Buscar

Fisiologia Humana Sistemas Corporais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Explique com suas palavras o que é digestão, absorção, motilidade e secreção.
DIGESTÃO • Quebra ou degradação química dos alimentos em unidades menores. • São levadas através do epitélio intestinal para dentro do corpo.
ABSORÇÃO • Substância passiva ou ativa de substâncias do lúmen do TGI para o LEC.
MOTILIDADE • Movimento do material no TGI. • Contrações musculares. SECREÇÃO • Transferência de água e íons do LEC para o lúmen do trato digestório e liberação de substâncias pelos enterócitos.
Qual a função dos dentes? Explique: mastigação a quebra .
Qual tipo de digestão ocorre na cavidade oral? Explique: 
Qual a função das glândulas salivares? Explique a função principal de cada uma delas.
Glândulas Parótidas – secreção serosa. • Produz α-AMILASE. Glândulas Submandibulares – secreção serosa (90%) e mucosa (10%). • Produz: lisozima e lactoferrina. Glândulas Sublinguais – secreção mucosa (principalmente) e serosa. 
 O que significa a linha Z no esôfago? Transição esofâgo gástrica Separa a mucosa esofágica da mucosa gástrica
Para que serve o esfíncter esofágico superior e inferior?controle de passagem 
Quais tipos de fibras muscular constituem a mucosa gástrica e qual a finalidade das mesmas? MUCOSA – Revestimento epitelial. – Lâmina própria. – Muscular mucosa. SUBMUCOSA – Vasos sanguíneos e linfáticos. – Plexo nervoso submucoso = PLEXO DE MEISSNER. MUSCULAR – Músculo circular, longitudinal, oblíquo. – Mientérico = PLEXO DE AUERBACH – Vasos sanguíneos e linfáticos.
O que são glândulas gástricas? Explique a função de cada uma delas.
Qual a principal diferença entre duodeno, jejuno e íleo? Duodeno – menor porção do intestino delgado – 25 cm. • Íleo – mais calibroso, mais espesso e mais vermelho – 260 cm. • Jejuno – menos calibroso e espesso e mais pálido – 260 cm.
. O que permite diferenciarmos macroscopicamente o intestino delgado do grosso?vilosidades as criptas. Tecido conjuntivo
Como ocorre o controle hormonal no intestino? ExpliqueTerminações nervosas sensoriais que se originam na parede intestinal e emite fibras aferentes para os plexos
O que são células caliciformes e onde estão presentes?  Elas secretam mucina, que se dissolve na água formando muco. Elas usam tanto os mecanismos apócrino e merócrino para a secreção da mucina.
As células caliciformes são facilmente identificadas pelo seu núcleo basal e restante volume celular ocupado por grandes e redondos grânulos de muco encontrasse intestino delgado e cólon no trato intestina
O que são plexos nervosos e qual a finalidade dos mesmos? Explique a função de cada um dos plexos? 
Qual a função do fígado?
• Metabolismo de nutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios); • Degradação de hemácias.
. Qual a função da bile? Ela atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.
Explique o metabolismo das hemácias velhas no fígado, o qual vai dar origem a bilirrubina. Parte dos sais biliares voltam ao fígado para serem excretados de novo na Bile: CIRCULAÇÃO ENTEROHEPÁTICA. ↓ Sais biliares no sangue portal estimulam a secreção de mais bile pelo hepatócito.
Qual a função do pâncreas no sistema digestório?
Suco Pancreático é produzido no pâncreas, liberado no ducto pancreático principal. Através da ampola de Water chega no intestino delgado. Secreção rica em bicarbonato (neutraliza acidez do quimo) ESTIMULO PELA SECRETINA.
Quais enzimas e hormônios o pâncreas produz? Insulina glucagon as enzimas Tripsina Quimiotripsina Carboxipeptidase Elastase Nuclease Amilase Pancreática Lipase Pancreática Colesterol – esterase Fosfolipase
Qual a relação existente entre o duodeno, o pâncreas e o fígado? 
Como ocorre a quebra das proteínas no estômago? As células principais (zimogênicas) secretam o pepsinogênio = forma inativa da PEPSINA Convertido em PEPSINA pela ação do HCl PROTEÍNAS peptídeos e aa pepsina Praticamente toda a proteína ingerida é digerida e absorvida.
 21. Como ocorre a quebra dos carboidratos no intestino delgado? Suco Pancreático, liberado no intestino delgado, é rico em enzimas digestivas: - Amilase Pancreática - Lipase Pancreática - Esterase do colesterol - Fosfolipase - Tripsinogênio - Quimiotripsinogênio - Pró-carboxipeptidase
22. Como ocorre a quebra das proteínas no intestino delgado? Enzimas são secretadas na forma inativa (zimôgenio) e são ativadas no intestino delgado = enzima Enteroquinase Proteínas Peptídeos e Aminoácidos Tripsina e quimiotripsina
 23. Como ocorre a quebra das gorduras no intestino delgado? Triglicerídeos Ácidos graxos + Glicerol Lipase pancreática Emulsificação de lipídios – permite maior contato para a enzima lipase pancreática
 24. O que é fator intrínseco e qual a sua função?
 25. Como ocorre a produção de ácido clorídrico? 
26. Quais os estímulos para a contração da vesícula biliar? 27. Quais os estímulos para a secreção de insulina e bicarbonato?
 28. Qual o estímulo hormonal para a inibição do esvaziamento gástrico?
 29. Qual estímulo hormonal para a motilidade gastrointestinal?
 30. Como o amido é digerido na cavidade oral? Explique. 
31. Como as proteínas são quebradas no estômago? Explique. 
32. Como os carboidratos e amidos são quebrados no intestino delgado? Explique.
 33. Como as proteínas são quebradas no intestino delgado? Explique.
 34. Como os lipídeos são quebrados no intestino delgado? Explique

Outros materiais