Buscar

Respostas das Questões para Revisão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Respostas das Questões para Revisão.
1. Defina inflação , inflação de demanda e inflação de custos:
Inflação é um aumento generalizado de preços numa dada economia. Pode ocorrer diante de diversas circunstâncias, Desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc. (ceteris paribus).
Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço desse bem. Por exemplo: Num inverno atípico faz enorme calor o que provoca uma súbita procura no mercado por aparelhos de ar condicionado, no entanto as empresas não contavam com um inverno tão quente e não se prepararam para um aumento na demanda nessa época (dado que em economia no curto prazo a oferta e fixa), logo o que é natural acontecer é o preço de tais aparelhos subirem para reequilibrar oferta e demanta. O mesmo acontece com ventiladores, sorvetes, roupas leves, etc. O comportamento de frutas e verduras na entre safra são outros bons exemplos de inflação de demanda.
Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou vertiginosamente no mercado internacional. Dado que nosso trigo e importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como materia prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.
2. Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação. 
R: A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes (dissídios coletivos). Também deve ser destacado o efeito que alta s taxas de inflação provocam sobre investimentos e, consequentemente, no crescimento econômico. Pode ocorrer ainda que, na tentativa de recuperar o saldo comercial, as autoridades lancem mão de desvalorizações cambiais, as quais, tornando a moeda nacional mais barata relativamente à moeda estrangeira, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, ao mesmo tempo em que se desestimulam as importações. Entretanto, as importações essenciais, das quais o país não pode prescindir (como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional), tornar-se-ão inevitavelmente mais caras, pressionando para cima os custos de produção. Fecha-se um verdadeiro ciclo vicioso, com nova elevação de preços provocada pelo repasse do aumento dos custos aos preços dos produtos finais.
3. Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes: 
a) Neoliberal: 
R: Durante todo o período de 1964-1973, o diagnostico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha de pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que atribuía ao excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário. O principal mecanismo de política econômica de combate à inflação para essa corrente estava na redução da demanda agregada, com a redução dos gasto s do governo (e a 
consequente redução do tamanho de Estado), com uma políti ca salarial restritiva e controle da oferta monetária. 
b) Inercialista: 
R: Os pressupostos teóricos dessa teoria eram os de que a economia brasileira se encontrava altamente indexada, ou seja, todos os negócios, contratos etc. eram firmados com base num índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Dessa forma, todos os aumentos de preços da economia, gerando um processo automático de realidade da inflação. 
c) Estruturalista: 
R: Havia também a chamada corrente estruturalista ou cepalina, que supunha que a inflação em países em via de desenvolvimento era essencialmente causada por pressões de custos. Os estruturalistas supõem que as causas da inflação de localizam no comportamento do setor privado (oligopólios, latifúndios) e não do setor público. A formação ideológica desses economistas, com grande in fluência socialista e marxista, tornou -se ferrenhos defensores de uma economia mais centralizada, baseada em planejamento e grande participação do Estado. 
4. Explique qual o efetivo provável de uma política de estabilização de preços sobre o grau de distribuição pessoal de renda. 
R: Podemos pensar que se os todos o preço se elevassem (impostos, salários, aluguéis, tarifas e preços públicos, preços de bens e serviços) às mesmas taxas, ninguém sairia perdendo, ocorreria somente uma elevação dos preços gerais, mas não se alterariam os preços relativos. 
5. Supondo uma economia com déficit público relativamente elevado, o que deve ocorrer com as taxas de inflação se o governo emitir moeda para cobri-lo? 
R: Caso haja emissão de moeda para cobrir o déficit, haverá uma maior desvalorização do real, desencadeando, consequentemente , um aumento da inflação, que afetará todos os setores da economia. 
6. Suponha a mesma economia de déficit público relativamente elevado da questão anterior. Se o governo emitir títulos para cobri -lo, mostre de que forma pode ser possível manter taxas de inflação relativamente baixas. 
R: Pela corrente estruturalista, através de reformas estruturais (por exemplo, a reforma agrária) e pelo controle de preços dos setores oligopolizados. Pela corrente ortodoxa, pela redução da demanda agregada, com a redução dos gastos do governo (e a conseqüente redução do tamanho do Estado), com uma política salarial restritiva e controle da oferta monetári a. O plano cruzado procurou romper com o mecanismo de propagação da inflação, congelando os preços, os salários e o cambio, numa tentativa de eliminar a “memória” inflacionária. Outra forma de combate a inflação é uma rígi da política monetária, fiscal e salarial.
https://www.passeidireto.com/arquivo/11095548/respostas-das-questoes-para-revisao-fundamentos-da-economia/7
Quais as principais causas de inflação de demanda? Que medidas devem ser tomadas para controlar uma inflação de demanda?
R: # Considerada o tipo mais “clássico” de inflação, diz respeito ao excesso de demanda agregada em relação a produção disponível de bens e serviços. Intuitivamente, ela pode ser entendida como “dinheiro demais à procura de poucos bens”. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços a curto prazo.
# Que medidas devem ser tomadas para controlar uma inflação de demanda?
Três medidas de políticas monetárias de controle inflacionário via redução da demanda:
AUMENTO DAS TAXAS DE JUROS: Juros altos tornam o crédito mais difícil o que por sua vez faz com que menos pessoas sejam capazes de realizar suas compras a prazo, ou seja, cai a demanda assim como as pressões inflacionárias por ela causada.
REDUZIR O VOLUME DE MOEDA EM CIRCULAÇÃO: Contraditoriamente ao que foi dito em sua outra pergunta, tal medida visa, nada mais que tornar o bem dinheiro mais escasso, logo seu preço (os juros) aumentam gerando o que já foi mencionado acima. 
OPEN MARKET: Vendendo títulos da dívida pública em grandes volumes, é possível alterar (reduzir) a massa monetária e consequentemente, como visto acima, diminuindo a demanda agregada e assim desaquecendo a economia.
REDESCONTO: É o empréstimo que o Banco Central faz aos bancos comerciais. Ao se variar as taxas, o prazo e o volume (de tais empréstimos), é possível fazer com que a massa monetária diminua assim como a capacidade dos bancos comerciais em efetuar empréstimos e financiamentos aos agentes econômicos, contraindo assim a demanda, como já mencionado acima. 
Quais as principais causas de inflação de custo? O que vem a ser estagflação?
Que medidas deve ser tomadas para controlar uma inflação de custo?
R:
Quais as principais causas de inflação de custos?
 Processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção. Por causa de uma redução na oferta de fatores de produção, o seu preço aumenta. Com o custo dos fatores de produção mais altos, a produção se reduz e ocorre uma redução na oferta dos bens de consumo aumentando seu preço. A inflação de custo ocorre ceteris paribus quando a produção se reduz
O que vem a ser estagnação?
Pois estagflação significa, apelando para a teoria econômica moderna, estagnação do crescimento (desenvolvimento econômico) em um cenário combinado com altas da inflação e do desemprego. Enfrentar períodos assim significa ter que gerenciar melhor a oferta de moeda, ao mesmo tempo em que se gerencia a carga fiscal e os juros. Um desafio muito difícil, já que criar emprego significa aumentar a oferta de crédito e diminuir os juros, enquanto baixar a inflação requer que a atitude seja exatamente oposta, com o objetivo de reduzir a circulação de capital.
Que medidas devem ser tomadas para controlar uma inflação de custos?
Um recurso para reduzir a inflação, segundo essa teoria, seria a manutenção de uma porcentagem constante de desemprego. O recurso é, porém, invalidado na prática pelo fenômeno da estagflação (conjuntura econômica em que a estagnação ou declínio do nível de produção e emprego se combinam com uma inflação acelerada), fenômeno típico do período que se seguiu à segunda guerra mundial, que se tem acentuado em quase todas as economias capitalistas desenvolvidas depois da crise do petróleo de 1973-1979.
Quais os fatores inflacionário que podem ser considerados inerentes ao processo de desenvolvimento econômico?
R: O desenvolvimento econômico dos países está ligado diretamente a uma intensificação do nível de industrialização da economia. Havendo esse crescimento, começaria então os investimentos em infra-estrutura das cidades, logo dos países. Isso tudo gera gastos públicos onde surge efeitos contrários na economia, ou seja, existe uma demora na produção de bens e serviços provocando a elevação dos preços até que eles cobrissem esses gastos todos. Assim, a inflação surge como um fato natural no processo de desenvolvimento econômico.
A inflação é um problema que está presente no Brasil desde a década de 50. Seus maiores problemas dessa época até os dias de hoje são:
Déficit do Tesouro;
Rigidez política monetária, fiscal e salarial nos anos 60;
A crise do petróleo em 1973 que teve graves influências sobre a economia mundial;
Choques agrícolas em conseqüência das geadas (1975 e 1977);
Aumento da dívida externa;
Maxi desvalorizações cambiais ( 1979 e 1983 ) que encareceram o custo de importados.
Qual o diagnóstico do Plano Real para a inflação brasileira, e quais as políticas adotadas para controla-la? 
R: Este partiu do diagnóstico de que a inflação brasileira possuía um forte caráter inercial. Para tanto, o Plano Real foi implementado em três fases: ajuste fiscal, indexação completa da economia (conversão dos cruzeiros reais pela tabela da URV ) – Unidade Real de Valor (URV) e, reforma monetária – transformação da URV em R$ .
https://www.passeidireto.com/arquivo/2341681/web-aula-unidade-2-microeconomia-e-macroeconomia/4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais