Buscar

AV3 de legislação ambiental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302208032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual norma não está relacionada ao meio ambiente diretamente?
		
	
	ISO 14001
	
	ISO 14011
	 
	ISO 9000
	
	ISO 14061
	
	ISO 14004
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302110767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código Florestal - Lei nº 4.771/65, estabelece dois tipos de áreas de proteção importantes. O poder público NÃO pode declarar uma área como APP, caso sua vegetação possa
		
	
	Atenuar erosão;
	
	Proteger locais naturais de excepcional valor científico ou beleza cênica;
	 
	Formar faixas de proteção ao longo de rios;
	
	Fixar dunas;
	
	Servir de habitat para animais ameaçados de extinção;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302109231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito definido pela Comissão Brundtland através do relatório ¿Nosso Futuro Comum¿, em 1987, baseado na perspectiva de utilização atual dos recursos naturais desde que sejam preservados para as gerações futuras é:
 
		
	
	Protocolo de Montreal.
 
	
	Desenvolvimento autônomo.
 
	
	Desenvolvimento integrado.
	
	Protocolo de Quioto.
 
	 
	Desenvolvimento Sustentável.
 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302075510)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Baseado na complexidade e riscos operacionais das atividades industriais pertinentes ao beneficiamento de petróleo e comercialização dos derivados do petróleo, gás natural e biocombustíveis, é correto afirmar que:
		
	
	Ferimento grave é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, explosão, derramamento de combustível de qualquer espécie e/ou seus derivados ou de biocombustíveis, que cause ação médica e internação imediata.
	
	É na indústria dos biocombustíveis que ocorre o conjunto de atividades práticas relacionadas com a produção de combustível derivado de biomassa renovável e não-renovável com a finalidade de substituir totalmente os combustíveis de origem fóssil.
	
	Indústria do petróleo é o conjunto de ações relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte e revenda de gasolina, diesel, gás natural, GLP e biocombustíveis.
	 
	Incidente é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, riscos e danos ambientais, prejuízos patrimoniais, acidentes fatais entre profissionais da área e da população em geral.
	
	A biomassa é definida como o conjunto de biomas e ecossistemas da fauna e flora, aplicáveis às industrias de processamento de combustíveis fósseis e biocombustíveis, desde que sua composição química se adéque aos processos de transformação química de refino.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302208110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por causa de pressões sociais, comerciais e das lições aprendidas na década de 1980, a International Organization for Standartization (ISO) anunciou no Rio de Janeiro em 1982, a decisão de desenvolver uma série de normas sobre gestão ambiental. Essa série é:
		
	
	OHAS
	
	ISO 21300
	
	ISO 9001
	
	ISO 9000
	 
	ISO 14000
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302110770)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa.
		
	
	A averbação da Reserva Florestal não é pré-requisito para o ingresso de qualquer título no Registro Imobiliário, nem para o lançamento em forma de registro ou averbação nas matrículas dos imóveis;
	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	A Reserva Legal é pré-requisito para a exploração da Floresta ou outra forma de vegetação nativa existentes no imóvel rural, sendo que o proprietário deve averbála com antecedência, no Registro de Imóveis, antes da supressão da mata.
	
	A finalidade da averbação da Reserva Legal na matrícula do imóvel é registar a reserva legal, para que futuros proprietários saibam onde está localizada e seus limites, já que essas áreas podem ser demarcadas em qualquer lugar da propriedade. Uma vez demarcada, fica proibida a sua alteração por qualquer motivo.
	
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302208098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas, é a definição de:
		
	 
	Gestão ambiental
	
	Desenvolvimento sustentável
	
	Sistema de Gestão Ambiental
	
	Passivo ambiental
	
	ISO 9000
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302075623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O efeito estufa causado pelas ações antropicas é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as medidas mitigadoras da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além desses gases, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica é o controle das emissões de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx). Sobre esse enfoque, pode-se afirmar que I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarretam o acúmulo de GEE na atmosfera; II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera; III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera; IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera. Estão corretas APENAS as afirmações
		
	
	I e III.
	
	III e IV.
	
	I e II.
	
	II e IV.
	 
	II e III.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302108113)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Politica Nacional de Recursos Hidricos (PNRH) baseia-se, dentre outros, nos seguintes fundamentos:
		
	
	A gestao dos recursos hidricos deve ser descentralizada e contar com a participacao do Poder Publico, dos usuarios e das comunidades, com o Sistema de Informacoes sobre Recursos Hidricos e com os Planos de Recursos Hidricos
	
	A gestao dos recursos hidricos deve sempre proporcionar o uso multiplo das aguas; a bacia hidrografica e a unidade territorial para implementacao da PNRH; enquadramento dos corpos de agua em classes, segundo os usos preponderantes
	
	Gestao sistematica dos recursos hidricos, sem dissociacao dos aspectos de quantidade e qualidade; a integracao da gestao de recursos hidricos com a gestao ambiental.
	 
	Agua e um bem de dominio publico; a agua e um recurso natural limitado, dotado de valor economico; em situacoes de escassez, o uso prioritario dos recursos hidricos e o consumo humano e a dessedentacao de animais; a gestao dos recursos hidricos deve sempre proporcionar o uso multiplo das aguas.
	 
	Sustentabilidade ambiental, de forma a assegurar a atual e as futuras geracoes a necessaria disponibilidade de agua, em padroes de qualidade adequados aos respectivos usos; a utilizacao racional e integrada dos recursos hidricos, com vistas ao desenvolvimento sustentavel
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302075528)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as proposições sobre resíduos gasosos. I. Na indústria petrolífera, a eliminação de gases por combustão deve garantir, no mínimo, uma altura mínima do solo de 50 m, distância de alojamentosigual ou maior que 100 m, temperatura máxima medida no solo de 30°C, temperatura máxima no alojamento de 25°C e índice de monóxido de carbono menor que 100 ppm imediatamente após o processo de combustão. II. Deverão ser eliminados dos locais de trabalho através de métodos, equipamentos ou medidas adequadas, sendo proibido o lançamento ou a liberação nos ambientes de trabalho de quaisquer contaminantes gasosos sob a forma de matéria ou energia, à exceção das atividades de refino de derivados de petróleo, gás e biocombustíveis. III. Os limites de temperatura devem, obrigatoriamente, serem medidos através de índice de bulbo úmido termômetro de globo −IBUTG − que leva em consideração a temperatura de bulbo úmido natural, a temperatura do globo e a temperatura do bulbo seco, aplicados a ambientes internos ou externos sem carga solar. Está correto o que se afirma em
		
	
	I, II e III
	 
	III, somente.
	
	II e III, somente.
	
	I e III, somente.
	
	I e II, somente.

Continue navegando