades (cf. MARTINEZ, 2003).
 
Exemplo: O psicólogo escolar poderá realizar uma pesquisa para avaliar a perspectiva de futuro de alunos do Ensino Médio nas escolas da rede pública.
• Avaliação;
O trabalho de avaliação pode ser utilizado tanto em caráter preventivo, para avaliar uma determinada situação, quanto para compreender um problema que esteja ocorrendo e necessite de uma intervenção (cf. MARTINEZ, 2003). 
O psicólogo poderá avaliar a qualidade das relações interpessoais entre professores, entre alunos, entre professores e alunos, entre os demais profissionais da escola e entre a escola e os pais. 
 Uma avaliação preventiva possibilita identificar o que pode ser melhorado na situação avaliada. Para isso, o psicólogo utilizará diferentes técnicas: questionário, dinâmica, entrevista, reunião, observação etc.
Exemplo: O psicólogo aplicará um questionário avaliativo sobre a motivação dos alunos para o estudo ou a satisfação dos professores com a instituição. 
A partir disso, poderá fazer o levantamento dessas questões e intervir, caso seja necessário.
• Intervenção.
O trabalho de intervenção é outra possibilidade. Diante de um problema que ocorra na instituição, o psicólogo irá elaborar um planejamento incluindo diversas etapas, tais como a avaliação e a orientação aos alunos ou a capacitação dos professores. Ele irá analisar qual a melhor forma de auxiliar na resolução de determinado problema.  As intervenções podem ser individuais ou em grupo e incluir diferentes sujeitos como professores, coordenadores e pais.
Acessória.
O psicólogo escolar pode assessorar os professores e coordenadores na elaboração de atividades e avaliação dos alunos de acordo com o Projeto Político Pedagógico. 
Pode auxiliar através do fornecimento de material próprio da Psicologia Geral e da Psicologia Educacional (cf. MARTINEZ, 2003).

Outros materiais