Buscar

Aula_Max Weber e o pensamento sociológico_Fundamentos das Ciências Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Max Weber
(1864-1920)
“ A sociedade é aquilo que se veicula entre os indivíduos”
Weber e o pensamento sociológico
Sociologia como ciência “compreensiva”:esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas sociedades contemporâneas.
Os acontecimentos dependem do investigador : a realidade é interpretativa e subjetiva.(Os homens vêem o mundo que os cerca a partir de seus valores)
Ação Social
Realidade
interação
cultura
Valores do investigador e do indivíduo
homem
Ação Social
Por “ação” (incluindo a omissão e a tolerância) entende-se que ela ocorre quando um indivíduo leva os outros em consideração no momento de praticar uma ação,de tomar uma atitude. (Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva de 1913)
Como identificar uma ação social?
Aplicação da racionalidade para obter benefícios (ação ou omissão)Ex.: ir à escola
Uso da racionalidade individual e coletiva (você considera como seu comportamento pode interferir no comportamento dos outros e vice-versa)
Agir em sociedade para Weber implica em algum grau de racionalidade (inclusive a total irracionalidade) por parte de quem age, e implica no fato de que esta racionalidade sempre está relacionada aos outros indivíduos que os cercam.
Tipos de Ação Social
Ação social racional com relação a fins: comportamento racional que usa a orientação por meios tidos como adequados (subjetivamente) para fins determinados. Ex.: (se formar e ganhar dinheiro)
Ação social racional com relação a valores: visa a hierarquia de valores do indivíduo. Ex.: ( sua família dá muito valor aos estudos)
Ação social afetiva (irracional para Weber pois não utiliza da adequação entre meios e fins) Ex.: ir para escola encontrar namorado(a) ou amigos
Tipos de ação Social
Ação social racional regular: busca a média de comportamentos aceitos pelo grupo social.Ex.: (você vai à escola pra não ser o único fora do seu círculo de amizades a ficar de fora)
As ações sociais : 3 racionais e uma irracional, normalmente não aparecem separadamente.
Método sociológico de investigação weberiano
1º Construa um tipo “ideal” puro.
2º Olhe o mundo social que o cerca, selecione o aspecto a ser investigado na teia social.
3º Compare o mundo social empírico com o tipo “ideal” construído por você.( Escolha das características mais puras, ou seja, mais racionais entre meios e fins)
4º Descreva a realidade se aproximando do racional ou do irracional e chegue a conclusão
O indivíduo e as instituições sociais
Agir em comunidade: espera comportamentos racionais comuns e regulares - calcula-se as probabilidades reais de levar o objetivo até o fim (Ex.: bom dia!)
Agir em sociedade: ação se baseia nos regulamentos sociais vigentes – no agir em sociedade, além do indivíduo orientar-se por este tipo de expectativa baseada nos regulamentos, supõe-se que tais regulamentos tenham sido feitos justamente com o objetivo de que os homens ajam segundo suas determinações, e não de outra maneira.(Ex.: não matar a mãe porque será condenado por assassinato)
Ordem social: convenção e o Direito
Regras expressam expectativas recíprocas (criminoso foge da cadeia)
Convenção: regulamento garantido por uma “desaprovação social” com relação aos infratores.(Ex.:namorar alguém muito mais novo do que você)
Direito: validade do regulamento é garantida por aparato coercitivo e punitivo. (Ex.:pagamento de multas de trânsito)
Associação Racional 
Norma deve ser seguida (condensação de expectativas recíprocas entre convenção e direito)
Os próprios membros da associação criam os “órgãos”; os “fins” e o “aparato” de coação da associação.
A vida comum em associação prevê, segundo Weber, quais serão os passos mais prováveis das outras pessoas no mundo que nos cerca.Quanto maior assimilação das regras, maior previsibilidade das ações.
Institucionalização: as regras foram ficando cada vez mais racionais, ou seja, visam fins mais específicos.
Questão discursiva: 
 
Leia o caso abaixo e responda as questões propostas:
 
O capítulo 63 da novela mexicana “Rebelde”, produzida pela rede Televisa e transmitida / dublada pelo SBT, trouxe o seguinte diálogo:
 
Mia: Tipo assim, eu gosto muito de comprar. Bolsas, sapatos, maquiagem... tudo para ficar bem linda.
 
Miguel (namorado da personagem): Ah, meu amor, você deve fazer o que gosta. Tem que pensar em você, só tenha cuidado para que suas amigas não se aproveitem de você.
 
Mia: Ah! Mas isto é claro para mim, na hora que a gente precisa é cada um por si, não tem ninguém para ajudar. É por isso que eu penso primeiro em mim, segundo em mim e depois em mim.
 
Miguel: E em mim você não pensa? 
 
Mia: Só para carregar meus embrulhos!!!! 
 
Roberta: Essa barbie descerebrada não faz outra coisa senão comprar, comprar! É uma egoísta, uma individualista que só pensa em si.
1. Os indivíduos compartilham, por viverem em sociedade, dos mesmos códigos de sentido, valores e significados. Tais características estão presentes em diversos eventos do cotidiano: brincadeiras, músicas, novelas. O trecho acima revela um valor presente na sociedade contemporânea. Neste sentido, segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:
 
2. O texto apresenta a ideia de “pensar só em si mesmo”, exemplo típico do individualismo crescente. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
Questão de múltipla escolha: 
 
	Para a sociologia compreensiva de Weber, ação racional visando aos valores significa o comportamento a que o agente se entrega em função de um (a):
 
I. fim que se quer alcançar;
II. forte sentimento de amor, raiva, ódio ou vingança;
III. costume enraizado em sua cultura;
IV. uma causa política ou religiosa.
 
a) Somente o item IV está correto;
b) Somente o item II está correto;
c) Somente o item III está correto;
d) Somente o item I está correto;
e) Todos os itens estão incorretos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais